EstiloTipos de CabeloTransformação

Corte de cabelo masculino: qual é o ideal para você?

corte de cabelo masculino

Se engana quem pensa que só a mulherada se preocupa com a beleza dos fios. Há uma enorme variedade de tipos de corte de cabelo masculino disponíveis. As opções são tantas que pode ser um tanto quanto complicado na hora de escolher o corte ideal.

Se você está procurando por um corte de cabelo masculino que seja, ao mesmo tempo, estiloso e prático, então pode se beneficiar das muitas opções que serão apresentadas aqui e entender qual a melhor forma de escolher o seu próximo corte, de acordo com o seu tipo de cabelo e o formato do seu rosto.

Quando queremos mudar o nosso corte, com frequência procuramos por referências na internet. Achamos tantos cortes e todos tão lindos que dá vontade de mudar os cabelos a cada semana.

Mas também é comum nos frustrarmos ao fazer o corte. Depois, percebemos que poderíamos ser um daqueles famosos memes de expectativa e realidade que vemos por aí na internet.

É por isso que é aconselhável fazer uma análise dos cabelos e do corte antes de prosseguir com a mudança. Assim, terá certeza de que seus cabelos ficarão exatamente como você deseja.

Você pode optar por um corte focando na facilidade de manutenção, nos cuidados diários ou em quanto tempo levará até que seja necessário fazer o próximo retoque. São muitas as possibilidades.

Como escolher o corte ideal pelo formato de rosto

Você com certeza já ouviu falar que existe um corte de cabelo masculino ideal de acordo com o seu formato de rosto.

É verdade que analisar o formato do rosto é interessante para escolher o corte de cabelo. Isso pode ajudar a valorizar as áreas que você mais gosta e disfarçar aqueles pontos que você prefere que não sejam realçados.

Para além do formato do rosto, também é necessário levar em consideração o seu tipo de cabelo, já que alguns cortes podem ficar bom, por exemplo, em cabelo crespo, mas não combinar tanto com o cabelo liso.

Rosto de formato redondo

O formato de rosto redondo possui linhas de comprimento e de largura praticamente das mesmas dimensões. Entretanto, seus ângulos são pouco definidos e mais arredondados. Esse tipo de rosto não possui linhas retas.

É comum que o rosto redondo seja confundido com o oval. A testa de quem possui rosto redondo costuma ser menor do que a do rosto redondo. Além disso, o queixo também é menor do que o comprimento do nariz

Para esse tipo de rosto, o corte de cabelo masculino que mais funciona é aquele mais baixo nas laterais e mais alto no topo da cabeça. Isso irá ajudar a alongar o visual. Caso queira optar por cabelos mais longos, pode deixá-los na altura dos ombros. Esse estilo também ajudará a alongar o formato do seu rosto.

corte de cabelo masculino
Instagram: @markynshair

Rosto de formato quadrado

O formato de rosto quadrado é aquele que tem linhas laterais retas. Nesse tipo de rosto, as linhas do comprimento e de largura do rosto têm dimensões semelhantes, com ângulos retos.

Para esse tipo de rosto, o corte de cabelo masculino que mais combina é aquele com cortes repicados, mais suaves e que possibilitem que o cabelo apresente mais movimento.

Rosto de formato triangular

O rosto triangular é conhecido por possuir traços bem definidos. A testa é mais estreita e a base do rosto é mais larga, fazendo com que seu formato se assemelhe ao de um triângulo.

O formato também pode ser de um triângulo invertido, o que significa que a testa é mais larga e o queixo mais estreito. De toda forma, o corte de cabelo masculino que mais combina é aquele com fios desfiados e com mais volume.

corte de cabelo masculino
Pinterest: Nattan Pires

Rosto de formato  oval

Esse é um dos formatos de rosto mais comuns. Ele tem a linha do comprimento maior do que aquela da largura e é ligeiramente mais alongado, não possuindo ângulos de destaque.

Esse tipo de rosto combina com, basicamente, qualquer tipo de corte de cabelo masculino. Isso por não possuir ângulos tão definidos que devam ser disfarçados.

4 tipos de corte de cabelo masculino que são tendência

Agora que sabemos quais tipos de corte de cabelo masculino mais combinam com cada tipo de rosto, está na hora de vermos um pouco mais sobre os cortes que mais estão na moda.

Os fios texturizados estão literalmente fazendo a cabeça dos homens e combinam com todos os tipos de cabelo. É um corte muito simples de ser feito, em que a ideia é simplesmente parecer que você literalmente separou as mechas do seu cabelo, texturizando-o.

corte de cabelo masculino
Instagram:@dinnamoraisoficial

O crew cut é um corte de cabelo masculino com referência militar que consiste em raspar o cabelo nas laterais e deixar um pouco de volume no topo da cabeça. Também combina com todos os tipos de fios.

corte de cabelo masculino
Instagram: @curlyfrysfeed

O grande topete é um corte inspirado na década de 60, que conta com um topete alto e volumoso, no melhor estilo Elvis Presley. Ainda que ele seja associado ao cabelo liso, funciona também para o cabelo ondulado e cacheado.

O corte degradê é caracterizado por fios compridos e volumosos no topo da cabeça e que perdem o volume em um efeito degradê até chegar na nuca. Esse tipo de corte costuma exigir uma manutenção mais frequente para manter o efeito de degradê, e combina com todos os tipos de texturas de fios, podendo ser mantido natural ou estilizado com a ajuda de pomadas ou do gel finalizador.

corte de cabelo masculino
Instagram: @misha.haircut.shuflat

Por fim, quem tem cabelo cacheado pode optar pelo corte de cabelo masculino que realce a definição e o volume dos fios, fazendo também com que os cuidados capilares fiquem mais fáceis e evidenciando o tipo de fio.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>