Mitos e VerdadesTransformação

6 mitos sobre corte de cabelo que eu já ouvi

6 mitos sobre corte de cabelo que eu já ouvi

O corte de cabelo é um tema polêmico, que divide opiniões: algumas pessoas amam passar a tesoura e radicalizar no estilo, enquanto outras fogem muito dela. 

Porém, esse assunto é repleto de mitos. Sabe aquelas lendas urbanas que todo mundo conta, mas que ninguém sabe o que é verdade e o que não é? O corte de cabelo também é assim.

Por isso, hoje vamos desmistificar algumas questões sobre esse tema. Vou falar sobre 6 mitos muito comuns – tenho certeza de que você já ouviu pelo menos um deles. Continue a leitura e vamos juntas desvendar esses mitos!

1. O corte de cabelo fortalece os fios

Advertisement

Seria bom, não é? Mas, na verdade, o corte não tem essa finalidade. Normalmente, costumamos cortar os cabelos a fim de mantê-los alinhados e bonitos, mas não há relação direta com o fortalecimento.

Se você deseja cabelos mais fortes, deve procurar produtos especificamente indicados para este fim, existe uma grande variedade de produtos e tratamentos no mercado para inserir no seu cronograma capilar e fortalecer seus cabelos.

2. O corte na lua cheia aumenta o volume dos cabelos

Lobisomens e cabelos: o que têm em comum? Mitos com a lua cheia! Essa crença é adaptada de uma prática na qual os agricultores utilizavam as fases da lua para auxiliar na hora certa da colheita.

Cabelos e plantas não são a mesma coisa, o crescimento e o volume se dão de maneiras completamente diferentes. 

Então, cortar o cabelo na lua cheia para ganhar volume ou na minguante para diminui-lo não tem comprovação científica alguma. Por isso, siga seu cronograma e estabeleça com seu cabeleireiro quando é o momento certo de agendar seu corte de cabelo, ok?

3. Raspar os fios faz com que eles nasçam diferentes

Na verdade, mesmo raspar as madeixas é uma espécie de corte de cabelo superficial, ou seja: não tem a capacidade de alterar a estrutura genética dos fios.

Esse tipo de mudança só acontece de dentro para fora. Então corte de cabelo não pode mesmo alterar com profundidade a estrutura de um fio.

4. O corte de navalha danifica os fios

A navalha não danifica o cabelo. Mas, se o profissional não tiver familiaridade com ele, pode estragar o corte de cabelo. Basicamente, cortar com a navalha demanda técnica e prática para ter um bom resultado.

Advertisement

O corte com navalha requer experiência desde a forma de colocar a lâmina no fio até o nível de afiação específico. Com isso, os fios não serão danificados neste processo.

5. O corte de cabelo mensal faz ele crescer mais rápido

O crescimento do cabelo não está diretamente ligado ao corte. Isto quer dizer que, com ou sem corte, o cabelo cresce cerca de 1 cm todo o mês. E isso não vai mudar porque você cortou ou deixou de cortar seus fios neste período, o que determina o crescimento é o bulbo da fibra capilar, não o corte.

E vale lembrar de que o corte de cabelo auxilia na retirada de pontas danificadas, por exemplo, mas não em seu crescimento.

6. Cortar as pontas dos fios acelera o crescimento

Temos muitos mitos associados ao crescimento dos cabelos, não é mesmo? Sem dúvida, gostaríamos de fórmulas miraculosas para que nossos fios crescessem mais rápido, mas não estamos em Hogwarts!

No mundo real, os fios nascem da raiz, então não faz sentido cortar as pontas e acelerar o crescimento, não é mesmo?

No entanto, quando você fica muito tempo sem cortar os cabelos, geralmente os fios ficam quebradiços e secos e é aí que o corte de cabelo entra para restaurar a vitalidade e beleza dos fios.

E então, o que achou desses mitos sobre corte de cabelo? Você conhece outros? Nos conte tudo aqui nos comentários e até a próxima.

Advertisement
Advertisement
Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>