DicasProblemas e Cuidados

Conheça os benefícios do óleo de coco

benefícios do óleo de coco

Já faz algum tempo que o óleo de coco virou um dos queridinhos quando o assunto é saúde e beleza dos cabelos. Mas você sabe quais são os verdadeiros benefícios do óleo de coco? Sabia que existem mais de 10 maneiras diferentes de usar esse produto e garantir que os seus fios fiquem profundamente saudáveis, hidratados, macios e brilhantes?

Aprenda a seguir quais são os benefícios do óleo de coco e 10 maneiras de usá-lo nos seus fios!

O que é óleo de coco?

O óleo de coco é um produtinho bem fácil de ser encontrado nos supermercados. Além de ser usado na cozinha, também pode ser utilizado no cabelo. Trata-se de um óleo de origem vegetal que é composto por triglicerídeos de cadeia média.

Para que você tenha uma ideia melhor do poder do óleo de coco, as suas principais propriedades são: proteínas, vitamina K, vitamina E, ácidos graxos, ferro e gorduras saturadas, monoinsaturadas e polinsaturadas.

Quais são os benefícios do óleo de coco?

O óleo de coco é um produtinho bem poderoso e pode te ajudar muito a cuidar dos seus fios. Entre os benefícios do óleo de coco para o cabelo, podemos citar:

– Quando aplicado no couro cabeludo pode ajudar a estimular a circulação sanguínea e, como resultado, auxiliar no crescimento dos fios;

– Mantém o couro cabeludo saudável, já que possui propriedades antifúngicas e antibacterianas;

– Ajuda no combate a opacidade;

– Reduz as pontas duplas e o frizz;

-Protege os fios de danos causados pelo sol, cloro, poluição, chapinha e secador;

– Evita a queda dos fios;

– Fortalece os fios;

– Proteger contra a perda de proteína da fibra capilar;

– Ajuda a manter o cabelo hidratado por mais tempo;

– Retarda o envelhecimento dos fios e a calvície;

– Ajuda a manter a cor dos fios por mais tempo;

– É muito nutritivo para os fios

10 formas de usar o óleo de coco

1 – Como pré-shampoo

Você pode usar o óleo de coco para proteger os seus fios contra a ação adstringente do shampoo. Para isso, basta passar o óleo de coco no cabelo seco e sujo 20 minutos antes do banho. Depois é só lavar como de costume.

2- Protetor térmico

Um dos benefícios do óleo de coco é que ele pode ser usado como protetor térmico sempre que você for usar chapinha, secador ou modelador. Para ter essa proteção nos seus fios, é só aplicar algumas gotinhas do óleo de coco no seu cabelo depois do banho.

3- Finalização com óleo de coco

O óleo de coco também pode ser um aliado na finalização do seu cabelo. Você pode resfriar um pouco o óleo de coco, de forma que ele vai ficar mais espesso, como um creme. Depois, é só aplicá-lo na finalização de penteados ou para modelar cachos.

benefícios do óleo de coco
Instagram: @letsjustcoexist

4- Óleo para desembaraçar

Se os seus fios costumam embaraçar, o óleo de coco pode te ajudar. É só aplicá-lo no cabelo molhado e pentear os fios com um pente de dentes largos. Você vai perceber que o seu cabelo ficará mais maleável.

5- Máscara capilar com óleo de coco

Para potencializar a sua máscara de hidratação, adicione uma colher de sopa de óleo de coco a cada duas colheres de sopa de máscara hidratante. Aplique no cabelo sujo, deixe agir por 30 minutos e lave como de costume, com shampoo e condicionador.benefícios do óleo de coco

6 – Umectação noturna

Outro beneficio do óleo de coco é a possibilidade de usá-lo na umectação noturna. Basta aplicar o óleo de coco no comprimento do cabelo e deixar agir da noite para o dia. Para não sujar seu travesseiro, use uma touquinha plástica.

7- Blend de óleos

Você pode fazer um blend de óleos usando o óleo de coco e outros, como o de abacate e de semente de uva. É só misturar um pouco de cada óleo, aplicar nos fios, deixar agir por 20 minutos e depois lavar como de costume.

8- Controle do volume

Se o seu objetivo é controlar o volume dos seus fios, use o óleo de coco da mesma forma que em uma umectação noturna: aplique em todo o comprimento do cabelo seco, deixe agir por algumas horas e enxágue com shampoo e condicionador.

9- Para tratar pontas duplas

Para tratar as pontas duplas do seu cabelo: aplique ½ colher de sopa do óleo de coco somente nas pontas do cabelo. Deixe agir por 30 minutos e lave o cabelo com shampoo e condicionador.

benefícios do óleo de coco
Instagram: @olaprzywitowska

10- Hidratação só com óleo de coco

Você também pode usar o óleo de coco sozinho para hidratar os fios. Basta aplicar diretamente no comprimento dos fios, deixar agir por 15 minutos e depois lavar como de costume.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>