TransformaçãoTransição Capilar

Creme para transição capilar: como escolher o creme certo

creme para transição capilar

A transição capilar é a fase em que se recupera os fios naturais depois de anos de alisamentos e diversas químicas. Nessa fase especial, como a raiz e as pontas ficam com texturas diferentes, é necessário um pouco de paciência e calma, pois demora um pouquinho para que o cabelo cresça.

A boa notícia é que existem cremes para transição capilar e também truques de finalização que vão te ajudar a passar por esse momento sem sofrer tanto. Continue a leitura para aprender mais sobre os cremes para transição capilar e diversos segredinhos de finalização!

Quais as necessidades dos fios durante a transição capilar?

Advertisement

O que os fios precisam durante a transição capilar é de cuidados especiais para que consigam crescer fortes e resistentes, depois de tanto tempo de químicas.

Como os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos por causa do formato em espiral, uma excelente alternativa para reforçar a saúde dos seus fios é o cronograma capilar.

Instagram: @transiçãocapilar2020

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala hidratação, reconstrução e nutrição, deixando os fios durante a transição capilar mais fortes e deixando o visual mais alinhado, já que nesse período de mudanças acaba se ficando com duas texturas de cabelo.

Para se ter uma ideia melhor dos efeitos do cronograma capilar: ele vai ajudar a combater o ressecamento, o frizz e tratar as pontas ressecadas e duplas. O resultado? Força para que os seus fios cresçam saudáveis e muito fortes.

Além do cronograma capilar, outros cuidados especiais também podem ser adotados para que os fios fiquem mais saudáveis. Por exemplo: uso de produtos que contenham filtro UV e de shampoos, condicionadores e máscaras que sejam específicos para o seu tipo de fio, ter uma alimentação balanceada, evitar água quente, dormir com o cabelo molhado, entre outros.

Como escolher o melhor creme para transição capilar?

Um dos cuidados mais eficientes para o período de transição capilar, como já falamos anteriormente, é o cronograma. Abaixo, nós vamos te explicar melhor sobre cada uma das etapas e sobre os cremes para a transição capilar!

Hidratação

Etapa em que o objetivo é repor a água dos fios que é perdida diariamente, deixando o cabelo mais maleável, sedoso e com menos frizz, especialmente na parte natural das mechas em transição. Na etapa de hidratação, procure por cremes para transição capilar que contenham extratos vegetais, vitaminas e componentes detox.

Advertisement

Nutrição

Etapa do cronograma responsável por repor os lipídeos, estimular o crescimento e devolver a oleosidade na medida certa. Além disso, na transição, a etapa de nutrição ajuda a deixar as mechas alisadas mais macias e uniformes. Nessa etapa, procure por cremes para nutrição que contenham óleos como de coco e de flores, para uma nutrição profunda.

Reconstrução

A etapa de reconstrução é a responsável pela reposição de massa capilar, deixando os fios mais resistentes e definidos, principalmente nas partes que ainda estão com química. Procure por cremes para transição capilar para essa etapa que contenham queratina, ceramidas e arginina.

creme para transição capilar cronograma

Como finalizar o cabelo durante a transição?

Como durante a transição capilar os fios ficam com duas texturas, é muito interessante que se saiba sobre algumas técnicas de finalização e texturização que podem ajudar bastante nesse período especial de mudanças capilares.

Abaixo, segue algumas dessas técnicas de finalização. Escolha as suas preferidas e comece já a testar!

Bigudinho

Trata-se de um acessório de cabelo que é aplicado nos fios como finalizador. Depois que ele é deixado por algumas horas no cabelo, ajuda a formar cachos.

Dedoliss

É um processo de enrolar o cabelo nos dedos, mecha a mecha, e depois aplicar um finalizador. Essa técnica leva algum tempinho e é mais indicada para dias em que você esteja com a rotina mais livre;

Fitagem

É uma das técnicas mais simples e conhecidas. Basta aplicar o finalizador e passar os dedos abertos no cabelo, abrindo mechas. Depois, é necessário amassar bem as mechas contra o couro cabeludo, usando as mãos, e esperar secar naturalmente ou com difusor.

Instagram: @minatransicao

Plopping

Nessa técnica de finalização, aplique o finalizador no cabelo, mecha por mecha, e depois enrole os fios em uma toalha. Para enrolar, torça as laterais e juntes as pontas na parte traseira, prendendo na nuca. Depois é só esperar secar e retirar a toalha.

Twists

Aplique o finalizador no cabelo, separe as mechas e divida-as em duas partes, fazendo um torcidinho, como se fosse uma trança de duas mechas. Aguarde secar e solte os fios.

E aí, você já passou pela transição capilar ou está pensando em começar? Usou alguma dessas dicas?
Conta pra gente como foi sua experiência!

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe com as amigas <3

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>