Transformação

Corte de cabelo desfiado ou repicado? Entenda quando optar por cada um

Corte de cabelo desfiado ou repicado? Entenda quando optar por cada um

O cabelo desfiado é uma das grandes apostas no universo da beleza capilar atualmente. Excelente para quem não quer deixar os cabelos mais marcados ou pesados, ele é uma boa forma de mudar de visual e combina com vários estilos, como o long bob.

É importante saber que cabelo desfiado e cabelo repicado são coisas diferentes. Entender quais são as diferenças entre os dois cortes é essencial para saber qual será o corte ideal para seus fios.

Por isso, vamos entender o que é o cabelo repicado e o que é o cabelo desfiado para que você saiba em qual visual você deve apostar.

O que é o cabelo repicado?

O corte repicado é feito em camadas. Assim, parte de cima dos cabelos é mais curta do que a base. Isso faz com que a diferença entre os comprimentos fique mais visível.

A principal intenção desse corte é dar mais movimento para os fios. Ele também evita que os cabelos se tornem mais pesados. É um bom corte de cabelo cacheado porque faz com que os cabelos fiquem mais leves.

cabelo desfiado ou repicado para cachos?
Instagram: @guilhermeviega

Esse corte é feito com um instrumento de apoio ao corte que recebe o nome de cavalo. Ele auxilia a criar camadas com ângulos diferentes e cortes retos.

Ele pode ser feito em cabelos curtos, médios ou longos, deixando as pontas com diferentes tamanhos e não assimétricas. Assim, os fios se distribuem de forma diferente.

O que é o cabelo desfiado?

Já o cabelo desfiado tem o efeito oposto. Ou seja, tem como principal objetivo tirar o volume dos fios. Esse corte não deixa o cabelo marcado ou pesado. Ele é ideal para criar mechas irregulares em mulheres com cabelo muito fino, fazendo com que os fios se encaixem melhor.

Esse tipo de corte pode ser feito com a ajuda de uma tesoura ou de uma navalha. No caso da navalha, o corte confere mais leveza tanto para o comprimento quanto para as pontas dos cabelos, sendo mais indicado para fios de cabelo grossos.

Já a tesoura proporciona fios mais soltos e cheios de movimento, sendo indicada para todos os tipos de fios.

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Apesar de acreditarmos que repicar e desfiar o cabelo é a mesma coisa, é possível perceber que a intenção de cada um deles é diferente.

O corte repicado será responsável por dar mais o volume dos fios. Ele é indicado para pessoas que conferir mais movimento para as madeixas e dar a impressão de ter mais cabelo.

cabelo desfiado ou repicado para crespo
Instagram: @rodrigovizu

Já o cabelo desfiado tem como principal objetivo diminuir o volume dos fios. Dessa forma, é indicado para aquelas que desejam cabelos com movimento e menos volume.

Dependendo da direção do corte, pode-se conferir mais leveza e modelar o caimento dos cabelos. É importante verificar com o profissional para entender qual o melhor corte.

diferença entre cabelo desfiado e repicado
Instagram: @tuktuk4u

Existem também formatos diferentes de corte de cabelo repicado e cabelo desfiado, podendo ter a finalização em V, em U e em outros estilos. São muitas as opções, para todos os gostos e estilos.

Tanto o corte de cabelo repicado quanto o corte de cabelo desfiado estão na moda, sendo cada um indicado para uma finalidade capilar diferente.

Quando optar por cada corte?

Para entender qual tipo de corte ficará melhor para os seus fios, é necessário analisar quais são as principais necessidades que você deseja suprir com o estilo de corte.

Há muitas referências disponíveis na internet para que você possa saber se o melhor para o seu cabelo será o corte repicado ou o desfiado.

Para além de decidir qual será a técnica utilizada para cortar os seus cabelos, você também precisa analisar detalhes como qual o tamanho que você deseja.

Procure por referências relacionadas ao tamanho que você quer e leve para o cabeleireiro para que ele. Com essas referências será possíve dar indicações de como ficaria o corte ideal para você.

Tanto o cabelo repicado quanto o cabelo desfiado darão mais movimento para os seus cabelos.

corte de cabelo repicado liso para dar volume
Instagram: @izadoratardim

Para além de cortar os seus fios, procure se informar também sobre quais são os cuidados indicados para o seu tipo de cabelo. Assim suas madeixas permanecerão bonitas e hidratadas por mais tempo. A depender do tipo de corte, pode haver necessidade de fazer a manutenção com uma frequência maior.

Se você deseja menos volume e mais movimento nos seus fios, o corte de cabelo desfiado é a opção mais indicada. Esse corte pode ser feito em todos os tipos de cabelo, sendo especialmente indicado para aqueles que são muito finos. Consulte um profissional para verificar qual a melhor forma de cortar os seus fios ou aprenda como cortar o cabelo sozinha.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>