Crescimento capilar começa da raiz! 5 dicas para deixar o couro cabeludo mais saudável

Crescimento capilar começa da raiz! 5 dicas para deixar o couro cabeludo mais saudável

Independentemente do tipo de fio, uma característica é comum a todas: o couro cabeludo precisa estar saudável! Cuidar dele é fundamental para quem quer exibir madeixas lindas e brilhosas por aí e pode ser mais fácil do que você imagina.

Imagine o couro cabeludo como o solo e os fios como flores. Se a terra é pobre, as flores não vão nascer bonitas, certo? Você pode até podar as folhas mais feias, tentar regar para minimizar os estragos, mas é inegável que a saúde dela é mais frágil. Com os nossos cabelos acontece exatamente a mesma coisa!

Então, se você quer saber melhor como cuidar dessa região tão sensível com algumas dicas simples, continue lendo o artigo que separamos 5 para você!

Conheça melhor o couro cabeludo

Você acha que o couro cabeludo é só mais uma parte da pele? Engano o seu! Ele é muito mais que isso, tendo funções importantes para o corpo, além de ser onde, claro, são “fabricados” os cabelos.  Além de ser uma grossa camada que protege o crânio, o couro cabeludo também age como isolante térmico e proteção imunológica.

Mas, como o assunto aqui é cabelo, vamos conhecer um pouco mais sobre a importância de um couro cabeludo saudável para os fios! E para isso, precisamos entender as três fases do do seu crescimento:

  • Anágena: nesta fase acontece crescimento ativo do cabelo. Cerca de 80% dos nossos fios estão nesta etapa, que dura de três a seis anos;
  • Catágena: é neste período que o cabelo começa a morrer para ser substituído por um novo e dura três semanas;
  • Telógena: dura aproximadamente três meses e é aqui que acontece a substituição, quando o fio novo empurra o fio que morreu.

Um couro cabeludo pobre junto a alterações hormonais podem fazer com que a morte do fio seja prematura, além de que a falta de vitaminas na produção do fio altera drasticamente sua força no futuro. Manter o couro cabeludo saudável também faz com que o crescimento do cabelo seja estimulado, mantendo os folículos pilosos livres para a passagem dos fios.

5 dicas para um couro cabeludo mais saudável

Com pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia, você mantém a saúde do couro cabeludo e ainda conquista fios mais fortes e bonitos. Confira!

1. Cuidado com as unhas!

Algumas mulheres acreditam que utilizar as unhas para massagear o couro cabeludo irá proporcionar uma limpeza mais profunda, mas esse é um grande erro! E que pode colocar a saúde do seu couro cabeludo em risco, uma vez que pequenas feridinhas podem ser provocadas e ser a porta de entrada para inflamações e infecções.

Portanto, massageie sempre com delicadeza e utilize as pontas dos dedos. Se o shampoo que você está utilizando é de boa qualidade, pode ficar tranquila que o couro cabeludo ficará limpo sem muito esforço.

Massagear com a ponta dos dedos ajuda a desobstruir os folículos pilosos e melhorar a circulação sanguínea da região, ajudando o cabelo a crescer mais rápido e também garante uma ótima sensação de relaxamento.

2. No couro cabeludo, só shampoo

O shampoo é o produto responsável por limpar o couro cabeludo e abrir as cutículas dos fios, enquanto outros produtos hidratam, selam e cuidam da extensão do cabelo. Aplicar condicionador ou cremes de tratamento diretamente na raiz pode entupir os folículos e causar o aparecimento daquela descamação super indesejada, a caspa.

3. Tudo começa pelo seu prato

Nada adianta seguir essas dicas à risca e viver comendo salgadinhos, viu? Um couro cabeludo saudável de verdade, pronto para produzir fios lindos e fortes, precisa de nutrientes e vitaminas que só uma dieta balanceada pode proporcionar.

E são muitos os alimentos que podem contribuir para a saúde do couro cabeludo. Tanto que fizemos um post exclusivo aqui no blog contando quais as melhores vitaminas para o cabelo, para que serve cada uma delas e como inseri-las na sua rotina. Vale a leitura (e a mudança de hábitos!).

4. Adote lenços e chapéus

Você deve ter notado que o verão não está para brincadeira. E mesmo que a estação tenha chegado ao fim, os próximos anos não dão sinal de alívio, viu? Então, começar a incrementar o visual com lenços e chapéus pode dar um up não só no estilo, mas também na saúde do seu couro cabeludo.

Os acessórios ajudam a proteger o couro cabeludo da forte exposição aos raios UVA e UVB e existem até alguns tecidos que são próprios para aumentar o grau de proteção. Turbantes, bonés, não importa o seu estilo! O que vale mesmo é proteger o couro cabeludo de tanto sol.

5. Não pese a mão nas lavagens

Especialmente para aquelas que lidam com a oleosidade excessiva do couro cabeludo, lavar a cabeça todos os dias pode parecer uma ideia tentadora, mas é melhor segurar a vontade!

Isso porque o efeito rebote pode piorar ainda mais a situação: ao retirar a oleosidade, você estimula o organismo a repô-la; a massagem durante a lavagem, estimula as glândulas sebáceas e, quem gosta de água quente pode dar ainda mais um motivo para o sebo excessivo.

Opte por lavar os cabelos em dias alternados (cacheadas e quem tem os fios mais ressecados podem ficar até mais dias sem lavar o cabelo) e nunca durma com eles molhados: isso pode provocar fungos e até apodrecimento da raiz!

Agora que você já sabe como cuidar do seu couro cabeludo, é só seguir essas dicas para garantir madeixas lindas e saudáveis! E claro, continuar acompanhando todas as nossas novidades no Facebook, Twitter e Instagram! Até o próximo post!

couro cabeludo

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra