Frizz

Fios arrepiados: aprenda como controlar o frizz dos cabelos em dias úmido

controlar o frizzcontrolar o frizz

Imagine a cena: dia de frio, um pouco úmido. Você está pronta pra sair de casa, o look todo pronto. Botinha ok, café ok, lencinho no pescoço ok. Você se sente como uma personagem de filme. E, de repente, você olha no espelho e vê que aqueles fios arrepiados, o famoso frizz, mais fazem parecer que você levou um choque. Sim, eu sei, controlar o frizz é um saco mesmo, e não se engane, ele acontece em todos os tipos de cabelo. É bem democrático, na verdade, porque todo mundo pode ter.

Um dos problemas capilares mais comuns, esses famosos fios arrepiados são capazes de arruinar todo o nosso visual e conferem uma aparência desleixada para os nossos fios.

tudo sobre controlar o frizz do cabelo
Instagram: @erinlookdevine.xo

É claro que não há problema algum em ter um pouco de frizz no cabelo. Isso é algo muito natural e alguns cabelos costumam apresentar com uma frequência relativamente maior. Não fique neurótica e acredite que você precisa eliminar todo e qualquer fio arrepiado na sua cabeça, tá bem?

No entanto, se você sofre com fios arrepiados demais, saiba que controlar o frizz é uma forma de manter o visual mais alinhado e bonito. É claro que essa tarefa nem sempre é das mais fáceis, especialmente em dias úmidos.

Mas é possível sim controlar o frizz e dar tchau para os fios arrepiados em excesso. Faça sol ou faça chuva, você irá aprender como manter seus cabelos intactos por meio de dicas simples. Vamos lá?

Antes de mais nada, o que é o frizz?

Advertisement

Antes de começarmos a discutir como podemos nos livrar do frizz, é preciso entender exatamente o que são esses fios arrepiados e porque eles aparecem sem serem convidados.

Esse é um problema que acontece em todos os tipos de cabelo independente da textura. Mas, como é de se esperar, alguns cabelos sofrem mais com esse problema do que outros.

Por exemplo, aquelas que não abrem mão de usar ferramentas de calor como o secador, chapinha e babyliss, as cacheadas e crespas de forma geral e as adeptas dos famosos tratamentos químicos  podem sentir que seus cabelos tendem a formar mais frizz.

como controlar o frizz
Instagram: @_biancarusso

Mas, sinceramente, o frizz em si não é bem um problema. Ele, antes de mais nada, é um sintoma de que seus cabelos precisam de alguns cuidados extras. Tá, mas então o que é o frizz?

Ele representa a perda da umidade natural do fio que, assim, se torna mais propenso à quebra. Como não há água no seu fio, ele se levanta para busca-la no ar.

Há também o outro tipo de frizz, que são os fios arrepiados que representam os fios de cabelo que estão crescendo e que, por serem mais leves, ainda não conseguem ficar para baixo que nem o resto.

Quais os cabelos mais propensos ao surgimento do frizz?

Como mencionado, os cabelos cacheados e crespos têm maior propensão à formação de frizz, devido ao fato de serem compostos por fios mais finos e frágeis. Isso se dá por causa da curvatura desse tipo de cabelo.

As famosas espirais fazem com que a oleosidade natural produzida no couro cabeludo encontre maior dificuldade de deslizar pelo fio e percorrer toda a sua extensão, de modo a formar a camada protetora de óleo natural que envolve a fibra capilar.

Já os quimicamente tratados têm um problema um pouco mais grave. Esses procedimentos fazem com que o cabelo abra suas cutículas, que são quem retém a umidade no fio, para que o produto possa agir. Como você pode imaginar, esses procedimentos agridem muito os fios, deixando-os bastante ressecados.

Por que temos mais frizz em dias úmidos?

A resposta para essa pergunta, na verdade, já foi dada: os cabelos estão sem umidade natural no fio, por isso, tendem a buscá-la no ar

Advertisement
. E os dias mais úmidos — nem sempre chuvosos — são um prato cheio para esses fiozinhos justamente pela abundância de água presente no ar.

controlar o frizz em dias umidos
Foto/Reprodução: Pinterest

Como controlar o frizz?

Grande parte do tratamento do frizz envolve medidas supersimples, que você já faz habitualmente, mas… vamos ensinar de um jeitinho diferente que garantirá muito menos frizz! Quer ver?

Lavar com cuidado e água morna

Bom, lavar os cabelos deve ser um hábito, certo? Mas, e como você os lava? O combate ao frizz começa logo na hora da lavagem! Para evitar que fios quebrem, nunca faça força com os dedos na raiz e lave sempre com a ponta dos dedos, em movimentos circulares e suaves.

E quanto à temperatura da água, precisamos ter uma conversa séria! Se manter a saúde dos seus fios e controlar o frizz está entre as suas prioridades, é bom prestar atenção para que a água do banho não esteja muito quente. O calor dilata as escamas do cabelo, mandando embora grande parte da umidade natural e abrindo espaço para o ressecamento e o frizz.

Mas, isso não significa que você precisa tomar banhos gelados, nada disso! No último enxágue, dê um jato de água fria nos cabelos, isso vai fazer com que as escamas se fechem, retenham a hidratação e os fios fiquem mais controlados.

Toalha de papel ou microfibra

Enrolar os cabelos pode fazer com que eles quebrem e, esfregá-los, pode resultar no mesmo problema, mas ainda mais por ativar a eletricidade do fio. Na hora de secar os cabelos, preze por apenas retirar o excesso de água com leves apertadinhas no decorrer do comprimento.

toalha de microfibra ajuda a controlar o frizz
Instagram: @cluberaiz

As toalhas de algodão também devem ser evitadas, por isso, dê preferência às toalhas de microfibra, que são macias e não deixarão o cabelo “elétrico” — muitas cacheadas apostam na retirada do excesso de água com toalhas de papel, assim, até modelar os cachos fica mais fácil pelo movimento de “amassar”.

Hidratação sempre

Já que o frizz é a falta de umidade no fio, nada melhor que investir pesado na hidratação! Ela é essencial para a saúde dos fios e repõe a água e outros nutrientes perdidos na fibra capilar. E manter o cabelo hidratado é superfácil e dá para fazer em casa mesmo! É só escolher uma boa máscara e seguir direitinho o passo a passo  para hidratação que preparamos neste post!

Tenha um leave-in sempre à mão

O tempo começou a ficar úmido e os primeiros fiozinhos começaram a arrepiar? Nada de pânico! Tenha um leave-in sempre a mão para retocar o visual durante o dia! Esse produto é responsável por disciplinar o cabelo e cria uma camada protetora em torno do fio, evitando que ele levante!

Controlar o frizz e manter os fios saudáveis e alinhados não é tão difícil quanto você pensava, não é mesmo? Muitas vezes, alguns hábitos do dia a dia acabam estragando o seu cabelo e você nem percebe. E, se o seu cabelo é cacheado, conheça os 5 erros mais comuns contra os cachos e saiba como evitá-los! 

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Advertisement
Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
>