Estilo

Corte pompadour: conheça esse corte de cabelo cheio de estilo!

corte pompadour masculino

Existem cortes de cabelo que foram sucesso no passado e que retornam à moda com toda força, se tornando um dos mais pedidos nos salões de beleza. Esse é exatamente o caso do corte pompadour, opção de corte curto que é versátil, moderno, imponente e elegante, e que voltou para as ruas e vem sendo uma das opções mais populares para renovar ou dar uma transformada no visual. Confira abaixo tudo sobre o corte pompadour, como ele é feito, a sua manutenção e como manter o corte no dia a dia com nível de dificuldade baixa!

O que é o corte pompadour? Quando ele foi popularizado?

O corte pompadour se caracteriza por ter a parte de cima penteada para o alto e para trás. O estilo  cria um volume na região logo acima da testa. Esse volume vai diminuindo em direção à parte de trás da cabeça, região em que os fios são mais curtos e penteados para baixo como normalmente é feito. É possível deixar esse corte de cabelo curto ainda mais moderno. Aposte, por exemplo, na base no estilo undercut ou o efeito degradê e fade.

corte pompadour clássico
Foto/Reprodução: Pinterest

Além disso, vale destacar que o corte pompadour pode ser feito independente da estrutura do fio, ou seja, liso, cacheado, crespo ou ondulado. A única recomendação é procurar por um profissional que saiba trabalhar com a textura do seu fio. Isso é importante para conseguir adaptá-lo para esse tipo de corte específico.

Já em relação a história do corte pompadour, vale citar que ele já foi sinônimo de status social no século XVIII. Ele recebeu esse nome por causa da Madame de Pompadour, que era adepta desse corte. Tempos depois, na década de 40 e 50, o corte Pompadour se popularizou e ganhou as ruas. Conquistou adeptos ilustres como Elvis Presley, Johnny Cash e James Dean.

Como o corte pompadour é feito?

O corte pompadour é feito, primeiramente, cortando as laterais do cabelo usando uma tesoura. A ideia é que o volume no topo seja mantido com fios mais longos. Esse corte ganhou diversas releituras e um deles é o fade, em que os fios são cortados em degradê de forma que vão ficando maiores aos poucos até atingir o topo, onde fica o topete. O resultado é cheio de personalidade!

corte pompadour feminino
Foto/Reprodução: Pinterest

Como é a manutenção do corte?
Advertisement

Como qualquer corte, o pompadour também exige manutenção. Geralmente, a manutenção do corte pompadour deve ser feita a cada 15 ou 30 dias, variando de acordo com o tempo de crescimento dos fios de uma pessoa para outra. Importante lembrar que quanto mais curto for as laterais do corte, mais rápida será a manutenção para que o topete fique em evidência.

Como manter o topete pompadour?

O segredo para manter o corte pompadour está na finalização. No dia a dia, é recomendado usar um secador e uma escova para que o topete fique no formato. Além disso, aplicar uma pomada capilar para fixar ajuda a deixar o corte ainda mais em evidência. Lembre-se de não exagerar na quantidade de finalizador no topete, pois pode acabar deixando os fios pesados, oleosos e até mesmo causar caspa. Investa em em um shampoo que limpe bem a raiz, como os detox. Eles são uma excelente opção para que o couro cabeludo seja purificado durante as lavagens e também para que as pontas fiquem hidratadas na medida certa, sem pesar ou ficar oleosas.

corte pompadour com luzes
Foto/Reprodução: Pinterest

Para manter o corte pompadour, siga o passo a passo abaixo:

1º Passo

Espalhe um pouco de pomada entre as palmas das mãos. Distribua nos fios úmidos no alto da cabeça, onde será o topete.

2º Passo

Com a ajuda de uma escova redonda e de um secador, seque os fios, começando pela parte de trás. Posicione a escova para trás dos fios e o secador na frente, de forma que seja possível secar os fios para o alto. Repita esse processo mecha por mecha, até chegar na frente

3º Passo

Aplique um pouquinho de pomada nos fios e ajeite como preferir, mais desconectados e alinhados. Independente da escolha, o resultado será moderno, cheio de personalidade e autêntico!

corte pompadour descolorido
Foto/Reprodução: Pinterest

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>