Reconstrução Capilar

Creatina: o que é e quais os benefícios para o cabelo

creatinacreatina

Ativo bastante encontrado nos produtos que promovem a reconstrução capilar, a creatina é largamente usada por aqueles que frequentam a academia, devido a uma série de benefícios desse composto de aminoácidos que auxilia a potencializar o resultado dos treinos.

No entanto, a creatina não é utilizada somente como suplemento vitamínico, e tem sido cada vez mais introduzida no universo da beleza para que possamos cuidar das nossas madeixas, deixando-as mais fortes.

Seu uso nos cabelos é uma forma importante de combater a fragilidade dos fios, bem como a falta de brilho e porosidade de madeixas de forma geral e de modo mais intenso naquelas danificadas por procedimentos químicos.

Dentre as vantagens da creatina está o tamanho das partículas que, por serem menores, são mais facilmente absorvidas pela fibra capilar.

No entanto, muitas pessoas têm medo de utilizar a creatina nos fios por acreditarem que ela pode causar a queda dos fios. Seu uso correto contribuirá para restaurar a fibra capilar, tornando os fios mais resistentes.

Há quem não saiba qual a diferença entre a creatina e a queratina e como cada uma delas age nos nossos fios. Iremos explicar direitinho cada um desses tópicos para que você possa entender o que é a creatina e quais são os seus benefícios para o cabelo.

O que é a creatina?

Advertisement

A nossa fibra capilar é composta por diversas proteínas. De modo geral, todas essas proteínas são benéficas para a saúde de nossas madeixas. A mais comumente ligada ao cabelo é a queratina, mas ela não é a única que pode ser encontrada no fio de cabelo.

Quando nossas madeixas estão muito danificadas, parte dessas proteínas se perdem, tornando o cabelo fraco e quebradiço.

A creatina é uma amina que tem, em sua composição, arginina, glicina e metionina. Juntas, essas três substâncias penetram profundamente no fio, auxiliando em sua reparação.

A creatina tem múltiplas funções para a fibra capilar, já que pode reparar cabelos danificados por processos químicos e aumenta a resistência da fibra, o que auxilia a evitar a quebra do fio e potencializa o crescimento saudável das madeixas.

creatina
Pinterest: @The Poshmark App

De forma geral, todas as proteínas apresentam benefícios para os nossos fios. Quando repostas, elas ajudam na recuperação da estrutura original dos cabelos.

Sua ação recupera a massa dos fios, fazendo com que problemas como a queda, quebra e ressecamento sejam diminuídos ou mesmo evitados.

Conforme explicado, a vantagem da creatina é o tamanho diminuto da partícula, que faz com que ela seja mais facilmente absorvida pelos cabelos e diminui o chamado efeito de saturação, que é causado pelo excesso de proteína e que pode dar a ação de rebote, fazendo com que os fios fiquem mais duros.

Por isso, a creatina tem sido cada vez mais utilizada nos tratamentos capilares de reconstrução dos fios.

Como usar?

diversos motivos pelos quais nosso cabelo pode perder as proteínas que o compõe, tornando-se mais propenso à quebra e queda. A ação de agentes externos como o sol, poluição e vento é o fator mais comum para fragilizar os cabelos.

Aquelas que submetem as madeixas a procedimentos químicos como alisamentos e colorações, ou aquelas que usam com excesso a chapinha e o secador podem sentir a potencialização do efeito quebradiço nos cabelos.

É por isso que se recomenda o uso de produtos com fator de proteção solar e de protetores térmicos toda vez que utilizamos ferramentas de calor. Mas, ainda que esses produtos sejam incorporados na nossa rotina capilar, a saúde dos fios é afetada e torna-se necessário fazer uma reconstrução. É aí que entra a creatina.

