Se você é fã de receitinhas com produtos naturais, é possível que já tenha escutado falar de todos os benefícios do uso do cravo da índia no cabelo, não é mesmo? O produto é muito fácil de ser encontrado, baratinho e oferece diversos benefícios para os fios.
Confira a seguir quais são esses benefícios e também maneiras diferentes de usar cravo da índia no cabelo!
Como o cravo da índia age nos fios?
O cravo da índia é rico em ômega 3, fibras, ferro, magnésio, fosforo, potássio, sódio, zinco e cálcio, além de ser fonte de vitaminas C, B6, B13, A, E, D, K, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico e antioxidantes. Devido a todas essas propriedades, quando o cravo da índia é usado no cabelo consegue oferecer benefícios bastante interessantes, como:
- Estimulante da microcirculação sanguínea do couro cabeludo, o que ajuda no crescimento capilar de forma saudável;
- Combate a queda capilar;
- Deixa o couro cabeludo mais limpo;
- Combate a caspa e os piolhos;
- Fortalece os fios fracos e quebradiços;
- Deixa os fios muito brilhantes.
Como usar o cravo da índia no cabelo?
O uso do cravo da índia no cabelo pode ser feito de diversas formas. Abaixo, nós vamos te dar o passo a passo de como usar o produto no shampoo, no tratamento com tônico e também na umectação capilar. Escolha a maneira que mais gostar e comece já a testar todos os benefícios do cravo da índia no cabelo!
No shampoo
Usar o cravo da índia no shampoo é muito fácil e prático. A receita combina ainda a canela em pau, que ajuda a potencializar o efeito do cravo da índia e ainda proporciona hidratação ao couro cabeludo.
Ingredientes:
- Shampoo neutro de sua preferência;
- 10 cravo da índia;
- 2 canelas em pau
Como fazer:
O passo a passo é realmente muito simples e não vai levar mais do que alguns segundos. Você deve adicionar os cravos da índia e a canela em pau no shampoo e agitar bem. Depois, é necessário deixar o shampoo potente descansar por 24h antes de ser usado. Esse shampoo de cravo da índia e canela pode ser usado no máximo três vezes por semana e, sempre que for usar, é necessário agitar bem o frasco para que os ingredientes fiquem bem misturados. Bem simples, né?
No tratamento com tônico
Outra maneira de usar o cravo da índia no cabelo é fazendo um tônico capilar. Nesse tônico também será adicionado outro ingrediente: o alecrim. O alecrim é rico em antioxidantes, vitamina C, minerais, ferro e magnésio, e ainda tem ação estimuladora e vasodilatadora, adstringente, bactericida, anti-inflamatória e antisséptica. De forma resumida, o alecrim também ajuda no combate a queda capilar, queda, caspa e excesso de oleosidade.
Para o tônico de cravo da índia e alecrim, olha só o que você vai precisar!
Ingredientes:
- 20 cravos da índia;
- 1 colher (sopa) de alecrim;
- 300ml de água.
Modo de fazer:
Ferva a água com os cravos, desligue e adicione o alecrim. Abafe então por 10 minutos e coe. O tônico deve ser aplicado frio no couro cabeludo, fazendo massagens com as pontas dos dedos. Depois, deixe o tônico agindo por cerca de 1 hora e em seguida lave os fios como de costume, com shampoo e condicionador. Em relação a frequência de uso, o indicado é que ele seja usado de 2 a 3 vezes por semana.
Na umectação
Outra excelente maneira de usar o cravo da índia no cabelo é através da umectação capilar, que é uma técnica queridinha principalmente de quem tem fios crespos e cacheados.
Ingredientes:
- 10g de canela;
- 8g de cravo da índia;
- 140ml de azeite extravirgem;
Modo de fazer:
Em um recipiente de vidro, misture todos os ingredientes e deixe descansar por 24h. Nos cabelos sujos, aplique a mistura na raiz e em todo o comprimento do cabelo, deixando-os fios encharcados de óleo. Prenda os fios e deixe agir por no mínimo 2h no cabelo. Se preferir, você também pode dormir com a mistura nos fios e lavar somente no dia seguinte. Essa umectação pode ser repetida uma vez por semana.
Quais resultados esperar?
O cravo da índia no cabelo entrega resultados que já podem ser vistos logo após a primeira aplicação, seja do tônico, shampoo ou na umectação. É claro que se trata de um tratamento, né? É necessário a aplicação entre duas ou três vezes por semana para que se consiga perceber resultados ainda melhores.
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3