Meu cronograma capilar – por Carol Kyoko

Meu cronograma capilar – por Carol Kyoko

Olar pessoas brilhosas! Me chamo Carol Kyoko e tenho um blog and um canal voltado para necessidades cabelísticas. Tudo sobre cabelo você encontra por lá, desde tonalizantes a tratamentos, cronograma capilar e etc, é um guia completo para quem precisa de ajuda para tratar os cabelos em casa.

cronograma capilar

Mas são muitos anos de cabelo colorido, 19 para ser exata ;D. Nesse tempo todo eu pude aprender melhor sobre o meu próprio cabelo, os principais problemas que eu enfrentava e o que eu puderia fazer para melhorar a situação. Foi aí que conheci o famoso Cronograma Capilar e desde então nunca mais larguei.

Pra quem não sabe como um cronograma capilar funciona, eu te explico abaixo:

O que é cronograma capilar?

O cronograma é um ciclo ou tabela com o objetivo de repor a massa capilar, recuperar e deixar os fios mais saudáveis. Perdemos nutrientes com uso de fontes de calor como chapinha, secador, químicas como descolorações e alisamentos. Precisamos repor tais nutrientes antes que o cabelo chegue ao seu fim com cortes químicos, pontas secas, fios quebradiços, porosidade entre outros muitos problemas.

E o cronograma é dividido entre 3 etapas:

  • Hidratação: Etapa onde se devolve o brilho, a água aos fios. Nessa etapa entram ativos como babosa, bepantol, D-panthenol (vitamina A), glicerina, mel, geleia real, extrato de algas e derivados do açúcar.
  • Nutrição: Nutrir é alimentar os fios. Pontas duplas, frizz e cabelo desalinhado significa falta de nutrição ou uma de boa umectação para recuperar os lipídios perdidos. Produtos com óleos, manteigas vegetais como óleo de coco, abacate, macadâmia, oliva, argan e manteigas de karité, cupuaçu, tutano, entre outros são ideais para essa etapa. 
  • Reconstrução: Etapa que adiciona proteínas ao seu cabelo, repõe a massa, as proteínas e queratina . Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, muito fino, elástico e sem vida precisa urgente de uma reconstrução. Os ativos dessa etapa são: queratina, colágeno, aminoácidos, cisteína, proteínas do trigo e proteínas da soja.

O meu cronograma capilar

cronograma capilar

O meu cronograma pessoal segue uma sequência que é reiniciada a cada mês. As etapas podem ser alteradas de acordo com a necessidade dos fios. Se o cabelo está mais quebradiço ou se passei por uma mudança de coloração recente, eu foco mais na etapa de reconstrução, para repor a massa perdida pelo processo.

Se o cabelo está seco, poroso, ressecado, eu prefiro as etapas que vão repor a água. Consequentemente, vou trazer mais brilho aos fios e aquela malemolência que a gente ama, sendo assim escolho produtos hidratantes ou nutritivos.

O cronograma capilar é um processo longo que pode demorar vários meses para que se obtenha o resultado desejado. Lembre-se que o importante é não desistir!

Com certeza dentro de algum tempo você conhecerá seu cabelo melhor do que ninguém, isso te trará maior confiança e resultados ainda melhores. O cronograma é sempre um recomeço e ainda há tempo para iniciar, você está esperando o que?

Se junte ao time da brilhosidade e qualquer dúvida ajudarei vocês, é só me seguir nas redes sociais 😉 um grande beijooo!

Carol Kyoko

Carol Kyoko

De Volta Redonda/RJ morando em São José dos Campos, dentista and protética que ama assuntos cabelísticos, assim nasceu o blog (antigo Makeshop) que era uma lojinha virtual e acabou virando uma paixão e em 2015 um canal no Youtube ♥

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra