ColoraçãoTransformação

Cor fantasia: conheça essa tendência e escolha a que mais combina com você!

cor fantasia

Os cabelos com cor fantasia viraram tendência e estão cada vez mais conquistando a cabeça das mulheres antenadas na moda, criativas e também que gostam de se divertir com a coloração do cabelo. Seja rosa, roxo, azul, laranja ou multicolorido, a cor fantasia consegue trazer uma sensação de alegria e descontração, né? Essa moda veio do movimento punk inglês da década de 1970 e hoje em dia é febre entre as famosas de Hollywwod. Adolescentes e também mulheres mais velhas que querem romper com os padrões já aderiram!

como pintar o cabelo com cor fantasia
Foto/Reprodução: Pinterest

Uma vantagem da cor fantasia é que pode ser feita como coloração global, assim como mechas e também o chamado dip-dye, em que somente as pontas do cabelo são pintadas com cor fantasia. Ficou interessada nessa tendência? Vamos te explicar abaixo tudo sobre cor fantasia, o que usar para pintar o cabelo desse jeito e também se é difícil ou não manter essa cor! Continue a leitura!

O que são cores fantasia?

Antes de entender sobre a manutenção, os cuidados necessários e como pintar o cabelo com cor fantasia, vamos te explicar melhor o que é. Cor fantasia são aquelas cores que não existem naturalmente nos nossos fios. Sendo assim, que fogem dos padrões tradicionais de colorações. Por exemplo: laranja, azul, roxo, rosa, verde, entre outros.

Vale dizer que a cor fantasia pode ser usada individualmente ou em misturas incríveis, como é o caso do cabelo arco-íris. Nele os fios são pintados com faixas violeta, azul claro, azul escuro, verde, amarelo e laranja. Destaque também para outra tendência interessante com cor fantasia, o chamado galaxy hair. Essa tendência  recria as cores das galáxias nos fios, misturando tons de violeta, roxo, rosa e azul turquesa.

cor fantasia em tom pastel
Foto/Reprodução: Pinterest

Cor fantasia é sempre vibrante?

Não! A cor fantasia não precisa necessariamente ser vibrante, podendo ser mais clarinha e até mesmo em tons pastéis!

Entre os tons pastéis, chamados também de faded pastel, os que estão mais em alta são os tons clarinhos de azul bebê, rosa milennial e lavanda. Já entre as cores vibrantes, o azul turquesa e o rosa são os mais pedidos nos salões de beleza.

Se você quer algo ainda mais criativo, é interessante pesquisar também sobre a cor fantasia perolada. Nela é recriado o efeito holográfico de uma pérola, e também o rosa salmão, que traz elegância e sofisticação aos fios.

Também é relevante dizer que não existe qualquer contraindicação para pintar os fios com cor fantasia, além deles estarem fortes para serem descoloridos, ok? As diferentes cores fantasias combinam com cabelo liso, cacheado, ondulado e crespos, e também de todos os comprimentos.

O que usar para pintar o cabelo desse jeito?

Para pintar o cabelo com cor fantasia o primeiro passo é descolorir o fios e, por isso, é muito importante que eles estejam fortes o suficiente para aguentar o procedimento sem quebrar. Depois que o cabelo é descolorido, ele se torna mais poroso e os pigmentos da tinta conseguem penetrar com mais facilidade. Como trata-se de uma etapa delicada, que exige teste de mecha, por exemplo, é indicado que o procedimento seja realizado por profissionais.

Já em relação ao tom da descoloração, ele pode variar. Se o objetivo são cores mais vibrantes, uma simples descoloração já é suficiente. Porém, se a escolha for por tons pastéis ou mais claros, é necessário que o processo de descoloração deixe os fios quase brancos.

cor fantasia neon
Foto/Reprodução: Pinterest

Outra opção, caso você tenha cabelo virgem e não queira descolorir, é escolher por tinturas com amônia. Essa substância que consegue abrir a cutícula e alterar no máximo dois tons. Se essa for sua opção, quanto mais claro for o cabelo natural, mais aberta a cor fantasia vai ficar.

É difícil manter a cor fantasia?

Uma das características da cor fantasia é que ela desbota com mais facilidade do que as cores tradicionais. Por isso, os cuidados com os fios precisam ser reforçados.

Em primeiro lugar, é recomendado que se siga um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas diferentes: nutrição, reconstrução e hidratação. Além disso, é indicado usar produtos, como shampoo e condicionador, que sejam específicos para cabelos coloridos. É indicado também que se reduza o número de lavagens, pois o shampoo é bastante abrasivo.

cor fantasia no cabelo crespo
Instagram: @dicasdemulher

Ao usar chapinha ou secador, não se esqueça de passar protetor térmico, para proteger os fios do calor dessas ferramentas. Além disso, sempre que for a praia ou piscina, aplique algum produto com filtro solar. Isso ajuda a evitar o desbotamento e o ressecamento dos fios.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>