Corte bordado é o fim das pontas duplas? Saiba quem pode fazer e quais são os benefícios
Se os seus fios estão danificados de alguma forma, você com certeza já procurou por formas diversas de fazer com que eles fiquem mais saudáveis. O corte bordado pode ser uma solução para problemas como as pontas duplas.
Quando ouvimos falar nessas indesejadas pontas divididas dos fios, quase instantaneamente pensamos em cortar os cabelos, e não é à toa. Aparar as pontas dos fios é importante para a saúde capilar.
É assim que podemos tirar as pontas duplas e fazer com que os fios adquiram uma aparência mais saudável. Há muitas formas de fazer isso. Se você nunca ouviu falar do corte bordado, está na hora de conhecer essa técnica que tem feito a cabeça da mulherada.
Um corte que tem como objetivo tirar as pontas duplas sem, no entanto, alterar o comprimento das madeixas só poderia fazer muito sucesso, não é mesmo?
O corte bordado é ideal para quem quer se livrar das pontas duplas sem mexer no comprimento dos cabelos. A promessa desse tipo de corte é trazer fios mais bonitos e mais saudáveis, com aparência renovada.
Você agora deve estar se perguntando se o corte bordado pode ser feito no seu tipo de fio. Então, vamos aprender mais sobre essa excelente técnica?
O que é corte bordado?
O corte bordado tem como objetivo cortar as pontas duplas e secas de forma pontual, sem interferir no tamanho das madeixas.
As pontas duplas são grandes vilãs da saúde capilar, já que contribuem para fazer com que nossos cabelos adquiram um aspecto muito ressecado e fazem com que o frizz surja em maior quantidade.
Esse corte elimina os fios mais arrepiados e as pontas duplas fragilizadas. Embora pareça ser uma técnica complicada, ele consiste apenas em retirar, com o auxílio da tesoura ou de uma máquina específica para esse fim, as pontas danificadas. Esse corte é indicado para quem sente que as madeixas estão ressecadas ou danificadas, seja pela exposição prolongada ao sol ou pela ação de procedimentos químicos como a descoloração e alisamentos.
As pontas duplas serão retiradas de todo o comprimento do cabelo, não somente aquelas do final do fio. Dessa forma, é possível corrigir o aspecto ressecado ao eliminar seu principal causador.
A principal preocupação da mulherada que é adepta do famoso projeto Rapunzel é que o corte de cabelo não mexa no comprimento. Dá uma tristeza enorme deixar os fios crescerem durante meses só para ir no cabeleireiro e ver suas longas madeixas irem embora devido a um corte errado.
Então, se você quer preservar a saúde dos seus fios sem mexer no tamanho deles, o corte bordado será o ideal para você. Ajude suas madeixas a recuperarem a saúde por meio desse grande aliado.
Corte bordado funciona?
Se você está com os cabelos ressecados e com pontas duplas, já deve ter percebido que o corte bordado é para você. Mas pode ser que você esteja desconfiada e pensando se isso realmente dará certo ou é uma pegadinha.
Uma técnica que promete retirar todas as pontas duplas pode parecer um sonho ou uma utopia, mas ela existe. O corte bordado é altamente eficiente para quem deseja recuperar a saúde e vitalidade dos fios.
No entanto, é importante manter os cuidados capilares após a realização do corte, o que ajuda a evitar a formação de novas pontas duplas. Use produtos adequados para o seu tipo de cabelo e dê preferência para aqueles que agem nas pontas.
O reparador de pontas é uma excelente forma de evitar que essa parte do fio se danifique, já que esse produto conta com ativos que promovem a redução do frizz e devolução do brilho e maciez aos cabelos.
Corte bordado estraga o cabelo?
Tudo bem, já entendemos que o corte bordado pode ser um grande aliado de quem quer manter o comprimento e, ao mesmo tempo, se livrar das indesejadas pontas duplas. Mas será que ele irá estragar os seus fios?
O corte bordado não tem nenhum tipo de contraindicação e só traz benefícios para nossos cabelos. Isso ocorre porque ele irá tirar apenas os fios mais arrepiados e as pontas fragilizadas, que contribuem para prejudicar a saúde dos fios de cabelo.
O único ponto negativo em relação a esse tipo de corte é que ele pode ser um pouco mais demorado, já que exige uma análise profunda dos fios a fim de identificar todas as pontas ressecadas. Por isso, é importante fazer esse corte apenas com profissionais especializados. Nada de tentar cortar o próprio cabelo em casa, porque sabemos que os resultados podem ser desastrosos, não é mesmo?
Como acabar com as pontas duplas fazendo o corte bordado?
Após recorrer ao corte bordado para eliminar as pontas duplas e ressecadas, adicione em seus cuidados capilares produtos específicos para a saúde das pontinhas. Uma boa opção são os reparadores de ponta e os óleos capilares, que servem para selar a cutícula e evitar a formação dessas indesejadas pontas. Além disso, dê atenção especial para os cuidados dos cabelos. Quando nossas madeixas estão hidratadas e saudáveis, é mais incomum que se formem frizz e pontas duplas, já que essas ocorrem devido ao rompimento da cutícula capilar.
Cabelos altamente danificados podem contar também com procedimentos como a selagem capilar. Consulte um cabeleireiro para analisar quais são as necessidades da sua fibra capilar e use os produtos certinhos. Se dermos um pouco de atenção diariamente às nossas madeixas, elas ficarão lindas e saudáveis por muito mais tempo.
Como fazer corte bordado?
O corte bordado deve ser feito por um profissional especializado, no salão de beleza. Ao separar o cabelo em mechas e pentear cada uma, o cabeleireiro consegue identificar as partes ressecadas, tornando mais fácil cortá-las. Ele pode utilizar a tesoura ou uma máquina no formato da chapinha que, quando passada no cabelo, retira as pontas duplas.
Alguns salões também fazem o corte bordado com o auxílio de uma vela que serve para queimar os fios ressecados, que ficam sobressalentes. No entanto, é preciso tomar cuidado especial com essa técnica, já que ela pode prejudicar os fios e até mesmo queimá-los. O ideal é mesmo recorrer ao corte bordado com o auxílio da tesoura, que é eficiente e apresenta menos riscos para a fibra capilar. Esse corte pode ser feito em todos os tipos de cabelo e exige uma manutenção um pouco mais frequente, especialmente em casos nos quais os cuidados pós-corte não são tão intensos.
O corte bordado pode ser um grande aliado da saúde capilar, eliminando as pontas mais danificadas e devolvendo leveza e movimento aos cabelos. Esse corte deve ser feito no salão, por um profissional especializado, e sua manutenção ocorre a cada três meses. Para prolongar o efeito, vale apostar em produtos como reparadores de pontas ou o óleo de coco.