Cronograma CapilarLoiro

Cronograma capilar para loiras: veja o passo a passo completo

cronograma capilar para loirascronograma capilar para loiras

Os cabelos loiros  estão sempre no top 5 das tendências capilares. Seja tingindo os cabelos por completo ou fazendo luzes, o loiro é um dos tons escolhidos pelas pessoas quando querem fazer uma mudança capilar.

Muita gente, no entanto, reluta em mudar os cabelos para esse tom por medo de que os fios fiquem fracos e quebradiços. É claro que qualquer procedimento químico exige cuidados e, por isso, tingir os cabelos de loiro não é um procedimento qualquer.

Para manter a saúde dos fios, é necessário descolorir da maneira certa, começar um tratamento como o cronograma capilar para loiras e ter paciência, bem como entender o processo de tingimento para saber como analisar os seus fios.

cronograma capilar para loiras
Foto/Reprodução: Pinterest

É claro que a última coisa que queremos quando mudamos a cor dos nossos cabelos é que eles fiquem feios, não é mesmo? É comum ver pessoas reclamarem que mudaram a cor dos fios para os cabelos loiros e depois perceberam que as madeixas estão com aspecto de palha.

Mas isso não se aplica apenas aos cabelos tingidos. As loiras naturais também podem ter problemas relacionados à saúde dos fios. Ninguém quer que, por exemplo, um dia no sol ou na piscina faça com que seus lindos cabelos loiros fiquem com um aspecto esverdeado, não é mesmo?

A resposta para todos esses problemas está exatamente nos cuidados com os seus fios. Nã podemos ter preguiça na hora de dar aquela atenção extra para as nossas madeixas. Só assim conseguiremos ter um visual bonito e saudável por mais tempo.

E se você é do time que acha que somente a hidratação será suficiente para cuidar dos seus fios, então saiba que a resposta é não.

Com certeza o seu objetivo não é ter cabelos ressecados, não é mesmo? Todas gostamos de cabelos lindos, brilhantes e sedosos. Então, esse artigo irá explicar direitinho como você pode fazer o cronograma capilar para loiras, seja em cabelos tingindos ou naturalmente loiros, e salvar os seus fios dos principais danos. O resultado será fios dignos de propaganda de shampoo! rs

O que a descoloração global faz com o seu cabelo

Advertisement

Sabemos que mudar a cor dos cabelos muitas vezes envolve outros processos. Esses processos são ainda mais intensos quando temos a intenção de deixar nossos cabelos mais claros do que a cor natural. E nesse caso, quando falamos sobre loiras, precisamos falar sobre descoloração global. Esse procedimento, geralmente, é realizado em todo o cabelo com a finalidade de retirar a cor natural dos fios. Mas, para entender melhor por que o processo de descoloração é tão danoso, é preciso conhecer a estrutura dos seus fios.

Entenda a estrutura do fio

Ele é composto por três camadas:

cronograma capilar para loiras entenda
Estrutura dos fios – @tudoela
  • Cutículas: são a parte visível do cabelo e as responsáveis por proteger o córtex — já vamos falar sobre ele! — dos produtos químicos. Quando o cabelo está saudável, todas as cutículas ficam alinhadas e fechadinhas, criando uma “capa protetora” para o fio. Já quando estão abertas, deixam o cabelo exposto às agressões e, por isso, eles ficam secos, embaraçados e sem brilho;
  • Córtex: essa é a parte mais volumosa do fio. É onde está a massa capilar, que detém características importantes, como fibras e a queratina — proteína responsável pela elasticidade e força das madeixas. É também no córtex que se encontra a melanina, pigmento responsável pela cor do cabelo e que é retirado no processo de descoloração;
  • Medula: essa parte mais interna do fio ainda é um mistério para muitos estudiosos. O fato é que nem todos os fios de cabelo possuem medula e, algumas pessoas, não a possuem em nenhum deles. A teoria mais aceita é que a medula é rica em células de queratina mais maleáveis. Esse “tubo” no interior do fio serve para guiar o novo fio até o poro, mas nada disso ainda é 100% certeza!

