Cronograma capilar para cabelos coloridos: você já sabe como fazer?

Cronograma capilar para cabelos coloridos: você já sabe como fazer?

Cabelos coloridos estão na moda, e tem-se tornado comum ver pessoas mudando a cor de suas madeixas. Seja essa mudança mais discreta ou radical, uma coisa que não resta dúvidas é que os cuidados pós coloração são vitais para a saúde capilar. Por isso, é importante aderir ao cronograma capilar para cabelos coloridos.

Essa rotina de cuidados tem sido cada vez mais comentada em sites de beleza, e não é difícil achar artigos exaltando a importância de realizar um cronograma capilar a fim de manter as madeixas brilhantes e saudáveis.

No entanto, é importante saber que existem tipos específicos de cronogramas a serem seguidos de acordo com as necessidades dos seus cabelos.

Saber como fazer o cronograma capilar para cabelos coloridos é importante se você deseja fazer com que a cor e vivacidade das suas madeixas se prolongue por mais tempo.

O que é cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados indicada para todos os tipos de cabelos e que busca repor tudo aquilo que nossa fibra capilar perde diariamente, seja pela ação de agentes externos como o sol, vento e poluição, seja pelo uso de químicas ou instrumentos de calor como o secador e a chapinha.

Essa agenda de cuidados é dividida em três etapas diversas. Na etapa de hidratação, iremos repor a umidade natural que as madeixas perdem todo dia. Essa perda de umidade faz com que as cutículas do fio se mantenham abertas e, dessa forma, o cabelo adquire um aspecto sem brilho.

A segunda etapa recebe o nome de nutrição e tem como intuito repor os óleos naturais do cabelo. É natural fazermos cara feia ao ouvirmos falar de óleo, principalmente quando já temos madeixas oleosas. Entretanto, a oleosidade natural do cabelo é essencial para que seja formada a película protetora que envolve naturalmente o fio, fortalecendo a fibra capilar.

A etapa final chama-se reconstrução e, nela, repõe-se a massa capilar perdida. Queratina, aminoácidos e proteínas são os principais ativos responsáveis pela restauração dos fios. Essa é uma etapa considerada essencial para quem opta por realizar procedimentos químicos nas madeixas.

cronograma capilar para cabelos coloridos

Características do cabelo colorido

A principal característica do cabelo colorido é o ressecamento. Isso é natural, uma vez que mudar a cor dos cabelos muitas vezes envolve descolorir ou fazer a decapagem capilar. Em ambos os processos, os pigmentos de cor do cabelo serão retirados para que a nova cor possa ser colocada.

Isso ocorre porque tinta não colore tinta e, portanto, é necessário retirar os pigmentos anteriores para que novos possam ser colocados. Esses processos elevam o ph do fio, abrindo a cutícula por completo. Embora isso permita a entrada da cor nova, também retiram os nutrientes dos fios, deixando-os ressecados e porosos.

Mesmo que o cabelo não seja submetido ao processo de decapagem ou descoloração, a própria tintura consiste em um procedimento agressivo, uma vez que age na estrutura do fio.

O resultado será cabelos ressecados e sem brilho, necessitando do cronograma capilar para cabelos coloridos para recuperar seu brilho natural.

Cronograma capilar para cabelos coloridos

O primeiro passo para aderir ao cronograma capilar para cabelos coloridos é utilizar produtos indicados para seu tipo de cabelo e para a nova cor. Isso irá evitar o desbotamento em excesso.

As máscaras tonalizantes são importantes no cronograma capilar para cabelos coloridos. Sua função é agir como uma máscara de tratamento e, ao mesmo tempo, trazer uma pigmentação colorida que servirá como camada superficial de proteção para a cor, fazendo com que o novo tom se mantenha vivo por mais tempo.

Cada cor de cabelo tem características próprias e, por isso, o processo de fixação é diverso. Escolher os produtos certos para a nova cor das suas madeixas é a principal forma de montar um cronograma capilar para cabelos coloridos que fornecerá tudo aquilo que seus fios necessitam para manter a nova cor por mais tempo.

O que procurar em cada etapa?

Na etapa de hidratação procure por máscaras com extratos vegetais, glicerina ou D-Pantenol, pois eles possuem o poder de repor umidade perdida dos fios e devolvendo o movimento e sedosidade.

Já na etapa de nutrição, opte por produtos ricos em óleos, como o de argan ou coco e vitamina E. Eles contém propriedades antioxidantes e evitam o desbotamento da cor, além de controlarem o frizz e deixarem os fios mais alinhados.

Por último, na reconstrução, você pode procurar por máscaras que contém aminoácidos, proteínas ou a própria queratina. Esses ativos vão repor toda a massa perdida, deixando o fio mais forte, resistente e menos quebradiço.

Indica-se aderir ao cronograma capilar para cabelos coloridos antes mesmo de realizar o processo de coloração. Dessa forma, suas madeixas estarão fortes e hidratadas para passar por um procedimento que, embora traga um lindo resultado, é agressivo para os fios. Lembre-se também de proteger os cabelos usando produtos com fator de proteção solar e boa coloração!


 

 

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra