Cronograma CapilarQuebrado

Cronograma capilar para cabelo danificado: saiba já como recuperar seus fios

cronograma capilar para cabelo danificadocronograma capilar para cabelo danificado

O cabelo ressecado é uma das principais reclamações de quem deseja ter fios saudáveis, né? Porém, o que muita gente não sabe é que a solução para esse problema não é difícil. Estamos falando do cronograma capilar para cabelo danificado, rotina de cuidados com os fios poderosa que intercala três etapas: hidratação, reconstrução e nutrição.

Se o que você deseja é recuperar a saúde e a beleza das suas madeixas, o cronograma capilar para cabelo danificado deve realmente ser uma opção a ser considerada por você.  Abaixo, nós vamos te explicar melhor sobre o assunto e também te apresentar o cronograma capilar para cabelo danificado que é ideal para recuperar os danos dos fios. Vamos nessa!

quando fazer cronograma capilar para cabelo danificado
Instagram: @maaaaaarine

Por que um cabelo fica danificado?

Advertisement

São muitos os motivos pelos quais os cabelos podem ficar danificadosPor exemplo, os  cabelos quimicamente tratados bem como aqueles que estão constantemente em contato com ferramentas de calor como o secador e a chapinha, tem a tendência a ficarem mais ressecados, precisando de uma atençãozinha extra.

Porém, mesmo que  você não costume submeter os seus fios a procedimentos químicos ou a ferramentas de calor, ele está em contato com o sol, vento e poluição com frequência e, esses fatores externos também danificam os fios, já que causam a  perda de massa capilar, deixando o cabelo mais fraco.

Como identificar o cabelo danificado?

Logo de cara é possível reconhecer quando os cabelos estão danificados. Os fios ficam mais opacos, sem brilho, se embaraçam com maior facilidade e se quebram muito mais facilmente. Há cabelos que adquirem um aspecto emborrachado, ficando mais elásticos.

cronograma capilar para cabelo danificado
cronograma capilar para cabelo danificado

Mas, ainda que seja possível reconhecer com facilidade quando os fios estão danificados, é preciso entender porque o cabelo fica assim tão frágil. Como dissemos, tratamentos químicos, uso de ferramentas de calor e a ação de agentes externos faz com que os fios percam muito da hidratação, dos nutrientes e da massa capilar, tornando-se mais fracos.

Como o cronograma capilar ajuda a reparar os danos?

O cronograma capilar é um tratamento intensivo de 4 semanas que repõe tudo o que o cabelo precisa em 3 etapas:

  • Hidratação: feita com maior frequência, é a etapa que  tem como objetivo repor a umidade natural contida nos cabelos e que é perdida diariamente;
  • Nutrição: nessa etapa , o foco é na reposição de lipídios. Eles são responsáveis pela emoliência e oleosidade natural do fio, que o protege de agressões;
  • Reconstrução: essa é a etapa mais importante no cronograma capilar para cabelos danificados, pois repõe a massa capilar perdida.Desta forma, , recupera-se a película protetora dos fios, queajuda a manter as cutículas seladas e devolve o brilho e força.

    resultado cronograma para cabelo danificado
    Instagram: @rapunzelsimsenhor

Embora nos  cabelos danificados, a queratina mereça atenção especial, é importante que os fios estejam prontos e fortes para receber essa proteína, ok? Por este motivo, é realmente importante respeitar a ordem do cronograma capilar.  

O que acontece é que, como a ausência de queratina deixa os fios com pequenos “buracos” e, consequentemente, mais fracos e propensos à quebra, sua  aplicação súbita pode causar um efeito rebote: fios duros, com pontas espigadas e ainda mais fáceis de quebrar

 

Como montar o cronograma ideal para cabelos danificados?

Uma grande vantagem do cronograma capilar é se adaptar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Assim, alguns tratamentos podem ser repetidos com maior frequência do que outros.

