DicasTendência

Coque de cabelo: 10 formas de usar esse penteado versátil

coque de cabelo

Forma mais rápida e prática existente de mudar o visual, os penteados estão com tudo. Tem penteado de verão, de outono, inverno ou primavera, o penteado para cada tipo de cabelo e, se bobear, tem até o penteado de cada signo. Mas um dos mais universais é, com certeza, o coque de cabelo.

Essa alternativa para inovar na hora de criar um visual combina com praticamente qualquer ocasião. Do mais despojado feito na hora até aquele digno de passarela, do coque clássico de casamento até aquele super instagrammável com dois coques, não há quem resista a esse modo de prender os fios.

O coque de cabelo se adapta com praticamente todos os comprimentos de fios, sendo também uma excelente opção para os dias mais quentes.

Seja com os fios texturizados, todos presos ou deixando alguns soltos, com volume ou sem volume, o coque é um daqueles que vem para ficar.

Essa forma de prender os cabelos é tendência e dá um toque diferenciado ao nosso outfit, sendo uma ótima maneira de destacar a maquiagem ou aquele brinco super tendência.

Uma outra vantagem do coque de cabelo é o fato de ele permitir que inovemos também no uso de acessórios. Basta dar uma pesquisadinha para você ver a quantidade de ideias para valorizar um coque simples com tiaras, presilhas ou pedrarias.

Misturado com tranças ou mais simples eles dão uma cara nova para quem os usa.

Se engana quem acha que só existe um estilo de coque de cabelo. Esse penteado tem diversas formas diferentes, cada uma com características diversas. Se você está cansada de usar os cabelos sempre soltos ou em um rabo de cavalo, é a hora de conhecer os diferentes tipos de coque de cabelo e ver qual mais te agrada.

Coque de cabelo

Quer você tenha muita prática em fazer coque de cabelo ou tenha a impressão de que, a cada vez que você tenta, o penteado acaba ficando sem vitalidade e não pareça cheio o suficiente, a verdade é que é preciso habilidade.

HABILIDADE, que eu não tenho hahahah

Algumas mulheres são naturalmente mais habilidosas na hora de fazer penteados. Outras têm um pouco mais de dificuldade. Se esse é o seu caso, a palavra-chave é treino.

Tem coque de cabelo que é mais fácil de ser feito, enquanto exigem um pouco mais de trabalho. É importante lembrar de usar elásticos e grampos que não danifiquem a fibra capilar, porque a última coisa que queremos é que aquele penteado fabuloso se transforme em dor de cabeça na hora de cuidar dos cabelos, né?

Uma das maiores vantagens dessa era em que vivemos é que é possível pesquisar praticamente tudo. É difícil não achar um tutorial para o que queremos fazer, seja uma maquiagem mais descolada ou como instalar o chuveiro sem levar choque.

E, é claro, existem muitos tutoriais online para quem deseja aprender melhor como fazer um coque de cabelo diferentão ou para quem não tem tanta habilidade assim.

coque de cabelo
Coque + trança também é uma super tendência. Instagram: @freshlengths

Algumas pessoas não gostam muito de coque de cabelo por terem cabelo ralinho e acharem que o penteado fica muito murcho. Mas essa é a hora de dar aquele truque e usar as roscas que servem para dar volume no penteado ou outra das muitas formas de fazer parecer que você tem mais cabelo do que a Rapunzel.

Agora que já estamos todas encantadas com a versatilidade do coque de cabelo e prontas para aprender mais sobre esse penteado, vamos ver alguns tipos de coque e a forma ideal de fazê-lo, além de aprender alguns truquezinhos extras para mantê-lo no lugar por mais tempo.

1 – Coque de cabelo: rosquinha

O coque de cabelo rosquinha é o mais clássico quando falamos desse penteado. Ele pode ser feito por meio de um rabo de cavalo simples. Nesse caso, basta fazer o penteado e depois enrolar a mecha de cabelo no próprio eixo do rabo de cavalo.

Coque rosquinha – @pinterest

Quem deseja um coque mais volumoso pode incrementá-lo com um acessório chamado donut, feito especialmente para os coques. Também é possível usar uma meia-calça grossa enrolada.

