DicasEstilo

Cor de cabelo depois dos 40 anos: existe alguma regra?

cor de cabelo depois dos 40 anos

Cheguei aos 40 anos, e agora? Existe alguma regra para a cor de cabelo depois dos 40 anos? Será que é melhor pintar, devo cortá-lo ou deixar acontecer naturalmente? Esses são alguns dos questionamentos que surgem quando os primeiros fios de cabelo branco começam a aparecer.

É claro que cada pessoa é completamente livre para fazer o que quiser nos cabelos, e espero que isso esteja bem claro para você. No entanto, é comum termos dúvidas e recorrermos à moda para entender quais são as tendências e, assim, buscar a inspiração que irá acabar com a nossa indecisão.

cabelo depois dos 40
Foto/Reprodução: Pinterest

As técnicas capilares evoluíram muito ao longo dos anos. Isso significa que, basicamente, independente do que você quiser fazer nos seus fios, deve haver um tratamento ou um procedimento químico que irá te trazer o resultado desejado.

Mas é claro que quando temos dúvidas, um leque tão grande de opções pode fazer com que elas aumentem ainda mais. É nessas horas que geralmente pedimos aquela ajuda para as nossas amigas, certo? Pois bem. Considere esse artigo a ajudinha de amiga que você quer.

O cabelo dos 40 anos: pintar ou cortar?

Essa é uma das dúvidas que surgem mais frequentemente entre as mulheres de 40 anos. A resposta é, obviamente, que você pode fazer o que você quiser. Mas se você quer entender as vantagens e desvantagens de cada um, fica ligadinha aqui.

A vantagem de escolher uma nova cor de cabelo depois dos 40 anos é poder pintar os fios na tonalidade que você quiser. A desvantagem é a necessidade de fazer a manutenção da cor e redobrar os cuidados. Vale lembrar que todo tipo de colorações são agressivas aos fios.

cabelo grisalho
Foto/Reprodução: Pinterest

A vantagem de cortar os cabelos é a praticidade dos fios mais curtos, que são mais fáceis de serem estilizados e mais econômicos.

A desvantagem é que se você se arrepender, pode ser que seus fios demorem um pouco para crescer. Para quem gosta de fios compridos, cortar é aquele item que quase sempre está fora de cogitação.

Caso você decida fazer alguma mudança nos seus fios, é importante escolher a mudança que irá te deixar mais confortável e colocar a sua autoestima lá em cima.

Qual a cor de cabelo que rejuvenesce?

As tonalidades são muitas. Do castanho claro ao loiro, do preto ao grisalho, as opções são inúmeras.

Ao escolher a cor de cabelo depois dos 40 anos, um dos itens que é levado em consideração com maior frequência é o rejuvenescimento. Se você busca por uma cor que rejuvenesce, leve sempre em consideração a tonalidade natural dos seus fios.

Quanto mais próxima for a tonalidade escolhida da cor natural dos seus fios, maior será o efeito de rejuvenescimento.

Advertisement
cabelo mulher madura
Foto/Reprodução: Pinterest

Que cor de cabelo depois dos 40 anos fica melhor?

Não existe uma cor certa, mas sim aquela que é mais adequada para o seu estilo e as suas necessidades. Das cores fantasia às mais clássicas, as opções são muitas.

Na hora de escolher a nova tonalidade, leve em consideração o período de manutenção e os cuidados que essa cor exigirá.

Se você não tem tanto tempo para cuidar das madeixas, pode ser interessante optar por colorações que não exijam a descoloração dos seus fios. Isso demandará menos cuidados para manter a saúde em dia.

Gaste um tempinho pesquisando para encontrar a tonalidade que mais te agrada. As inspirações são muitas e fica muito mais fácil escolher quando vemos fotos de outros cabelos para nos inspirarmos.

Existem outras técnicas e visuais para apostar nessa fase de vida?

Além de mudar completamente a cor de cabelo depois dos 40 anos ou cortar os fios, você também pode apostar em técnicas como luzes. Essa técnica  é ótima caso queira optar por uma mudança mais gradual.

Técnicas como mechas ou ombré também são formas de mudança gradual da cor que podem ser levadas em consideração e garantem um excelente resultado para os seus fios.

Cuidados necessários para pintar o cabelo após os 40 anos

Independente da idade, mudar a cor dos fios exige uma série de cuidados a fim de garantir a saúde dos cabelos. Quando ficamos mais velhas, a produção de proteínas como queratina diminui, fazendo com que nossos cabelos se tornem mais frágeis.

Atrelado a isso, um procedimento como a coloração irá fazer com que seus cabelos fiquem ainda mais fragilizados. Se você deseja mudar a cor de cabelo, certifique-se de estar munida de produtos que irão fazer o tratamento adequado das suas madeixas após a coloração. Isso irá garantir que seus fios fiquem mais fortes e mais saudáveis por mais tempo.

dica de produto

A reconstrução capilar, por exemplo, é um excelente tratamento para quem deseja mudar a cor de cabelo depois dos 40 anos, garantindo a reposição das proteínas essenciais para fazer com que seus fios fiquem fortes e com a fibra capilar preenchida.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>