Está no projeto rapunzel? Aprenda como fazer um cronograma capilar para crescimento

Está no projeto rapunzel? Aprenda como fazer um cronograma capilar para crescimento

Esperar o cabelo crescer pode ser desesperador para quem está tentando aderir ao projeto Rapunzel. Dessa forma, é cada vez mais comum vermos produtos e receitas caseiras para quem deseja madeixas mais longas. Mas você já ouviu falar do cronograma capilar para crescimento?

É importante ressaltar que a média mensal de crescimento do cabelo é de 1 cm por mês. Então, aquelas receitas milagrosas que prometem crescimento acima de 10 cm, além de enganosas, serão um desperdício de tempo e dinheiro.

Não há milagres quando se trata de crescimento capilar. No entanto, é possível recorrer a algumas técnicas que aumentam esse ritmo, fazendo com que o cabelo cresça um pouco mais rápido que a média. Para saber mais sobre o cronograma capilar para crescimento, continue lendo.

Por que meu cabelo não cresce?

Alguns fatores podem influenciar no ritmo de crescimento das suas madeixas. Antes de escolher qual método utilizar para acelerá-lo, é importante investigar as causas dessa demora.

O crescimento capilar está intimamente ligado à saúde do cabelo. Isso quer dizer que se o seu couro cabeludo não estiver saudável, chances há de que seu cabelo demorará mais a crescer.

Outro fator que influencia no ritmo de crescimento é a genética. Há uma predisposição genética que faz com que o cabelo cresça mais lentamente. Verifique o quanto o cabelo de seu pai ou mãe cresce para poder determinar se essa pode ser a causa da lentidão de crescimento.

Cabelos crespos e cacheados parecem crescer menos devido ao seu formato espiralado, que torna mais difícil perceber o aumento de comprimento. Para medir o quanto seu cabelo cresceu, puxe o cachinho a fim de comparar o tamanho.

Se a saúde capilar é importante, a saúde corporal não deve receber menos destaque. O estresse e má alimentação exercem efeitos negativos em nossa saúde, além de contribuir para que forneçamos menos nutrientes do que o necessário para a vitalidade capilar.

Alimente-se bem, durma bem e beba muita água para manter o corpo hidratado e descansado, garantindo que ele funcione melhor.

O que é o cronograma capilar?

Indicado para todos os tipos de cabelo, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados dividida em três etapas, sendo elas a hidratação, a nutrição e a reconstrução. A hidratação tem como finalidade repor a umidade natural dos cabelos, que é perdida diariamente devido à ação de agentes externos como o sol, vento e poluição.

A nutrição irá repor os nutrientes responsáveis pela emoliência e oleosidade natural da fibra capilar. Isso irá proteger suas madeixas contra as agressões desses agentes externos.

Por fim, a reconstrução terá como foco a reposição da massa capilar perdida, o que fará com que as cutículas se mantenham seladas e devolverá o brilho e força dos cabelos.

cronograma capilar para crescimento

Como funciona o cronograma capilar para crescimento?

Para saber como montar o cronograma capilar para crescimento ideal para você, primeiro você precisa analisar seu tipo de cabelo, a fim de comprar os produtos indicados pa

ra suas madeixas.

Para a hidratação durante o período de cronograma capilar para crescimento, é importante procurar produtos que tenham, em sua composição, vitaminas e extratos vegetais. Nessa etapa pode-se acrescentar café em pó à máscara capilar, uma vez que ele é considerado um ótimo acelerador de crescimento.

Na etapa de nutrição, os produtos deverão repor vitaminas e lipídios, importantes para a fibra capilar. Nessa etapa pode-se também utilizar óleo de coco para realizar a umectação. Esse ativo é um excelente aliado para o crescimento saudável.

Ele irá reparar a fibra do cabelo e, dessa forma, suas madeixas quebrarão menos e cairão menos, fazendo com que o crescimento fique mais aparente.

Por fim, na etapa de reconstrução, busque produtos que irão agir profundamente na fibra capilar, de forma a recuperar o cabelo de dentro para fora. Produtos à base de queratina são importantes nessa fase.

Preste atenção também na forma como você lava seu cabelo. O shampoo vai na raiz e o condicionador no comprimento, nunca o contrário. Enxague os cabelos com água morna ou fria e não esfregue o couro cabeludo para não quebrar o fio.

Dicas para fazer o cabelo crescer

Para além das dicas acima, há outras técnicas que podem ser utilizadas para acelerar o ritmo de crescimento do cabelo. Massagear o couro cabeludo durante alguns minutos irá ativar a circulação sanguínea na área, fazendo com que ela receba mais oxigênio, auxiliando no crescimento.

Não se esqueça também de beber muita água, para manter a hidratação e a saúde corporal em dia. Por fim, corte as pontinhas do cabelo para retirar as pontas duplas, que fazem com que o fio quebre com maior frequência, fazendo com que seja mais difícil perceber o crescimento.

O cronograma capilar para crescimento é uma excelente forma de manter suas madeixas saudáveis e fortes, fazendo com que o crescimento seja notado mais facilmente. Mas não se esqueça também de cuidar da raiz, uma vez que um couro cabeludo saudável é essencial para o crescimento adequado.




Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
1 Comentário
  1. Bélit Araújo 18/06/2019

    Arrasouuuuuu <3<3<3 Amei o post e mais o blog <3 Já irei fazer o que post diz 🙂

    Reply

Deixe seu comentário