Nada melhor que sair do salão com aquele cabelo incrível, hidratado, macio e com um supermovimento, não é mesmo? Mas, a gente sabe que esse mimo de um tratamento com um profissional não é feito com frequência, seja pela correria do dia a dia ou pelo custo da visita. Por isso, o que vale mesmo é investir no cronograma capilarNeste artigo vamos contar para você como manter uma rotina de cuidados caseira montando um cronograma capilar simples e muito, mas muito, eficiente!

O que é o cronograma capilar?

Ele já é um velho conhecido de quem quer abandonar os tratamentos químicos para voltar às madeixas naturais, mas também pode ser feito por todas aquelas que estão com os fios danificados, ressecados e quebradiços. O cronograma capilar é uma forma de repor os nutrientes que perdemos diariamente, mesmo sem grandes intervenções químicas: sol, vento, água do chuveiro quente demais, secador, poluição e outros agentes externos também danificam — e muito! — os fios.

Por que fazer um cronograma capilar?

Embora recomendado para todo tipo de cabelo e textura, o cronograma capilar é especialmente importante para dois grupos: as cacheadas e as que usam e abusam da químicaNo caso dos cachos, há um desgaste natural da fibra do cabelo pelo fato de a oleosidade natural gerada no couro cabeludo não conseguir “deslizar” pelo fio. Enquanto isso, os processos como coloração , alisamento, progressiva, entre outros, contêm substâncias que agridem profundamente a fibra capilar, causando desgaste do fio e ressecamento.

As etapas de um cronograma capilar

Tanto para quem quer manter o cabelo saudável mesmo com química, transitar entre o liso e o cacheado ou dar aquela fortalecida nos fios danificados, o cronograma engloba três processos: nutrição, reconstrução e hidratação. A cada 48h uma nova etapa é estipulada, sendo que elas devem ser intercaladas!

O cronograma nada mais é que uma agenda de cuidados com os cabelos e, é claro, cada um tem as suas características e necessidades próprias. É possível seguir uma agenda simples, padronizada, mas é importante que você perceba a necessidade dos seus fios e adapte o cronograma para supri-la. Mas, qual a importância de cada etapa? Por que ela deve estar no seu cronograma? É isso que vamos contar agora!

Hidratação

O cabelo perde água todos os dias e o resultado disso é um cabelo opaco, sem movimento e com uma textura áspera. É para isso que serve a rotina de hidratação: repor a umidade natural dos fios.

Nutrição

Essa etapa é importante para qualquer cronograma, mas a cacheadas devem ter ainda mais atenção à nutrição. Ela é responsável por “lubrificar” os fios, repor os lipídios e, consequentemente, a oleosidade natural das madeixas. Sabe a água que a hidratação repôs? A nutrição irá mantê-la dentro dos fios por manter as cutículas fechadas — o que é ótimo também no combate ao frizz!

Reconstrução

Essa etapa tem uma palavra de ordem: queratina! Essa proteína representa 90% da massa capilar que se perde quando o cabelo é agredido e é reposta na reconstrução. A queratina também serve como uma película protetora para os fios, ajuda a manter as cutículas seladas e devolve o brilho e maciez.

Os benefícios de aderir ao cronograma

Seguir a sua agenda utilizando produtos de qualidade traz muitos benefícios, além daquela autoestima de quem acabou de sair do salão, claro! Confira:

  • Ajuda você a conhecer e entender as necessidades do seu cabelo;
  • Para as cacheadas, ajuda a definir as curvas e reduzir o frizz;
  • Devolve a massa capilar e, com isso, a saúde do cabelo;
  • Em apenas 4 semanas, você devolve a saúde dos fios;
  • Recupera a saúde dos cabelos pintados e alisados.

Aprenda a montar o seu cronograma capilar

O principal objetivo do cronograma capilar é, na verdade, ajudar você a descobrir o que o seu cabelo mais está precisando: nutrição, reconstrução ou hidratação. Lembra que falamos sobre a importância de alternar os tratamentos? É justamente para que você perceba, nas 48h de intervalo, a qual etapa o seu cabelo respondeu melhor.

Saber qual a necessidade do seu cabelo também tem vantagens para o seu bolso! Sabendo o que o seu cabelo mais precisa, você pode direcionar a sua busca de produtos, não precisando mais comprar 1001 cosméticos para solucionar um único problema!

As necessidades do cabelo mudam com o tempo, por isso, é bom refazer o cronograma do início de tempos e tempos para identificar qual a necessidade atual das suas madeixas. Agora, vamos ao que interessa: como fazer o cronograma capilar em 4 semanas!

A ordem correta das etapas

Sempre faça respeitando a ordem hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de saber o porquê é bom relembrar os objetivos de cada etapa:

  • Hidratação: reposição de água;
  • Nutrição: reposição de lipídios;
  • Reconstrução: reposição proteica.

Quando os cabelos estão muito danificados, a aplicação de proteína repentinamente pode ter um efeito bem desagradável: a sobrecarga dos fios pode acarretar enrijecimento e até a quebra dos fios! Por isso, é bom fortalecer bem o cabelo para receber a reconstrução com, pelo menos, duas sessões de hidratação e uma de nutrição.

Nas duas primeiras semanas, alterne as etapas. A partir da terceira, o seu cronograma deve ser personalizado, onde você vai dar atenção especial às etapas que mais deram resultado no começo do cronograma.

As necessidades de cada tipo de fio

Para ajudar a montar seu cronograma, separamos algumas das necessidades dos cabelos mais comuns, sempre lembrando que esse é um aspecto geral e que você irá determinar o foco do seu cronograma ao perceber o resultado de cada etapa:

  • Elásticos e quebradiços (comum nos casos de química constante): reconstrução;
  • Opacos e ressecados: hidratação;
  • Volumosos e com frizz: nutrição.

Ao montar o cronograma, lembre-se:

  • As necessidades do cabelo mudam com o tempo, por isso, recomece do zero de tempos em tempos;
  • Reveze sempre as etapas até descobrir o seu foco;
  • A reconstrução fica por último sempre!

Investir em um cronograma capilar, com certeza, vai ajudar você a conhecer melhor o seu cabelo e mantê-lo bonito e saudável em casa, sem precisar recorrer ao cabeleireiro para dar aquele trato nas madeixas. Seguindo direitinho essas dicas e prezando sempre pela qualidade dos produtos que você utiliza, pode apostar que o resultado será maravilhoso!

cronograma capilar