Cronograma CapilarTransição Capilar

Cronograma capilar na transição: entenda os benefícios e que produtos escolher para tratar seus cabelos na transição capilar

Cronograma capilar na transição: entenda os benefícios e que produtos escolher para tratar seus cabelos na transição capilar

Ao passarmos pelo processo de retorno à textura natural dos cabelos, conhecido como transição capilar, é comum procurarmos por formas de cuidar dos cabelos que atendam tanto à parte ainda alisada quanto aquela que está crescendo. O cronograma capilar na transição pode ser uma ótima forma de manter os fios saudáveis durante esse período.

Se você não conhece o cronograma capilar, saiba que essa rotina de cuidados que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar pode ser a resposta para muitos dos seus problemas capilares.

Nossa fibra capilar é composta de uma série de itens como água, proteínas e nutrientes. Devido à ação do sol, vento e poluição, nossos fios podem ficar mais fracos e, por isso, é necessário fazer tratamentos com frequência.

resultado do cronograma capilar na transição
Instagram: @drielebr

Quando os cabelos estão crescendo e voltando à sua textura natural, podem ficar ainda mais ressecados. Tratar os cabelos que estão nascendo é garantir que o resultado da sua transição capilar serão fios fortes e saudáveis.

Por isso, o cronograma capilar na transição é a forma ideal de garantir que seus cabelos manterão o brilho e a maciez durante todo o processo. Vamos entender melhor como fazer?

Quais os benefícios do cronograma capilar na transição?

Advertisement

Cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos devido ao formato em espiral dos fios. Isso faz com que esses cabelos apresentem mais frizz e pontas ressecadas, já que a oleosidade do couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar até as pontas.

Benefícios do cronograma capilar na transição
Instagram: @ananatransicao

Quando estamos com os cabelos em transição, temos que lidar com duas texturas diferentes que necessitam de cuidados diversos. Quanto mais saudáveis estiverem os cabelos, mais fácil será lidar com eles e fazer técnicas de texturização para igualar as partes que estão diferentes.

O cronograma capilar na transição, portanto, irá ajudar a alinhar o seu visual e fazer com que os fios que estão nascendo fiquem ainda mais fortes. Assim, quando o alisamento já não existir mais, os seus fios naturais, sejam eles cacheados, ondulados ou crespos, estarão mais saudáveis.

Devido ao fato de alternar a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar, o cronograma capilar na transição será eficiente em fornecer aos seus fios tudo o que eles precisam para crescerem mais fortes.

Ela irá ajudar a diminuir o ressecamento e combater o frizz em excesso. Também tratará das pontas ressecadas que podem eventualmente formar pontas duplas.

Ele pode fazer a transição capilar ser mais rápida?

A transição capilar depende do ritmo de crescimento dos seus cabelos. Não é possível de fato acelerá-la, mas com os cuidados certos ela pode ser mais suave e pode acontecer de forma mais intensa.

Isso porque ao fazer o cronograma capilar na transição, você fará com que seus fios fiquem bem mais fortes e, dessa forma, se quebrem muito menos.

Cronograma capilar na transição para crescimento
Instagram: @feolives

Assim, a diferença de texturas será menos sentida e será mais fácil estilizar os seus fios. Além disso, a necessidade de fazer tratamentos intensos após o crescimento completo dos fios será menor.

Seus fios, portanto, ficarão mais sedosos e maleáveis, sobretudo na parte natural dos cabelos em transição.

Como montar um cronograma capilar para usar na transição capilar

Como disse, o cronograma capilar alterna os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Para montar um cronograma capilar na transição, você deve ter como foco as principais necessidades dos seus fios durante esse período.

Hidratação

A hidratação será a responsável para devolver a água perdida pelos fios, que faz com que eles fiquem mais secos.

Nutrição

A nutrição irá repor a oleosidade natural dos fios na medida certa, ajudando a estimular o crescimento dos cabelos. Ela também será responsável por tratar a parte alisada do cabelo, fazendo com que seus fios fiquem mais uniformes.

Reconstrução

A reconstrução capilar fará a reposição da massa capilar perdida. Ela tornará os fios mais resistentes e, dessa forma, ajudar na definição dos seus fios.

Quando fazer cada etapa?

Divida esses cuidados a cada três dias, alternando de acordo com as principais necessidades dos seus cabelos. Dessa forma, você fará com que seus fios se tornem mais fortes e saudáveis.

A etapa que deve ser feita com menos frequência é a reconstrução capilar. Fazer a reconstrução em excesso pode ter o efeito contrário nos fios, fazendo com que eles fiquem mais duros.

Compre produtos apropriados para o cronograma capilar na transição. Aplique-os na após lavar os cabelos para garantir que ele receberá sempre todos os cuidados necessários.

Outro tratamento que pode ser incluso no seu cronograma capilar na transição é a umectação capilar. Ela é feita com óleos a fim de garantir uma nutrição ainda mais intensa dos fios.

Se você nunca ouviu falar desse tratamento, saiba 7 tipos de óleos diferentes que você pode incluir na sua umectação capilar e entenda como incluí-la no seu cronograma capilar na transição para resultados ainda melhores. Seus cabelos com certeza irão agradecer toda essa atenção.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe!

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Ótima matéria! Esclareceu dúvidas e incentivou a cuidar mais dos cabelos no período da transição capilar. Obrigada!!

  • >