EstiloTendência

Corte de cabelo longo: 6 formas de cortar o cabelo sem perder comprimento

Quem está deixando os cabelos crescer com certeza acha que a melhor solução é passar longe da tesoura. Mas o corte de cabelo longo é necessário para manter a saúde dos fios em dia.

Cabelos longos necessitam de cuidados específicos que tenham como objetivo fazer com que os fios fiquem mais fortes. Fios quebradiços resultam em queda maior de cabelo, e é possível imaginar como isso atrapalha o projeto de crescimento, certo?

Então, se você tem evitado o corte de cabelo longo por achar que ele irá atrapalhar o seu objetivo de deixar os fios crescerem, está na hora de rever esse conceito e entender como cortar o cabelo pode ser importante para a manutenção dos fios.

Qual a importância do corte de cabelo longo mesmo no projeto Rapunzel?

Quando estamos no projeto Rapunzel, é comum acreditarmos que temos que deixar o cabelo crescer e fazer a manutenção apenas com tratamentos, nunca cortando os fios.

Até que faz sentido pensar assim porque, afinal de contas, se a ideia é que os cabelos fiquem longos, como cortar iria ajudar, não é mesmo?

O problema é que quando nossos cabelos estão com as pontas danificadas, causando problemas como as pontas duplas, toda a saúde dos fios é comprometida.

corte de cabelo longo
Instagram: @salsahair

Por isso, o corte de cabelo longo irá ajudar a manter a saúde capilar em dia, fazendo com que a oleosidade natural do couro cabeludo consiga ser distribuída mais igualitariamente.

Seus cabelos têm nutrientes, vitaminas, mineiras e proteínas que compõe os fios e agem a fim de manter a estrutura capilar completinha e em dia. Se há uma parte que está mais danificada, esses itens terão que trabalhar mais para manter o cabelo saudável como um todo.

Agora, se você remover essas pontas danificadas, os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar serão mais eficientes, pois terá menos partes dos seus fios exigindo maior atenção.

O corte de cabelo longo, portanto, será eficiente para que seus tratamentos sejam potencializados.

Como cortar o cabelo longo

A parte boa é que o corte de cabelo longo visa cortar os fios sem, no entanto, diminuir o tamanho dos seus cabelos. Ou seja, ele trará mais saúde para os seus fios sem diminuir o tamanho das suas madeixas.

O melhor corte de cabelo longo é aquele que usará o comprimento dos fios a favor, dando mais movimento aos fios sem que o tamanho seja reduzido. A remoção das pontas danificadas fará com que seus fios cresçam mais fortes e saudáveis.

Corte V

O corte de cabelo longo em V é ideal para quem deseja madeixas com mais profundidade e movimento. Esse corte apresenta o formato da letra V em seu comprimento, o que significa uma ponta bem definida quando comparada com as laterais.

corte de cabelo longo
Instagram: @willyspinheirohairdesign

Corte reto

O corte reto ou blunt cut tem feito cada vez mais sucesso. Esse corte de cabelo longo mantém o comprimento uniforme ao redor da cabeça. Ele proporciona um efeito mais pesado e encorpado para os fios, ajudando a aumentar o volume dos cabelos.

Esse tipo de corte não é tão democrático, ou seja, não fica tão bem em todos os tipos de fios. Antes de cortar, pesquise por referência de como adaptar para seu estilo de madeixa.

Franja

A franja é um clássico de todos os comprimentos. Seja ela a clássica, a lateral, a lateral mais longa ou a mais curta, há opções para todos os estilos. É uma excelente forma de dar uma repaginada no visual e eliminar pontas danificadas.

A franja pode ser adicionada a qualquer um dos cortes de cabelo mencionados aqui para dar aquele up e inovar no visual.

corte de cabelo longo
Instagram: @salsalhair

Corte para quem quer mais movimento

O corte em U é um corte de cabelo longo semelhante ao corte em V, com a diferença de que não há uma ponta tão definida. Esse corte de forma arredondada confere mais movimento para as madeixas.

Esse estilo de corte pode ser feito também em camadas, o que irá conferir ainda mais volume. Fica lindo para todos os tipos de cabelo.

Corte para ganhar volume nos fios

O corte de cabelo longo em camadas é uma das formas mais clássicas de conferir volume para as madeixas. Sempre na moda, esse estilo faz com que as pontas fiquem mais fluídas e ajuda a dar mais movimento aos cabelos.

corte de cabelo longo
Instagram: @jessicasantinioficial

Long bob

O estilo de corte long bob é geralmente associado com cabelos mais curtos, mas é possível aderir no corte de cabelo longo com estilo long bob.

Basta fazer com que a parte da frente fique mais comprida do que o comprimento restante dos fios.

corte de cabelo longo
Instagram: @kaducesario

Esse estilo de corte também ajudará a fazer com que seus fios tenham mais movimento natural.

O corte de cabelo longo é parte importante do projeto Rapunzel. Dessa forma, podemos remover as pontas danificadas que fazem com que os fios fiquem mais ressecados. Escolha o tipo de corte que mais te agrada e faça as pazes com a tesoura!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>