Cronograma CapilarLisos

Cronograma capilar para cabelo liso: aprenda como montar sua rotina de cuidados ideal para os fios lisos

Cronograma capilar para cabelo liso: aprenda como montar sua rotina de cuidados ideal para os fios lisos

Engana-se que pensa que o cabelo liso não precisa de uma rotina de cuidados específicos para ficar bonito, macio e brilhante. O cronograma capilar, rotina de cuidados que virou queridinha das crespas e cacheadas, também é uma excelente opção para as donas dos fios lisos. Essa rotina ajuda o cabelo a se manter totalmente saudável. Confira abaixo tudo sobre cronograma capilar para cabelo liso e o passo a passo, para que você comece hoje mesmo a cuidar dos seus fios da maneira correta!

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas: hidratação, reconstrução e nutrição. É super importante destacar que cada uma dessas etapas possui funções especificas para os fios, ok? Veja abaixo cada uma dessas funções e como cada etapa é bem importante!

benefício do cronograma capilar para cabelo liso
Instagram: @sharmeen_cb

Hidratação

A hidratação é a etapa considerada a principal do cronograma capilar. É nela que acontece a reposição da água dos fios, fazendo com que eles fiquem macios e sem frizz. Nessa etapa a escolha da mascara de hidratação precisa de atenção, sendo relevante escolher as que possuem em sua composição componentes como vitaminas e proteínas hidrolisadas.

Nutrição

A etapa da nutrição é a que ajuda a eliminar de uma vez o ressecamento, fazendo com que a oleosidade natural dos fios volte e fique equilibrada. Nessa etapa, é interessante escolher produtos que contenham óleos e também máscaras que sejam leves, para que os fios não fiquem pesados ou sobrecarregados de óleo.

Reconstrução

A reconstrução é a etapa em que acontece a reposição de proteínas, o que ajuda a fortalecer os fios. Se o seu cabelo está muito ressecado e danificado devido a químicas, a reconstrução é uma etapa realmente importante, devendo ser feita mais ou menos a cada 15 dias. Já se os seus fios estão saudáveis, a reconstrução é indicada uma vez por mês. Na reconstrução, opte por cremes reconstrutores que sejam ricos em queratina.

Como montar um cronograma capilar para cabelo liso

É possível que você tenha ficado um pouco confusa sobre como montar o seu cronograma capilar para cabelo liso, mas pode ficar tranquila, nós vamos te dar o passo a passo para que você possa começar hoje mesmo a cuidar dos seus fios. É válido dizer que os resultados do cronograma capilar para cabelo liso já poderão ser vistos logo após a primeira semana de cuidados e que, provavelmente, se você começar a fazer o cronograma capilar para cabelo liso, não vai mais querer abandonar essa rotina de cuidados.

Para um cronograma capilar para cabelo liso que seja eficiente, você pode seguir essa ordem abaixo:

Cronograma capilar para cabelo liso

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

Bem fácil, né? Com esse cronograma capilar para cabelo liso você vai conseguir manter os seus fios sempre saudáveis, brilhantes, macios e sem frizz.

cabelo com progressiva

Outros cuidados importantes para o cabelo liso

Além de seguir o cronograma capilar para cabelo liso, é recomendado seguir algumas dicas que vão ajudar ainda mais o seu cabelo a se manter saudável. Confira abaixo essas dicas que vão complementar o cronograma capilar para cabelo liso!

Use produtos com filtro solar

Opte por sempre comprar produtos que contenham filtro solar em sua composição, para que os seus fios fiquem protegidos contra os danos que podem ser causados pelo sol.

Lembre-se do protetor térmico

Sempre que for usar ferramentas quentes no cabelo, como chapinha e secador, é importante lembrar de passar um protetor térmico para que essas ferramentas não ressequem os seus fios.

protetor térmico em conjunto com o cronograma capilar para cabelo liso
Instagram: @profashionhair

Shampoo e condicionador específicos

Ao comprar shampoo e condicionador, opte pelos que são específicos para os fios lisos. Eles vão entregar ao seu cabelo exatamente o que eles precisam;

Tenha uma alimentação balanceada

Acredite, a saúde começa de dentro para fora. Por isso, se você quer ter fios saudáveis, é muito importante que tenha uma alimentação balanceada, rica em legumes, verduras e carnes magras.

Penteie o cabelo com cuidado

O cabelo liso também tem tendência de ter frizz, o que pode ser um incomodo. Uma boa dica para evitar o frizz, além do cronograma capilar para cabelo liso, é pentear os fios com cuidado e de preferência com pentes de cerda larga e de madeira.

cronograma capilar para cabelo liso e usar pente de madeira
Instagram: @hairshop4you

Evite passar produtos na raiz do cabelo

Os fios lisos têm tendência de ser naturalmente mais oleosos e, por isso, aplique produtos somente no comprimento dos fios, evitando assim que eles fiquem pesados.

O que achou dessa dica? Comente e compartilhe!!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>