Cronograma capilar do verão: veja como adaptar a rotina para a estação

Cronograma capilar do verão: veja como adaptar a rotina para a estação

Nossa alimentação varia de acordo com as estações do ano, assim como os nossos cuidados com a pele. Isso porque as necessidades do nosso corpo são diferentes de acordo com a temperatura do ambiente em que estamos. Então, por que não adaptarmos também os cuidados do nosso cabelo de acordo com a estação? Continue lendo para entender como funciona o cronograma do verão e qual a sua importância.

O verão é a época do ano em que mais sofremos com a desidratação. E não pense que é somente a nossa pele que fica ressecada devido às altas temperaturas. O contato direto com o sol, o sal do mar e o cloro da piscina também é prejudicial para as nossas madeixas, que exigem atenção especial.

Por que seguir o cronograma capilar do verão?

Antes de explicar porque precisamos adaptar o cronograma capilar do verão, é preciso dizer o que é e como funciona esse cronograma. Ele consiste em uma rotina de cuidados capilares que, através de três etapas, devolvem a vida e o brilho às suas madeixas.

As três etapas do cronograma capilar são a hidratação, a nutrição e a reconstrução. A hidratação serve para repor a umidade natural dos nossos fios. Isso porque o cabelo perde água diariamente, tornando-se opaco e áspero. Por meio dessa etapa é possível reparar essa perda.

A nutrição é a responsável por repor a oleosidade natural das madeixas. Se você se assustou com essa frase, não se preocupe. O cabelo possui uma gordura natural que é importante para a sua saúde. A nutrição é a responsável por selar as cutículas do cabelo e manter tanto a água quanto a oleosidade natural dentro do fio.

A reconstrução é a fase em que o fio será literalmente reconstruído, de modo a repor a queratina perdida. Isso porque essa proteína representa 90% da massa capilar e, quando a perdemos, nosso cabelo se torna fraco. A reconstrução não deixará isso acontecer.

Agora que você sabe como essa rotina de cuidados funciona, consegue entender a importância do cronograma capilar do verão? É nessa estação que nosso cabelo perde um maior volume de hidratação, e torna-se essencial repor a umidade a fim de combater o ressecamento.

A hidratação vai além do cabelo

A hidratação é o cuidado fundamental durante a estação mais quente do ano. Mas com isso não queremos dizer apenas hidratar o cabelo, e sim todo o corpo. O que isso significa?

Não se esqueça de beber água com frequência para que seu corpo possa repor toda a água que evapora em forma de suor. Além disso, considere hidratar o cabelo semanalmente durante o verão, para garantir que ele não fique ressecado, principalmente se você for com frequência para a praia ou piscina.

Nutrição é a chave

Mas se você acha que somente a etapa de hidratação será o suficiente para cuidar do seu cabelo durante o cronograma capilar do verão, não se engane. A nutrição também exerce importante papel nessa estação.

É por meio dela que você poderá ajudar seu cabelo a recuperar o brilho perdido por meio da lubrificação dos fios, deixando-o mais bonito e saudável. Essa etapa também pode ser feita semanalmente, de acordo com a necessidade das suas madeixas.

Reconstrução para quem descuidou dos fios

Abusou da química durante o verão ou passou tempo demais na praia e sente que seu cabelo perdeu massa capilar? Então a etapa que você deve focar no seu cronograma capilar do verão é a reconstrução.

É durante a reconstrução que você devolverá a massa perdida, restaurando a saúde dos seus fios. Isso dará mais força para seu cabelo e amenizará os efeitos de agentes externos como o sol e o vento. Se você abusou do uso de secador e chapinha durante a estação, essa etapa também é para você, visto que esses instrumentos deixam o fio mais sensibilizado e quebradiço.

No entanto, lembre-se que a reconstrução deve ser feita somente a cada 15 dias, já que fazê-la mais vezes pode tornar o cabelo mais rígido.

cronograma capilar do verão
@thaisreolon

Quais produtos devo usar no meu cronograma?

Cada etapa do cronograma capilar do verão exige produtos específicos que agirão de formas diferentes no cabelo. Para a hidratação, prefira máscaras hidratantes adequadas para seu tipo de cabelo. Durante a nutrição, use óleos nutritivos e durante a reconstrução opte por máscaras com função reconstrutora. 

Aproveite para incluir no seu cronograma capilar de verão produtos específicos para a estação mais quente do ano, que costumam contar com fatores de proteção solar que amenizarão a dos raios UVA e UVB. Isso ajudará também a fazer com que a cor desbote com menos intensidade.

Além de aderir ao cronograma capilar de verão, lembre-se de cuidar da sua alimentação, comendo alimentos hidratantes com frequência. Cogite também acrescentar na sua rotina de cuidados a água termal para cabelo, um elemento extra que ajudará a manter suas madeixas ainda mais frescas e hidratadas enquanto você curte a estação.

cronograma capilar do verão

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra