EstiloTransformação

Corte undercut: aprenda a fazer e veja inspirações desse corte versátil e moderno

Corte undercut: aprenda a fazer e veja inspirações desse corte versátil e moderno

O corte undercut é estiloso, cheio de atitude e vem ganhando cada vez mais adeptas e adeptos. Além disso, esse corte versátil tem mais algumas vantagens: combina com todos os tipos de cabelo, seja cacheado, liso, crespo ou ondulado, cai bem em homens e mulheres que gostam de um visual mais descolado, como também em quem busca um look mais elegante e sofisticado. Vamos saber tudo sobre o corte undercut?

Como é o corte undercut?

É super fácil entender como é esse corte. O corte undercut feminino ou masculino tem como principal característica a parte raspada, ou cortada de forma bem curtinha, na região da nuca. Essa parte mais curta ou raspada pode ficar a mostra ou escondido, dependendo do estilo que cada pessoa gosta. É bacana destacar, também, que o corte undercut fica bem em homens e mulheres que gostam de um visual elegante e ao mesmo tempo descolado e cheio de atitude.

como é o corte undercut
Instagram: @salondrew

Além disso, vale dizer que o corte undercut é bastante confundido com outro corte chamado de sidecut. Nesse último as laterais do cabelo são cortadas bem curtinhas ou raspadas. Toda essa confusão acontece, muitas vezes, por ser comum as pessoas aderirem aos dois cortes ao mesmo tempo.

Se você ficou na dúvida se o corte undercut combina com o seu tipo de cabelo, pode ficar tranquila, pois esse é um corte de cabelo que combina com todos os tipos de textura de fios, seja cacheado, ondulado, liso ou crespo.

Quais são os modelos mais estilosos de corte undercut?

Como falamos anteriormente, o corte undercut pode ser feminino e também um corte masculino, ficando ótimo nos mais diferentes tipos de cabelo. Para completar, o corte undercut feminino e masculino possuem diversas versões, das mais divertidas até as elegantes. Escolha abaixo a que mais combina com você!

Simples

O corte undercut simples é aquele em que os fios ao redor da cabeça. O topo e as laterais, são mantidos, e os fios da nuca são raspados ou aparados. Nessa versão de undercut simples não é realizado nenhum acabamento diferenciado.

Com desenhos

Se você quer um visual mais descolado, o corte undercut com desenhos deve ser considerado. Nele, são criados desenhos utilizando navalha ou máquina de barbear na parte do cabelo que foi raspada ou aparada. Neste caso, não deixe de procurar um bom profissional para fazer os desenhos, ok?

corte undercut com desenhos
Instagram: @bragabarber

Em cabelos curtos

O corte undercut fica estiloso em cortes curtos, como o pixie e o bob  hair, criando um visual cheio de movimento. Caso a sua ideia seja um visual mais sofisticado, não deixe de considerar o corte undercut acompanhado do pixie com uma franja média jogada para a lateral.

Em cabelos médios e longos 

Engana-se quem pensa que o corte undercut feminino ou masculino combina apenas com cabelos curtos. O corte undercut também fica bem estiloso em cabelos médios e longos, em que é possível variar o penteado, como coque ou rabo de cavalo, para que a parte do cabelo raspado apareça.

corte undercut em cabelo longo
Instagram: @undercutsglobal

Como fazer esse corte

Se você tiver máquina de barbear ou lâmina de barbear em casa, é possível fazer o corte undercut de maneira simples e prática. Siga o passo a passo abaixo!

como fazer o corte undercut
Instagram: @exotismos

1º passo: Comece escolhendo o número do pente para a máquina, sempre lembrando que quanto menor o número, menor o cabelo vai ficar. Caso prefira, escolha a lâmina de barbear;

2º passo: Com a ajuda de um pente, separe a mecha da nuca que será raspada e prenda todo o resto do cabelo para que não haja risco de cortar a parte errada;

3º passo: Corte, então, o pedaço da mecha que você vai raspar com a ajuda de uma tesoura;

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mike (@undercut_challenge) em

4º passo: Agora passe a espuma de barbear na parte que será raspada e raspe, com a ajuda da máquina ou da lâmina de barbear. Lembre-se que os fios precisam ser raspados no sentido de crescimento, de forma devagar e com bastante cuidado;

5º passo: Lave o cabelo com shampoo e condicionador, retire o excesso de água e finalize como de costume.

Dica extra

Caso você queira um corte undercut com desenhos ou que venha acompanhado de outro corte, como o pixie, por exemplo, é aconselhável a ajuda de um profissional. Ele vai conseguir te ajudar a chegar no resultado desejado.

Gostou desse corte? Conta o que achou aqui nos comentários e não esquece de compartilhar!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>