O impacto da descoloração nos fios

Infelizmente, não tem outra solução. Descolorir os cabelos envolve utilizar a famosa dupla de água oxigenada e descolorante. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que é o pó descolorante que é o grande responsável por tirar a cor dos fios, e não a água oxigenada. Essa danadinha tem outro papel. Você sabe qual é?

A água oxigenada tem a função de abrir as cutículas do cabelo, permitindo que o pó descolorante penetre no fio até o córtex para, então, retirar a melanina. Esse processo é extremamente danoso para o fio justamente por forçá-lo a abrir as escamas protetoras para a entrada de um outro produto que agirá no córtex.

Quando as escamas dos nossos fios estão abertas, tudo o que tem lá dentro consegue escapar com maior facilidade. Estamos falando de itens que são essenciais para a saúde dos cabelos, como a hidratação, os nutrientes e as proteínas formadoras da fibra capilar. Então, é fácil de entender porque assim que passamos pelo processo de descoloração, nossos cabelos adquirem um aspecto mais seco e toque mais áspero.

É vital cuidar dos cabelos para garantir que o impacto negativo da descoloração será o menor possível nas suas madeixas. Ao tomar os cuidados certos, o resultado serão fios lindos, fortes e hidratados por mais tempo.

A importância do cronograma capilar para loiras

Pelo que já deu para perceber, ser loira não é nada fácil! Mas saber os danos que a descoloração causa não deve ser um impeditivo para ostentar a cabeleira platinada por aí! E quem vai ajudar você a amenizar — e reverter — essas agressões é o cronograma capilar.

Ele é composto por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A primeira, visa repor a umidade natural encontrada no interior dos fios; a segunda, repor os lipídios que protegem a queratina e o interior do fio, enquanto a etapa da reconstrução tem por objetivo repor a própria queratina, devolvendo a massa capilar perdida.

cronograma capilar para loiras passo a passo

Especialmente para quem faz uso de procedimentos complexos como a descoloração, a etapa da reconstrução é importantíssima, uma vez que a abertura das cutículas e ação do pó descolorante para retirada da melanina resultam na perda de queratina. Um cabelo sem queratina fica fraco, quebradiço, com muitas pontas duplas e áspero.

Mas, nem por isso essa etapa deve ser constante! Muito pelo contrário! Como o cabelo descolorido já se encontra mais frágil, a colocação súbita de queratina pode causar o chamado efeito rebote: fios duros e quebradiços!

É importante entender quais são as necessidades dos seus fios para perceber quais etapas do cronograma capilar são mais essenciais para garantir a saúde da fibra capilar. Veja aqui qual etapa do cronograma capilar você deve investir!

Passo a passo do cronograma capilar para loiras

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo. Afinal, todos estão expostos a agressões, mesmo que não sejam químicas. Mas, é claro que quem não abre mão dos procedimentos, como tintura e descoloração, precisa de algumas adaptações e seguir um cronograma capilar para loiras para conseguir o efeito que o cronograma proporciona: cabelos saudáveis, fortes, macios e cheios de vida e movimento!

As loiras choram de emoção, kkkk

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre essa rotina de cuidados, vamos explicar como ela pode ser aplicada para o seu cabelo em específico, visando sempre a saúde dos seus fios. Então, nada de preguiça e vamos agora aprender tudinho sobre o cronograma capilar para cabelos loiros e como montar uma agenda de manutenção da saúde capilar que irá fazer com que suas madeixas claras estejam sempre brilhosas e com o toque mais macio possível.

Um dos pontos que diferem o cronograma capilar para loiras dos demais é a quantidade de reconstruções. Mas, como já falamos, ela não pode ser feita a cada lavagem do cabelo. Isso porque o fio precisa dos nutrientes que são repostos pela hidratação e nutrição para conseguir “aguentar” a inclusão de queratina sem quebrar.

Cada cabelo tem uma necessidade diferente e com o passar das etapas você vai poder notar a qual delas seus fios reagiram melhor e, assim, adaptar o cronograma de acordo com as necessidades. Entretanto, em descoloridos, a reconstrução deve ser feita mais constantemente.

Para você começar, este passo a passo pode ser aplicado:

cronograma capilar para loiras como fazer

É importante realizar as etapas com um espaço mínimo de 48h entre elas para que o cabelo consiga absorver todos os nutrientes aplicados em cada uma.

Demais cuidados com cabelos loiros

Como dizem as mães e avós, todo cuidado é pouco. Então, além do cronograma capilar para loiras, é possível acrescentar alguns outros cuidados extras que irão fazer milagres pelos seus cabelos! Lembrando sempre que para entender quais cuidados devem ser acrescentados na sua rotina capilar, é importante analisar seus próprios cabelos e entender do que eles precisam e quais tratamentos serão mais benéficos para eles.

Shampoo desamarelador

Quem descolore o cabelo há um tempo já deve ter se incomodado com aquele aspecto amarelado nos fios, certo? Para retirar esse pigmento, invista em shampoos desmareladores que irão limpar, dar brilho e reavivar a cor;

shampoo desamarelador

Produtos roxos

Assim como o shampoo desamarelador, que apresenta essa cor, tenha preferência por produtos roxos. Isso porque, segundo a estrela de Oswald, para anular a cor amarela, deve-se usar essa tonalidade.

Máscara matizadora

Mais potente que produtos desamareladores, também ajuda a hidratar os fios e retirar o tom alaranjado que aparece em cabelos descoloridos há algum tempo.

mascara matizadora

Ser loira pode ser até um pouco mais trabalhoso. No entanto, se você não abre mão dessa tonalidade, é possível conseguir a cor desejada sem colocar em risco a saúde dos seus fios. Com essas dicas e seguindo o cronograma capilar para loiras, seu visual ficará ainda mais bonito, com fios fortes e brilhosos!

E aí, gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
  • e Cauterização tem que ser feita de quanto em quanto tempo? se puder me responda no email. Talvez eu não veja sua resposta por aqui. amei sua explicação. principalmente sobre as cores

  • Olá, tudo bem? Amei o post, muito bem detalhado, porém, fiquei com dúvida sobre o cronograma: devo realizar somente o que está destacado (negrito) ou obrigatoriamente tenho que realizar os 3 passos sugeridos em cada semana? Ex.: na 1º semana está destacado a nutrição e a reconstrução, então são essas duas etapas que tenho que fazer ou entra a hidratação também? fiquei confusa nisso.
    Super obrigada!
    Sheila

  • Tuany, do céu. Meu cabelo era grisalho… mas tingido de louro dourado com reflexos mais claros já havia ANOS. Há cerca de 4 anos resolvi assumir as ondas e eventuais cachos e me APAIXONEI pela forma de um cabelo com o qual sempre briguei. Entretanto, com a quarentena, fique com uns 15 cm de cabelo branco nas raízes e decidi (ao invés de voltar ao dourado com reflexos) assumir os brancos… Mas tive que fazer uma decapagem (com um super profissional / colorista a quem respeito muito) para tirar o que ainda havia de coloração (outros 15 ou 20 cm, nas pontas. Resultado: estou me sentindo uma VELHA (nada de errado em ser velha, mas esse processo se deu em 7 meses!!! Não me acostumo!), e os cabelos descoloridos estão ásperos, duros, espigados, sem as ondas originais…. Que vontade de chorar….. Assim, te pergunto: 1) Será que o Louro claro ou claríssimo perolado é uma solução pra mim? 2) Pelo cronograma capilar eu teria que lavar o cabelo 3 vezes por semana… É isso, mesmo? Hoje lavo-o somente duas vezes por semana. É pouco? Lavá-lo a cada 48 horas não vai ressecá-lo ainda mais?

  • >