Esperar o cabelo crescer é uma das mais famosas torturas para quem está querendo investir no “projeto rapunzel”. E parece que nada é capaz de dar aquela forcinha para o alongamento dos fios, não é mesmo? Mas, apostamos que você já ouviu algumas “certezas” e muitas dicas sobre o crescimento capilar!

Difícil quem nunca tenha ouvido alguma receitinha mágica que promete muitos centímetros em pouco tempo, mas, infelizmente, o fato é que os cabelos crescem, em média, 1 cm por mês. Existem alguns cuidados que podem acelerar um pouquinho esse processo e vamos contar todos eles desvendando os mitos e verdades a respeito do crescimento capilar!

A alimentação pode influenciar no crescimento dos fios

Verdade. Se você quer melhorar algo na sua saúde, a alimentação balanceada é a chave! Especialmente quando o assunto é unhas e cabelo, uma vez que essas áreas são as últimas a receberem os nutrientes vindos da alimentação, ou seja, dieta pobre é igual a unhas e cabelos fragilizados. E couro cabeludo frágil significa um crescimento comprometido e fios muito mais fracos e propensos à quebra.

Alimentos recomendados para a saúde do couro cabeludo:

  • Proteínas: carnes, leite, queijo e iogurte;
  • Aminoácidos: couve, espinafre, brócolis;
  • Vitamina C: acerola, goiaba, laranja, pimentão, caju, kiwi;
  • Vitamina A: ovos, peixes, cenoura, batata doce e tomate;
  • Vitaminas do complexo B: amendoim, castanhas, nozes, abacate e atum.

Aparar as pontas estimula o crescimento

Mito. O cabelo é “fabricado” no couro cabeludo, então, as pontas não têm nada a ver com o seu crescimento. É recomendado que elas sejam aparadas com frequência, mas esse cuidado serve para eliminar as pontas duplas e quebradas que dão um aspecto ralo no comprimento.

Anticoncepcional no shampoo acelera o crescimento capilar

Mito. Essa lenda é antiga e fez muito sucesso na década de 90. Acreditava-se que os hormônios presentes na pílula pudessem agir no couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar. Mas isso não passa de mito, uma vez que o anticoncepcional é para uso estritamente oral, não tendo nenhum resultado quando aplicado de maneira tópica.

Suplementos aceleram o crescimento

Verdade. Vamos combinar que não anda difícil encontrar por aí produtos que prometem milagres, não é mesmo? Mas, embora de milagrosos não tenham nada, alguns suplementos podem, sim, ajudar o cabelo a crescer.

A gente explica: esses suplementos atuam no couro cabeludo, onde o fio é produzido, aumentando a vascularização do local. Quanto mais limpo e vascularizado o couro cabeludo, mais fácil para o cabelo sair do folículo piloso!

Mas, como toda suplementação de via oral, eles também precisam de acompanhamento médico, pois apenas um especialista poderá dizer quais as deficiências nutricionais do seu organismo.

Cabelos oleosos demoram mais a crescer

Verdade! Como acabamos de falar, impurezas no couro cabeludo impedem o crescimento natural do fio.

Um couro cabeludo com óleo em excesso ocasiona dois problemas: o primeiro é que irrita o bulbo capilar e dificulta o desenvolvimento do fio, o segundo é que ele não deixa que nutrientes importantes vindos dos cosméticos penetrem no cabelo, deixando-o mais fraco e sujeito à quebra.

Se o cabelo oleoso é o seu caso, esse problema pode ser revertido com alguns cuidadinhos bem simples: lave os cabelos diariamente com água morna (a água quente estimula ainda mais a produção de sebo) e deixe-os secar naturalmente. Ah! E no dia a dia mantenha as mãos longe dos fios!

Estresse pode atrapalhar o crescimento capilar

Verdade. Além dos malefícios físicos e psicológicos, o estresse também pode influenciar no crescimento dos nossos fios. Isso porque, o nosso corpo precisa se recuperar do ocorrido e acaba interrompendo a fase de crescimento do cabelo – a chamada fase anágena -, enquanto acelera a telógena, que é responsável pela queda.

Uma dica importante para quem está investindo no crescimento capilar é manter os fios sempre hidratados. Isso dá força para o cabelo e faz com que eles cresçam mais saudáveis. Neste artigo nós te contamos como recuperar o brilho e a maciez do seu cabelo em apenas 1 minuto!

Agora, fale para nós: que outro mito ou verdade sobre o crescimento capilar você conhece? Conte aqui nos comentários!

 

crescimento capilar