Afinal de contas, ninguém melhor do que o nosso próprio cabelo para dizer o que está acontecendo e demonstrar quais são os cuidados necessários para deixá-lo bonito e saudável.

É fácil de perceber os sinais do nosso cabelo, basta apenas ficar de olho em qual etapa ele irá responder melhor.

De uma maneira geral, você pode começar a seguir esse cronograma capilar para cabelos danificados que montamos abaixo e ir adaptando com o passar das etapas. Vamos lá?

  • Semana 1: hidratação — hidratação — nutrição;
  • Semana 2: hidratação — hidratação — nutrição;
  • Semana 3: hidratação — hidratação — reconstrução;
  • Semana 4: hidratação — hidratação — nutrição.

Viu como a reconstrução é feita de maneira mais esporádica? Esse cuidado evita a sobrecarga de queratina que conversamosno tópico anterior. ! Ah, uma outra dica bacana é esperar 48h entre uma etapa e outra

Advertisement
, assim você consegue perceber melhor os efeitos e dá tempo para o cabelo absorver bem os nutrientes recebidos.

Em quais ativos investir?

 

Como cada etapa do cronograma capilar para cabelo danificado tem uma finalidade, é natural que cada uma precise de um ativo específico.

Na etapa da hidratação, é legal procurar por produtos e máscaras que contenham óleos vegetais, como o óleo de coco, por exemplo.

Já para a nutrição, busque na embalagem a denominação “butter” ou oil” e ativos como manteiga de karité, óleo de argan e óleo de oliva;

Quando chegar a hora de reconstruir, a queratina é essencial e é o que caracteriza os produtos destinados a essa fase! Arginina, creatina, cisteína, queratina e colágeno também são importantes para essa fase e merecem ser destacados.

O que esperar do cronograma capilar para cabelo danificado?

O cronograma capilar para cabelo danificadoajuda a tratar os danos dos seus fios, além de te ajudar a reconhecer quais são as necessidades do seu cabelo, tornando a escolha dos produtos muito mais fácil e assertiva.

Agora, vamos aos resultados que você pode esperar ter depois do cronograma capilar para cabelos danificados:

  • Para quem não abre mão da tintura, progressiva e chapinha, o cronograma recupera a saúde;
  • Para as cacheadas, ajuda a dar emoliência e forma aos cachos;
  • Repõe a massa capilar perdida, devolvendo a força dos fios
  • Devolve o brilho e o movimento dos fios ao nutrir e hidratar;
  • Recupera de danos intensos em apenas 4 semanas;
  • Ajuda a reduzir o frizz.

Quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?

É normal que a gente queira ver os resultados de forma rápida quando estamos fazendo um tratamento nos fios. Com o cronograma capilar para cabelos danificados não é diferente, não é mesmo? Se a rotina de cuidados com os fios proposta no cronograma for seguida de forma precisa, já será possível notar mudanças nos fios logo na terceira sessão.

É claro que isso não quer dizer que já se pode parar o cronograma, ok? Cada um dos tratamentos é importante e a duração de 1 mês ou até mais dependendo do estado dos seus fios deve ser levada em conta também para que os resultados sejam observados e também duradouros.

Vale dizer também que apesar do cronograma capilar para cabelos danificados ser uma rotina muito eficiente de tratamento, outros cuidados diários também precisam ser tomados para que o resultado seja ainda mais potencializado.

Em primeiro lugar, não se esqueça de usar produtos, como shampoo e condicionador, que sejam específicos para o seu tipo de cabelo. Além disso, o protetor térmico deve ser aplicado sempre que for usar a chapinha e o secador, para proteger os fios do calor dessas ferramentas. Para terminar, outra dica interessante é usar produtos que contenham filtro solar, para proteger o cabelo dos raios ultravioletas.

Gostou de conhecer o tratamento que vai devolver a saúde e a beleza das suas madeixas? Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma capilar para cabelo danificado, saiba mais sobre a reconstrução capilar, a etapa mais importante desse cronograma.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Advertisement
Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
>