A creatina costuma estar presente em diversas máscaras capilares, especialmente aquelas que tem função reparadora ou reconstrutora. Procure por produtos que apresentem o composto em sua composição e incorpore-os na sua rotina de cuidados capilares.

creatina
Máscara reconstrutora com creatina

Ela também pode ser encontrada em shampoos e condicionadores que têm função reconstrutora. No entanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade que será aplicada nas madeixas, já que o excesso de creatina pode tornar o cabelo mais rígido.

A reconstrução com creatina pode ser feita em qualquer cabelo que esteja danificado, especialmente aqueles que são submetidos com frequência a procedimentos químicos ou instrumentos de calor

Advertisement
como o secador e a chapinha.

Creatina x queratina

Pode ser que você tenha chegado até essa parte do artigo achando que estamos escrevendo errado e que, na verdade, falamos em creatina quando queremos falar queratina. Mas acredite, são coisas diferentes.

É comum pensarmos em queratina quando falamos em saúde dos cabelos. Mas é importante saber a diferença entre a creatina e a queratina e quando e como utilizar cada uma delas.

Uma das principais diferenças entre a ação da queratina e da creatina na fibra capilar está no tamanho dessas substâncias. A creatina é menor do que a queratina, o que faz com que sua absorção pela fibra capilar seja mais rápida, além de evitar o efeito de saturação.

creatina
Instagram: @dayanabolden

Ambas possuem ação restauradora e funcionam ainda melhor quando utilizadas em conjunto. Isso porque a creatina potencializa a ação da queratina na fibra capilar. Quando combinadas, formam um agente protetor capaz de amenizar a ação de fatores externos e agressores químicos.

A queratina agirá superficialmente, na fibra capilar, e a creatina auxiliará na absorção rápida e intensa, já que, sozinha, a queratina não tem a capacidade de penetrar em algumas partes da fibra capilar, devido ao seu tamanho.

Por isso, é interessante procurar por produtos que tenham ambas as substâncias em sua composição, de forma a garantir a reconstrução completa da fibra capilar.

Atualmente, a creatina dificilmente é encontrada isolada em tratamentos capilares e, na maioria das vezes, funciona como um potencializador da queratina, pois ajuda na reconstrução do fio ao mesmo tempo que consegue ser absorvido em áreas onde a substância não consegue chegar por seu tamanho. O tratamento em conjunto destas duas proteínas, além de recuperar as madeixas, cria uma proteção contra agressões químicas e climáticas, como o vento e a poluição, o que mantém os cabelos saudáveis e bonitos por mais tempo.

A creatina faz o cabelo cair?

Embora não existam estudos científicos que se dediquem de modo exclusivo a relacionar a creatina com a queda de cabelo, evidências apontam que a substância possa ter esse efeito em pessoas que já tem predisposição genética a esse problema.

creatina
Instagram: @tammy_bar

Isso porque a creatina pode aumentar a produção de DTH (Diidrotestosterona), hormônio produzido pelo nosso corpo cuja ação, dentro dos folículos pilosos, mata as células responsáveis por produzir os fios de cabelo.

Esse hormônio impede que os nutrientes cheguem aos folículos e, dessa forma, eles passam a diminuir sua produção de cabelo até que, em alguns casos, se fechem por completo.

Embora não seja comprovado que o uso desse ativo esteja relacionado à queda de cabelo e calvície, pessoas que sofrem desse problema devem buscar o auxílio de um médico especialista, que poderá fazer a relação entre a causa do problema e a possível solução.

Quando utilizada com cautela e sem excessos, a creatina pode ser um importante auxílio para recuperar a saúde dos cabelos, devolvendo sua vitalidade, força e brilho. Incorpore produtos que contenham essa substância em sua rotina capilar e veja por si mesma o resultado.

Além da creatina, há também produtos que adotam a tecnologia dos ativos encapsulados, cujo alto poder de hidratação e recuperação do cabelo danificado tem sido exaltado por todas aquelas que buscam aliar beleza e praticidade.

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • >