Corte Químico

Teve corte químico? 5 dicas para tratar o fio danificado

corte químicocorte químico

O corte químico é o verdadeiro pesadelo e deve ser uma preocupação para que não se faça procedimentos químicos sem que o cabelo esteja apto para a química, né? O cabelo fica quebradiço, poroso, sem brilho, danificado e bastante fragilizado, sendo necessário alguns cuidados para que ele volte a se recuperar.

A boa notícia é que é possível tratar os fios danificados e que sofreram corte químico, sabia? Assim, com cuidados e algumas atitudes o cabelo consegue se recuperar e ficar saudável novamente. Abaixo, queremos te contar mais sobre corte químico, como evitar e também 5 dicas realmente eficientes para que os seus fios voltem a ser saudáveis novamente!

O que é o corte químico?

Advertisement

O corte químico é uma desestruturação da fibra capilar que faz com que o cabelo quebre. Desse modo, os fios, extremamente fragilizados, se partem e caem, podendo quebrar em partes diferentes do comprimento.

É possível perceber que os seus fios estão sofrendo corte químico quando eles quebram com muita facilidade, realmente parecendo que o cabelo está se desmanchando.

Além disso, como características do corte químico estão as pontas duplas, que podem ser triplas ou quadruplas, opacidade, fios elásticos e ásperos ao toque e, em alguns casos, a queda do cabelo.

O que causa o corte químico?

corte químico

Ele pode ocorrer devido ao excesso de procedimentos químicos ou pelo uso errado dos produtos, o que significa utilizar produtos incompatíveis entre si, não respeitar o tempo de pausa, usar produtos em excesso ou muito fortes, etc.

No entanto, é muito importante dizer que algumas químicas realmente possuem fórmulas incompatíveis e, quando usadas em conjunto, podem fazer com que os fios quebrem com maior facilidade e fique elástico e poroso.

Além disso, o corte químico também pode ocorrer devido a uma junção de fatores que deixam o cabelo fragilizado e não apenas um fator. Por exemplo, se os seus fios já estão muito danificados devido a fatores como sol, vento, uso da chapinha e do secador e você acaba usando uma química forte, é possível que o corte químico ocorra.

Por isso, sempre que for fazer qualquer procedimento químico é fundamental que se faça o teste de mecha, para verificar se o seu cabelo realmente está apto para receber a química ou se precisa passar por um tratamento antes da mudança. Vamos falar mais sobre esse assunto logo abaixo!

Como prevenir?

Para prevenir o corte químico é importante não ignorar o teste de mecha antes de fazer qualquer procedimento químico. Esse teste serve exatamente para avaliar a compatibilidade do produto com os seus fios e outros produtos que tenham sido utilizados anteriormente.

Basta aplicar o produto em uma mecha na parte da nuca e aguardar 45 minutos para que ele possa agir. Então, lave a mecha e veja como o cabelo reagiu ao produto. Se você sentir que a mecha ficou elástica e áspera, é sinal que seus fios não estão saudáveis o suficiente para utilizar o produto, ou, caso você já faça algum tipo de química, que elas não são compatíveis.

Outra forma de prevenir a quebra química, é fazer tratamentos constantes antes e após (mas principalmente antes) qualquer transformação química. É importante deixar o cabelo em seu melhor estado antes de passar por algum procedimento agressivo, e também devolver os nutrientes e proteínas perdidos após, para garantir que os fios estejam sempre saudáveis e fortes

5 dicas para tratar o fio danificado

Não deu para evitar o corte químico? Então agora é a hora de aprender sobre como tratar esse fio danificado. É possível recuperar o cabelo fragilizado e trazer de novo saúde e vitalidade, tá?  Confira abaixo nossas dicas!Não deu para prevenir e já está sofrendo com o corte químico? Não se desespere

Advertisement
, pois daremos 5 dicas para restaurar os fios e trazer saúde e vitalidade de volta às suas madeixas.

Dê um tempo para seus cabelos

Pare com os procedimentos químicos imediatamente. Seus cabelos precisam se recuperar, e essa será uma tarefa impossível para seus pobres fios se você continuar com a química a todo instante. Se você precisa alisar os cabelos, procure alternativas naturais. Se você colore as madeixas, aguarde algum tempo e tenha paciência. A saúde dos fios é mais importante do que a cor nesse momento. O mesmo vale para o secador e chapinha: passe longe deles.

Cronograma capilar nesses fios, menina!

Você sente que quase toda dica de recuperação de fios passa pelo cronograma capilar? Sim, também sentimos isso, e tem um motivo: essa rotina de cuidados faz milagres pela recuperação de cabelos danificados! Ao hidratar, nutrir e reconstruir seus fios, você irá repor a água, gordura e massa capilar perdida durante os procedimentos químicos e também diariamente devido a diversos fatores, como sol, vento, poluição, entre outros.

dica de produto cuidados pós escova progressiva

Sim, é importante cortar os cabelos

Essa ideia parece um pesadelo para as inimigas da tesoura, mas pense conosco: vale mais a pena tirar 3 ou 4 dedos de fio agora ou deixar que todos caiam? Cortar as pontinhas irá ajudar a remover o aspecto quebradiço e fazer menos peso no comprimento, fazendo com que os cabelos consigam se recuperar mais facilmente. O indicado é que se corte as pontinhas a cada 3 meses, tá?

Seu amigo, o finalizador

O finalizador faz muito mais do que apenas finalizar um penteado. Ele ajuda a criar uma camada de proteção em volta dos fios que auxilia em seu fortalecimento. Não negligencie o uso desse importante produto.

Umectação nele!

A umectação é uma importante forma de ajudar os cabelos a recuperarem a camada protetora contra agentes externos e as nossas aventuras capilares. Use óleos 100% vegetais para banhar todos os fios. Pode dormir com ele, não tem problema. Você verá como seus fios ficarão mais saudáveis rapidamente.

Ah, e o que não faltam são boas opções de óleos para a umectação, né? O óleo de coco, de rícino, azeite de oliva, óleo de semente de uva, óleo de argan, óleo de linhaça, entre outros.

O corte químico pode parecer motivo de desespero. Afinal de contas, se fazemos um procedimento químico para ficarmos bonitas, a última coisa que queremos é ver nossas madeixas caindo mais que internet em dia de chuva, né? Considere utilizar a queratina líquida para a reconstrução capilar e veja as maravilhas que ela fará pelos seus fios!

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Adorei suas dicas! Acabei de passar por um corte químico e preciso recuperar meu cabelo, eu me caso daqui há 3 meses

  • >