Cronograma capilar caseiro: 5 receitas práticas que vão salvar o seu cabelo

Cronograma capilar caseiro: 5 receitas práticas que vão salvar o seu cabelo

Quando nossas madeixas não estão tão saudáveis quanto gostaríamos, é comum pesquisarmos tratamentos diferentes para devolver a o brilho e vitalidade capilar. O cronograma capilar caseiro é uma forma eficiente e barata de atingir esse objetivo. Foi-se o tempo em que, para ter cabelos saudáveis, precisávamos gastar horas e rios de dinheiro no salão. Há muitas soluções caseiras que são tão eficientes quanto as famosas hidratações de salão e custam menos dinheiro.

O cronograma capilar tem literalmente feito a cabeça de mulheres ao redor do Brasil. Afinal, quem não quer ter a oportunidade de cuidar da cabeleira em casa? Indicado para todos os tipos de cabelo, essa fonte de hidratação, reconstrução e nutrição capilar dará aquela ajuda que seus fios necessitam para ficarem lindos.

O que é o cronograma capilar caseiro?

O cronograma capilar caseiro é uma agenda de cuidados que visa a hidratação, reconstrução e nutrição capilar. Por meio dessa rotina de cuidados é possível repor a água, os lipídios e as proteínas perdidas. A principal vantagem dessa agenda de tratamentos é a possibilidade de personalizá-la de acordo com suas necessidades capilares.

Cuidar dos cabelos significa muito mais do que simplesmente fazer uma hidratação mensal. Nossa fibra capilar é composta de diversos elementos que são perdidos diariamente devido à ação de agentes externos como o sol, poluição e vento. Além disso, muitas vezes fazemos tratamentos químicos visando mudar a estrutura do cabelo, seja alisando/encaracolando ou colorindo. Dessa forma, o cronograma capilar caseiro é essencial para ter o cabelo dos sonhos.

Como montar meu cronograma capilar personalizado?

Abaixo daremos algumas dicas para montar o seu cronograma capilar caseiro. As dicas serão focadas em cada etapa do cronograma, com receitas específicas para cada uma delas.

Hidratação capilar

A etapa de hidratação tem como objetivo repor a água perdida. Nosso cabelo perde água diariamente, e isso é normal, faz parte da rotina capilar. No entanto, a perda excessiva de água pode tornar a estrutura do cabelo mais ressecada e propensa à quebra. Veja duas receitas de hidratação:

1. Hidratação de chocolate

Para essa hidratação, você precisará de:

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1 colher de sopa da mácara de hidratação de sua preferência
  • ½ colher de sopa de bepantol
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • ½ colher de chá de qualquer óleo vegetal

Basta misturar o amido na água, adicionando em seguida o cacau em pó. Leve essa mistura ao fogão, mexendo sempre até obter uma mistura homogênea. Retire do fogo e, quando esfriar, adicione os ingredientes restantes. Aplique nos cabelos lavados e úmidos e deixe agir por trinta minutos. Enxágue e aplique condicionador.

2. Hidratação de babosa

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • Sua máscara de hidratação favorita

Retire o recheio gosmento da babosa e bata no liquidificador. Misture com sua máscara favorita e aplique nos cabelos, massageando sempre e deixando agir por cerca de 30 minutos. Enxágue e aplique condicionador.

cronograma capilar caseiro
Antes e depois hidratação com babosa – @olook

Nutrição capilar

É durante a nutrição capilar que repomos os óleos e lipídios que perdemos durante o dia. Essa importante etapa do cronograma capilar caseiro é feita por meio da utilização de óleos vegetais variados.

Esses óleos podem ser misturados com outros ingredientes, como nas duas receitas abaixo:

3. Nutrição de abacate e mel

Ingredientes:

  • 4 colheres de abacate
  • 1 colher de mel

Misture ambos os ingredientes e aplique de forma homogênea nos cabelos. Deixe a mistura agir durante 20 minutos e enxágue abundantemente. Aplique condicionador.

cronograma capilar caseiro
@mofles

4. Nutrição de azeite de oliva e açúcar mascavo

Ingredientes:

  • 2 colheres de sobremesa de azeite
  • 1 colher de açúcar mascavo

Misture os ingredientes e aplique diretamente no couro cabeludo, massageando por cerca de 15 minutos. Essa receita visa esfoliar o couro cabeludo, por isso a massagem deve ser feita com cuidado.

Lave os cabelos com o shampoo e condicionador de costume, tomando o cuidado de remover qualquer resquício da mistura.

Reconstrução capilar

Essa etapa visa repor as proteínas que compõe a fibra capilar, que é perdida devido à ação de agentes externos e de procedimentos químicos. Essa etapa é especialmente indicada para cabelos danificados e muito danificados.

Temos uma receita especial de reconstrução para vocês.

cronograma capilar caseiro
Antes e depois fios danificados – @gianna_janina

5. Reconstrução com gelatina

Ingredientes:

  • Creme de reconstrução
  • Gelatina incolor sem sabor
  • 100 ml de água morna

Dissolva 2 colheres de gelatina na água morna e adicione 2 colheres da máscara reconstrutora. Misture até ficar homogêneo e aplique nos cabelos, mecha por mecha. Deixe agir durante 20 minutos. Enxágue abundantemente e finalize do modo que preferir.

O cronograma capilar caseiro conta com as etapas de hidratação, reconstrução e nutrição capilar, e é um poderoso aliado para quem deseja cabelos mais fortes e saudáveis. Há diversas receitas disponíveis para inovar na hora de cuidar dos cabelos. Teste as receitas e escolha suas preferidas.

Para além do cronograma capilar caseiro, você também pode contar com a força dos alimentos para recuperar a saúde dos seus cabelos. Veja 5 alimentos que ajudam no crescimento capilar.


Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?