Cronograma CapilarProblemas e Cuidados

Cronograma capilar: passo a passo para salvar seus fios em até 1 mês

cronograma capilar passo a passo

Cuidar da saúde dos nossos fios é essencial para que eles estejam sempre bonitos e saudáveis. Chances há de que você já tenha ouvido falar da rotina de cuidados conhecida por cronograma capilar, ainda que seja possível que não conheça direito todo o potencial desse tratamento.

Se você nunca ouviu falar, vamos fazer um exercício: procure por cabelos danificados ou cabelos ressecados em um mecanismo de busca e você provavelmente encontrará um texto indicando o cronograma capilar.

Se ele não for citado explicitamente, com certeza uma das cinco primeiro respostas irão indicar que seja feita a hidratação, nutrição ou reconstrução capilar. Todas essas são etapas do cronograma capilar e visam recuperar a saúde dos seus fios.

Todas queremos que nossos fios estejam sempre bonitos e hidratados, isso é um fato. Mas muitas pessoas acreditam que somente a hidratação será suficiente para suprir todas as necessidades dos nossos fios e fazer com que eles fiquem saudáveis. Isso está errado.

Imagine que você tenha fome, sede e frio. Para a fome, a solução será comer. Para a sede, o melhor é um copo de água. Para o frio, o ideal é colocar um casaco ou utilizar um cobertor para se cobrir.

Somente tomar água não irá matar a sua fome. Somente colocar o casaco não resolverá o problema da fome. E toda a comida do mundo não irá fazer com que você sinta menos frio.

O que isso quer dizer? Cada problema capilar busca uma solução específica. Nossos fios são formados por muitas vitaminas, nutrientes e proteínas diferentes, que são perdidos diariamente devido à ação do sol, poluição e vento e com maior intensidade quando fazemos procedimentos químicos ou abusamos do secador e da chapinha.

Para ter fios saudáveis, precisamos repor todos esses itens por meio de tratamentos específicos. Essa é a intenção do cronograma capilar. Nem todos os problemas das suas madeixas irão se resolver somente com uma hidratação.

Mas se você está se assustando, fique tranquila que a solução é muito mais simples do que parece. Ao aderir à rotina de cuidados capilares chamada cronograma capilar, você confere mais saúde e vitalidade aos seus fios.

Esse prático tratamento pode ser feito em casa e irá ajudar a recuperar cabelos muito danificados de forma eficiente.

O cronograma capilar faz toda a diferença nos fios!

Existe um cronograma capilar para cada tipo de cabelo e, por isso, é importante entender qual a textura do seu fio para saber quais são as principais necessidades dele e como supri-las por meio desse completo tratamento.

Aprenda a seguir mais detalhes sobre cronograma capilar e o passo a passo que deve ser seguido para ter resultados incríveis!

O que é cronograma capilar?

Você já deve estar animada para começar a fazer o passo a passo do cronograma capilar, né? Afinal de contas, todo mundo quer cabelos mais bonitos e saudáveis durante mais tempo. Claro que iremos explicar direitinho como fazer o cronograma capilar, mas, antes de tudo, vamos entender melhor do que se trata! O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Funciona, portanto, como uma agenda e, a cada dia programado, o cabelo deve receber um tipo diferente de nutriente.

Vale dizer, ainda, que o cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, seja qual for a textura, e que, em apenas 1 mês de tratamento, a saúde dos fios consegue ser totalmente recuperada. O resultado, portanto, são fios brilhantes, fortes, macios, com movimento e profundamente saudáveis.

Aprenda a seguir o passo a passo do cronograma capilar com atenção, ta?! Cada etapa é essencial e, se não seguida corretamente pode comprometer o resultado final do tratamento.

Como fazer cronograma capilar: passo a passo

Agora que você já sabe o que é o cronograma capilar, está na hora de partirmos para a prática a fim de aprender como fazer essa tão importante rotina de cuidados.

Montar seu cronograma capilar dependerá de uma análise dos seus fios a fim de perceber primeiramente qual o tipo dos mesmos e, em segundo lugar, quais são as principais necessidades capilares ligadas às suas madeixas.

Como falamos anteriormente, o passo a passo do cronograma capilar é formado por três etapas distintas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada fase é muito importante, já que consegue oferecer ao fio benefícios específicos, sendo interessante, portanto, cumprir todo o passo a passo do cronograma, sem abrir mão de nenhuma etapa para que os seus fios recebam todos os nutrientes que precisa.

Dependendo de como seu cabelo estiver, ele pode precisar de uma atenção maior em uma parte específica do cronograma capilar. Por isso, é essencial entender como cada etapa dessa rotina funciona, quando e como deve ser feita e quais são os principais tipos de cabelo que podem se beneficiar de sua realização.

Confira como o seu cabelo será beneficiado em cada passo a passo do cronograma capilar!

1 – Hidratação Capilar

A hidratação é a fase em que acontece a reposição da água e dos nutrientes que são perdidos diariamente.  É através dessa etapa que os fios conseguem recuperar a maciez e o brilho. Lembre-se que o produto usado para hidratar os fios não deve ser aplicado no couro cabeludo, já que pode causar oleosidade e descamação. 

Cronograma capilar passo a passo – Hidratação

2 – Nutrição Capilar

Como o nome mesmo já diz, essa é a etapa em que os fios são nutridos, devolvendo os lipídeos perdidos ao longo do dia. O resultado são cabelos com frizz e volume controlado, além de muito brilhantes e mais protegidos dos fatores externos. A nutrição é feita à base de óleos e uma boa dica é prestar atenção na quantidade de produto usado. Não é necessário exagerar!

Cronograma capilar passo a passo – Nutrição

3 – Reconstrução Capilar

Por último no passo a passo do cronograma capilar temos a reconstrução, etapa que age de forma profunda na estrutura capilar, repondo os aminoácidos e proteínas que foram perdidos. Essa é a etapa mais potente do passo a passo do cronograma capilar e, por isso, deve ser feita a cada 15 dias ou, em cabelos realmente muito danificados, uma vez por semana.

É importante lembrar que excesso de nutrientes pode ocasionar o efeito contrário, deixando os fios ainda mais danificados. Então, equilíbrio e nada de exageros!

Cronograma capilar passo a passo – Reconstrução

Cronograma Capilar: Produtos

Você já sabe o que é o cronograma capilar e como ele deve ser feito. Agora está na hora de saber quais são os produtos indicados para cada etapa dessa rotina de cuidados capilares e entender como escolher cada produto de acordo com a análise dos seus fios.

Existem diversos produtos de tratamento capilar disponíveis no mercado, o que por vezes torna difícil a escolha do mais adequado para os nossos principais problemas capilares.

Na hora de escolher o produto ideal, é importante prestar atenção nas informações do rótulo que dizem o modo de utilização e quais são os principais componentes do produto. Dessa forma, evitamos surpresas desagradáveis na hora de usá-los.

Para a nossa sorte, há produtos para todos os bolsos e gostos, então vamos ver melhor como escolher o mais indicado.

Em cada etapa do cronograma capilar deve ser usado um tipo de produto diferente, para que o objetivo consiga ser cumprido. Mas não se preocupe, não é nada complicado encontrar produtos que contenham os componentes necessários para cada etapa do cronograma capilar! Eles são facilmente encontrados em farmácias ou em lojas que vendem produtos para salões de beleza.

Hidratação

Na hora da hidratação dos seus fios, preste atenção na escolha da máscara de hidratação, é importante que ela contenha alguns ativos na fórmula, como D-Pantenol, que ajuda na duração da hidratação, babosa, que é um poderoso antioxidante e ajuda a combater a queda dos fios, e óleo de coco extra virgem, que é rico em vitamina E e ácidos graxos.

Nutrição

Já a etapa da nutrição, essencial no passo a passo do cronograma capilar, pode ser feita de duas formas diferentes: usando máscara de nutrição ou fazendo umectação capilar. Na segunda opção, os fios são banhados com óleos vegetais, é necessário deixar agir por cerca de 30 minutos e depois lavar normalmente, ou, dormir com os fios com o óleo e lavar apenas no dia seguinte. Opte por produtos com óleo de rícino, óleo de coco, óleo de argan, óleo de manga, óleo de abacate, óleo de girassol e azeite de oliva.

Reconstrução

Para finalizar o passo a passo do cronograma capilar, a reconstrução, que deve ser feita utilizando máscara reconstrutora, que contenha ativos como queratina, colágeno, creatina, arginina e cisteína. Uma dica: na reconstrução, mais uma vez a palavra da vez é equilíbrio! Por isso, se a sua máscara já possui queratina, não precisa colocar queratina líquida, já que o excesso pode deixar os fios enrijecidos e propensos a quebrar.  

Tabela do Cronograma Capilar

Cronograma capilar passo a passo – Tabela
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>