Não há dúvidas: os cabelos danificados são a reclamação mais comum de quem sonha com fios brilhosos, macios e maleáveis. Investir em um tratamento específico, como o cronograma capilar para cabelo danificado, vai ajudar você a recuperar a saúde — e a beleza! — das suas madeixas.

Outra unanimidade é que os cabelos quimicamente tratados e aqueles que vivem sob ferramentas de calor são os que mais apresentam sinais de danos. Mas, mesmo quem mantém os fios longe das químicas ou do secador precisa fazer um cronograma capilar para cabelo danificado esporadicamente: isso porque todos estão expostos a agressões como vento, poluição e excesso solar, que causam a perda da massa capilar.

Então, se você sente que seus fios estão precisando de um help, continue lendo este post que vamos te mostrar como fazer um cronograma capilar para cabelo danificado em casa mesmo, sem gastar uma fortuna com produtos caríssimos e idas ao salão. Acompanhe!

Como identificar o cabelo danificado?

Logo à primeira vista já é possível reconhecer: fios opacos, sem brilho, que embaraçam com facilidade e sem resistência nenhuma, superfáceis de quebrar. Alguns, chegam a apresentar um aspecto emborrachado, que dá um efeito elástico ao fio.

Mas, por que o cabelo fica assim frágil? A gente explica: tanto tratamentos químicos quanto as ferramentas de calor (chapinha, secador, babyliss) fazem com que as escamas que protegem o cabelo se abram, perdendo hidratação, nutrientes importantes e também a massa capilar, composta basicamente de queratina.

Como o cronograma capilar ajuda a reparar os danos?

O cronograma capilar é um tratamento intensivo de 4 semanas que repõe tudo o que o cabelo precisa em 3 etapas:

  • Hidratação: feita com maior frequência, é a etapa que visa repor a umidade natural contida nos cabelos e que é perdida diariamente;
  • Nutrição: nesse momento, o foco é na reposição de lipídios. Eles são responsáveis pela emoliência e oleosidade natural do fio, que o protege de agressões;
  • Reconstrução: essa é a etapa mais importante no cronograma capilar para cabelos danificados, pois repõe a massa capilar perdida. Com isso, recupera-se a película protetora dos fios, que ajuda a manter as cutículas seladas e devolve o brilho e força.

Nos cabelos danificados, a queratina merece atenção especial! Mas, antes de investir com tudo nessa proteína, é preciso dar força aos fios, portanto, respeite sempre a ordem hidratação, nutrição, reconstrução.

A ausência de queratina deixa os fios com pequenos “buracos” e, consequentemente, mais fracos e propensos à quebra. A aplicação súbita nos fios pode causar um efeito rebote: fios duros, com pontas espigadas e ainda mais fáceis de quebrar.

Como montar o cronograma ideal para cabelos danificados?

Antes de conhecer semana a semana qual etapa do cronograma capilar investir, é bom entender que ele se adapta dependendo da necessidade do seu cabelo e algumas podem se repetir mais que outras. E ninguém melhor que o seu cabelo para dizer qual etapa deve ser reforçada! Perceber isso é fácil: é só ficar de olho em qual etapa ele responde melhor!

De uma maneira geral, você começar a seguir esses cronograma que montamos abaixo e ir adaptando com o passar das etapas. Vamos lá?

  • Semana 1: hidratação — hidratação — nutrição;
  • Semana 2: hidratação — hidratação — nutrição;
  • Semana 3: hidratação — hidratação — reconstrução;
  • Semana 4: hidratação — hidratação — nutrição.

Viu como a reconstrução é feita de maneira mais esporádica? Esse cuidado evita a sobrecarga de queratina que conversamos logo acima! Ah, uma outra dica bacana é esperar 48h entre uma etapa e outra, assim você consegue perceber melhor os efeitos e dá tempo para o cabelo absorver bem os nutrientes recebidos.

Em quais ativos investir?

Como cada etapa tem uma finalidade, é natural que cada uma precise de um ativo específico.

Na etapa da hidratação, é legal procurar por produtos e máscaras que contenham óleos vegetais, como o óleo de coco.

Para a nutrição, busque na embalagem a denominaçãobutter” ou oil” e ativos como manteiga de karité, óleo de argan e óleo de oliva;

Quando chegar a hora de reconstruir, a queratina é essencial para caracterizar produtos destinados a essa fase! Arginina, creatina, cisteína, queratina e colágeno também são importantes.

O que esperar do cronograma capilar para cabelo danificado?

O cronograma capilar  ajuda a reconhecer as necessidades do seu cabelo, tornando a escolha dos produtos muito mais fácil e assertiva.

Agora, vamos aos resultados que você pode ver, tocar e exibir por aí:

  • Para quem não abre mão da tintura, progressiva e chapinha, o cronograma recupera a saúde;
  • Para as cacheadas, ajuda a dar emoliência e forma aos cachos;
  • Repõe a massa capilar perdida, devolvendo a força dos fios;
  • Devolve o brilho e o movimento dos fios ao nutrir e hidratar;
  • Recupera de danos intensos em apenas 4 semanas;
  • Ajuda a reduzir o frizz.

Gostou de conhecer o tratamento que vai devolver a saúde e a beleza das suas madeixas? Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma capilar para cabelo danificado, saiba mais sobre a reconstrução capilar, a etapa mais importante desse cronograma.

cronograma capilar para cabelo danificado