EstiloTendênciaTransformação

Cortes de cabelo curto: confira quais são as tendências e como cuidar

cortes de cabelo curto

Os cortes de cabelo curto estão na moda. É uma forma clássica de inovar o visual e, além disso, é muito prático para quem não tem tanto tempo para gastar nos cuidados capilares.

Repare que ainda assim é necessário cuidar dos fios. Todo tipo de cabelo necessita de cuidados para estar forte e saudável, então não pense que seu cabelo curto irá dispensar você dos cuidados, tá bem?

No entanto, é inegável que os cortes de cabelo curto são uma tendência e que cada vez mais mulheres têm aderido a esse estilo moderno e despojado.

Se você deseja fios mais curtos, mas não sabe exatamente qual tipo de cabelo ficaria melhor para você, este artigo veio para te salvar. Aqui você poderá entender como escolher, dentre os muitos cortes de cabelo curto, aquele que melhor se adequa com os seus desejos, seu formato de rosto e o seu tipo de fio.

Quais cortes de cabelo curto estão na moda?

Existem muitos modelos de cortes de cabelo curto para quem deseja mudar o visual. Cada modelo tem recomendações ideais de acordo com o seu tipo de rosto e também com a sua rotina.

O cabelo curto pixie, por exemplo, é um dos mais procurados no momento. Esse corte mantém um comprimento uniforme ao redor da cabeça, com a parte de cima podendo ser mantida alguns centímetros mais comprida para ter a possibilidade de ajeitar os fios para o lado ou para trás.

Cortes de cabelo curto pixie
Instagram: @fallonwolkowski

O corte de cabelo curto estilo Joãozinho é um dos mais tradicionais, mas continua sendo extremamente procurado.

cortes de cabelo curto joãozinho
Pinterest: Sézane

O long bob fez literalmente a cabeça de influenciadoras ao redor do mundo. Esse corte tem a base reta, com a nuca mais curta e as pontas mais compridas. Esse formato proporciona volume e movimento aos fios.

cortes de cabelo curto long bob
Instagram: @cortelongbob

O cabelo curto repicado também é muito democrático e se adapta a quase todos os tipos de fio, sendo muito indicado para o cabelo curto cacheado.

cortes de cabelo curto repicado
Instagram: @_ritasstudio

Como escolher o corte ideal?

Para escolher dentre os diferentes cortes de cabelo curto, é necessário levar algumas coisas em consideração. O primeiro passo é pesquisar quais os diferentes tipos de corte possíveis de acordo com a textura dos seus cabelos.

É importante ressaltar que o mesmo corte pode apresentar resultados completamente diferentes de acordo com o seu tipo de cabelo. De modo geral, mulheres com fios mais grossos devem optar por cortes em camada, enquanto cortes inteiros valorizam mais madeixas finas e com pouco volume.

Você também pode optar por escolher de acordo com o seu tipo de rosto. O cabelo é a moldura dos nossos rostos, e um corte que combine com o formato do seu pode fazer maravilhas.

Também leve em consideração o tempo que você terá para poder arrumar os fios diariamente. Se você deseja ter pouco trabalho de manhã, opte pelo cabelo curto que seja prático o suficiente para ser modelado rapidamente.

Como cuidar de cabelo curto?

Os diferentes cortes de cabelo curto necessitam de cuidados para ficarem lindos por mais tempo. Na hora de lavar os fios, use um shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo, lembrando de aplicar o shampoo no couro cabeludo e o condicionador somente nas pontinhas, já que é necessário mantê-las hidratadas.

O mesmo serve para produtos como máscaras de hidratação e óleos capilares. Evite a região da raiz porque isso fará com que seus cabelos fiquem oleosos em excesso. Procure manter uma rotina de cuidados que inclua a hidratação semanal ou quinzenal, a depender das necessidades dos seus fios.

Invista em produtos com fator de proteção solar, já que, a depender do corte, pode ser que seu couro cabeludo fique mais exposto ao sol.

É importante ressaltar que a atenção ao couro cabeludo é essencial para que os fios que começarem a crescer venham saudáveis. Faça massagens nessa região para estimular a circulação sanguínea e facilitar o crescimento saudável dos seus fios.

Você pode fazer massagens na hora em que estiver lavando o cabelo e também quando estiver fazendo a hidratação, o que irá ajudar o produto a penetrar melhor na fibra capilar e permitir que sua ação seja potencializada.

Como manter o corte?

Nossos cabelos crescem. Seja em um ritmo mais acelerado ou mais devagar, nossas madeixas irão eventualmente crescer, o que implica a perda do corte no caso do cabelo curto.

Dependendo do corte, pode demorar algum tempo para que a forma seja perdida. Alguns cortes de cabelo curto, no entanto, perdem a forma mais rapidamente.

Você pode se informar com o cabeleireiro sobre como aparar os fios em casa ou recorrer a um salão para fazer a manutenção do corte.

Agora que você já sabe quais os tipos de cortes de cabelo curto que estão na moda e como fazer para escolher o seu tipo de corte preferido, veja aqui uma receita de hidratação caseira para quem precisa recuperar os fios sem ter que recorrer ao salão de beleza.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Olá, cortei meu cabelo e uma parte ficou como se fosse franja (do meio da cabeça para frente) e meu cabelo nunca cresceu assim. Cortei num salão especializado para cabelos cacheados e o corte foi a seco e sem desembaraçar. Como cortar para ele crescer para trás?

  • >