2 – Coque de cabelo: bagunçado

O coque de cabelo bagunçado tem uma pegada mais despojada, como se tivesse sido feito rapidamente. Ele pode ser feito da mesma forma. Basta que, no final, você afrouxe um pouco o coque, soltando alguns dos fios.

Coque bagunçado – @kylacentomo

Esse tipo de coque de cabelo fica ainda mais lindo quando deixamos uma ou duas mechinhas de cabelo soltas perto do rosto.

3 – Coque de cabelo: samurai

O coque samurai tem se tornado cada vez mais popular. Basta procurar no Pinterest para ver a quantidade de jeitos diferentes de fazer esse bonito penteado. Ele é o coque no alto da cabeça.

Coque samurai – @loredana @lipstickncurls

Pode ser feito como um coque completo ou meio coque, deixando o resto dos fios soltos. Esse é o equivalente ao meio rabo de cavalo.

4 – Coque de cabelo: abacaxi

O coque abacaxi faz a cabeça das cacheadas, literalmente. Ele é um penteado que ajuda a evitar o frizz em excesso e manter os cachinhos no lugar. Para fazê-lo, prenda todo o seu cabelo como se fosse fazer um rabo alto e prenda no topo da cabeça.

Coque abacaxi – @joyjah

Ajeite os fios soltos com os dedos, ajustando o volume e bagunçando-os para dar um efeito mais despojado.

5 – Coque de cabelo: baixo

O coque de cabelo baixo é geralmente tido como mais formal. Esse coque fica na altura da nuca ou quase no final da cabeça. Prenda todos os fios e comece a enrolá-los em volta dos dedos. Deixe o coque no lugar com a ajuda de um elástico ou grampos.

Coque baixo – @derya

6 – Coque de cabelo: lateral

O coque de cabelo lateral é uma escolha muito comum em eventos mais formais. Ele é bem simples de ser feito. Basta utilizar o mesmo passo a passo do coque rosquinha, mas prendendo todo o cabelo no alto da cabeça, na lateral.

Coque de lado – @garotabeleza @portaisdamoda

7 – Coque de cabelo: com trança embutida

Uma forma simples e prática de dar um toque diferente ao seu coque de cabelo é fazendo uma trança embutida lateral. Basta selecionar uma mecha da lateral da cabeça e fazer o coque, prendendo a ponta com um elástico.

Coque com trança embutida – @salaovirtual

Então, junte a trança ao resto do cabelo e faça o coque na altura que você quiser.

8 – Coque de cabelo: space bun

O space buns ou coque duplo é outra grande febre vinda do Pinterest para as nossas cabeças. Ele é muito simples de ser feito. Basta dividir duas mechas do alto da cabeça, uma de cada lado, e fazer o coque.

Space bun – @joyjah

Você também pode escolher prender todo o cabelo ao invés de apenas duas mechas.

9 – Coque de cabelo: com tiara

Um jeito simples de dar um toque de glamour extra ao seu coque é usando acessórios como tiaras. Você pode também fazer uma tiara usando seu próprio cabelo em volta da parte da frente de sua cabeça. O resultado é lindo!

Coque com tiara – @salaovirtual

10 – Coque de cabelo: cabelo masculino

E se você acha que somente a mulherada pode usar e abusar dos coques, errou! O coque de cabelo também é um penteado muito utilizado por homens, e fica lindo. O coque samurai é uma das opções com maior tendência atualmente, mas vale a pena ousar e experimentar outros estilos também.

E aí, já está na hora de colocar esses cabelos para cima (ou para o lado, ou embaixo, você que escolhe) e fazer um coque de cabelo maravilhoso, não é? Opção é o que não falta, para todos os gostos e tipos de cabelo, para cabelos femininos e masculinos.

E por falar em cabelo masculino, para além de saber como fazer o coque de cabelo, é importante lembrar-se também dos cuidados capilares. Tem cabelo cacheado? Você sabe como cuidar dele? Caso a resposta seja não, não se preocupe. Estamos aqui para ajudá-lo!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>