Coloração

Cor de cabelo chocolate: será que é um tom único? Conheça formas diferentes de como adotar essa cor no cabelo

Cor de cabelo chocolate: será que é um tom único? Conheça formas de como adotar essa cor no cabelo

A cor de cabelo chocolate é clássica, atemporal e sofisticada. Engana-se quem pensa que só existe um tom de chocolate e também quem acredita que o cabelo chocolate só combina com algumas texturas de fios ou com determinados tons de pele, pois trata-se de uma coloração capaz de valorizar todos os tipos de cabelo e também fica ótimo em diferentes tons de pele, das clarinhas às negras. Quer saber tudo sobre como adotar essa cor? Confira abaixo nossa matéria completa sobre cor de cabelo chocolate!

Quais os tons de chocolate?

É super importante reforçar que existem diversos tonalidades dentro da cor castanho, que podem ser mais claras, médias ou escuros, e com subtom quente, neutro ou frio. A cor de cabelo chocolate é uma delas e tem fundo quente e reflexos marrons, que realmente parecem a cor do doce chocolate. Entretanto, é importante dizer que existem diversos tons da coloração chocolate, que vão do castanho médio ao castanho escuro. A escolha do tom, portanto, deve levar em conta a sua preferência e também qual é a cor base dos seus fios.

Cor de cabelo chocolate com tom quente
Instagram: @joyjah

Como conseguir a cor de cabelo chocolate?

Na hora de pintar o cabelo de chocolate, uma das principais dúvidas que surgem é se será necessário descolorir os fios. Para chegar na cor de cabelo chocolate, a descoloração só será necessária caso o seu cabelo seja preto bem escuro ou se você for ruiva natural, ok? Além disso, caso o seu cabelo seja pintado de preto, será necessário o processo de decapagem, processo em que os pigmentos de outras colorações são retirados antes de uma nova coloração. Já se os seus fios forem loiros, castanhos ou ruivos, a descoloração não se faz necessária, o que pode ser visto como uma grande vantagem, já que evita maiores danos aos fios.

Cor de cabelo chocolate escuro
Instagram: @_natalietaylor

Qual tinta usar?

Para conseguir a cor de cabelo chocolate você pode usar a tintura 6.7 ou se quiser evitar componentes mais agressivos, é indicado a utilização de uma coloração semipermanente, que atua apenas nas escamas dos fios, sem abrir as cutículas, e consegue clarear até um tom e meio.

Luzes e Californiana

Uma ótima opção caso você queira iluminar o visual é adicionar reflexos mais claros ao longo do cabelo chocolate. As luzes em tom de caramelo ou mel combinam bastante com o cabelo chocolate, dando a impressão que o cabelo foi clareado naturalmente pelo sol. Se você deseja efeito mais marcante, a californiana em tons de dourado devem ser uma opção a ser considerada.

Cor de cabelo chocolate com luzes
Instagram: @josyoliveirawt

Já se você não quer adotar a cor chocolate como coloração global mesmo com mechas mais claras, também existe outra opção: fazer luzes em diferentes tons de chocolate. Essa opção é interessante para quem quer apenas mudar um pouco e dar uma iluminada a mais no cabelo. Nesta opção, o cabelo chocolate claro é a tonalidade ideal para clarear de forma suave os fios naturalmente escuros. Se o cabelo for preto, os tons mais escuros de chocolate devem ser a aposta para as luzes.

Como manter o cabelo chocolate

Por mais que na maioria das vezes não seja necessária a descoloração para a cor de cabelo chocolate, alguns cuidados no pós coloração realmente são importante para que a cor se mantenha bonita por mais tempo e o cabelo saudável.

A primeira dica é seguir um cronograma capilar. Essa rotina de cuidados com os fios que alterna três etapas diferentes: hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, também é fundamental usar shampoo e condicionador que sejam específicos para cabelos tingidos. Use protetor térmico sempre que for usar a chapinha ou o secador, e não esqueça de usar um finalizador que tenha filtro solar. Assim, os fios estarão protegidos da ação dos raios solares. Se possível, evite lavar os fios todos os dias também.

morena iluminada

Banho de brilho para cabelos chocolate: passo a passo

Uma ótima dica para que a cor de cabelo chocolate fique mais luminosa e que também ajuda a aumentar o intervalo entre os retoques é o banho de brilho. Para fazer, você só vai precisar de um tonalizante da mesma numeração utilizada anteriormente e uma máscara de tratamento. Depois, siga o passo a passo abaixo:

1º Passo: Em um recipiente, misture o tonalizante, metade da emulsão reveladora e máscara de hidratação de base branca;

2º Passo: Lave os fios com shampoo sem sal e divida o cabelo em 4 partes;

3º Passo: Aplique a mistura em cada uma das partes divididas, inclusive na raiz;

4º Passo: Deixe a mistura agir por 30 minutos e enxague normalmente. Passe então um condicionador, enxague novamente e retire o excesso de água com uma toalha de algodão. Prontinho!

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>