Os matizadores são produtos que neutraliza a cor dos cabelos. Eles removem pigmentos indesejados, como os tons amarelados e alaranjados que podem surgir devido a diversos fatores. Por exemplo, a exposição solar ou a água com cloro da piscina podem gerar tons esverdeados no cabelo loiro.
Como o meu cabelo é castanho com mechas, ele acaba ficando com tons alaranjados e amarelados com o passar do tempo. Por isso, o shampoo matizador é um produto que não deixo de ter no meu banheiro e que uso a cada 15 dias.
Pensando em te ajudar na escolha do matizador ideal, segue abaixo algumas informações essenciais que você precisa saber antes de escolher o tipo de matizador para o seu cabelo. Confira abaixo mais detalhes!
Matizadores azul, roxo, verde e cinza, como escolher o melhor?
Já tive dúvidas na hora de escolher o tipo de matizador para o meu cabelo. É bem comum que isso aconteça por existirem várias alternativas diferentes de matizadores. O segredo está na cor, já que cada um deles serve para tipo de loiro de acordo com as regras de colorimetria. Veja abaixo as indicações de cada tipo de matizador!
Cores de matizador
Roxo – é o mais indicado para os loiros quentes e que tem mais facilidade em ficarem amarelados;
Azul – é o tipo de matizador mais indicado para o loiro que fica alaranjado, principalmente na raiz;
Verde – recomendado para cabelos que ficaram com tons avermelhados, o que é comum acontecer principalmente em cabelos castanhos escuros e pretos;
Cinza – o matizador cinza é o mais recomendado para q cabelos que não abriram bem na descoloração ou que foram mal descoloridos. Esse tipo de matizador ajuda a fechar o tom do cabelo, de modo que ele fique mais cinza.
Independente do tipo de matizador escolhido, é fundamental que você siga as recomendações da embalagem, principalmente em relação ao tempo de ação, já que deixar agindo muito tempo pode acabar fazendo com que os fios fiquem roxos, por exemplo.
Além disso, não deixe de escolher por marcas de qualidade e por matizadores que ao mesmo tempo em que neutralizam, dão brilho, revitalizam e hidratam os fios. A frequência também é algo que precisa ser levado em conta, já que os matizadores devem ser usados conforme necessidade, que no meu caso é mais ou menos a cada 15 dias que matizo em casa usando o combo de shampoo matizador violeta e condicionador matizador. Não é necessário exagerar, pois pode ser que o cabelo chumbe.
Importante dizer, também, que lendo na internet vi algumas receitas de matizador caseiro, mas que tem muitas contraindicações, pois podem manchar os fios dependendo dos ativos usados na produção, o que é um risco grande.
Dicas de cuidados pós matização e para o efeito durar mais
Os cuidados com os fios devem continuar depois da matização, justamente para que o cabelo fique saudável e o efeito da cor vibrante e bonita dure mais tempo.
O recomendado é que se lave os fios com água fria ou morna, já que a água quente pode acabar ressecando o cabelo. Além disso, uso de produtos específicos para cabelos coloridos é essencial, assim como a aplicação de leave in com proteção solar quando for a praia ou a piscina, e protetor térmico quando for usar a chapinha e o secador.
Investir em um cronograma capilar, que intercala hidratação, nutrição e reconstrução, também é muito recomendado, pois trata-se de um tratamento completo para o seu cabelo.