ColoraçãoTransformação

Saiba como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural!

como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural

É possível que a gente se enjoe ou se arrependa de ter pintado o cabelo e queira voltar a cor natural, né? Mas neste caso, quais são as alternativas que existem? Essa é uma questão que gera bastante dúvida e que pode acabar fazendo com que as pessoas optem por ficarem insatisfeitas com o cabelo por determinado tempo.

Estamos aqui para te ajudar! Neste artigo, vamos te contar melhor sobre como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural! Confira!

É possível tirar a tinta e voltar para a cor natural?

Sim e não. Não existe uma maneira de retirar a pigmentação artificial da tinta de uma  só vez. No entanto, existem alternativas, como o shampoo antirresíduos que são aliados no descarregamento da cor. Além disso, existe outras maneiras interessantes para contornar o problema da tinta e voltar mais rápido para a cor natural, como a tintura, o tonalizante ou a mudança de corte.

tudo sobre como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural
Instagram: @openstudiohair

É importante dizer, entretanto, que cada uma das alternativas precisa ser analisada antes de ser feita. Isso porque elas apresentam características que nem sempre podem ser a melhor opção para os seus fios, ok? Tudo vai depender do quanto os seus fios absorveram a tinta, do tipo de coloração, da nuance, se o cabelo está descolorido ou não, etc. Por isso, se você quer uma mudança mais rápida, o indicado é contar com um profissional de sua confiança.

Como voltar a cor natural após descolorir?

A descoloração retira a pigmentação dos fios e eles não conseguem mais recuperar o pigmento perdido. Mas calma, pois se você descoloriu o cabelo e quer voltar a cor natural, existem algumas opções que você pode escolher.

Em primeiro lugar, esperar o cabelo crescer ou adotar um corte mais curtinho. Além disso, se você optar por escurecer o cabelo loiro, pode ser necessário que se faça uma pré-pigmentação. A pigmentação aplicada de forma direta no cabelo claro pode acabar desbotando e os fios ficarem esverdeados. Existe outro detalhe que também precisa ser ressaltado: como o processo de descoloração é bastante agressivo, é possível que o seu cabelo esteja fraco e não aguente a tintura.

como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor  natural depois de descolorir
Foto/Reprodução: Pinterest

Outra alternativa que existe é usar um shampoo tonalizante, que não é um produto tão agressivo quanto a tinta. Porém, como esse produto é mais fraco, é possível que você não consiga retornar a cor original dos seus fios totalmente, mas eles vão ficar com a cor mais próxima da natural.

Advertisement

Uma excelente opção, devido a fragilidade do cabelo descolorido, é procurar por um profissional de confiança. Ele poderá analisar a sua situação de forma individual e assim optar por um caminho para tirar a tinta e voltar para a cor natural do cabelo.

Como resgatar o tom natural?

Se o que você deseja é saber como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural, nós vamos te dar algumas opções!

Mudando o corte

A maneira menos agressiva de tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural é mudando de corte. Nesse caso, basta esperar a raiz aparecer um pouco no seu tom natural e eliminar as pontas. Que tal investir no corte estilo pixie e joãozinho, que estão super em alta? Independente do corte escolhido, lembre-se de cuidar bastante dos seus fios, para que eles cresçam saudáveis e fortes.

como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural com cortes
Instagram: @allthingshair

Matizador, tinta ou tonalizante: qual escolher?

Tinta ou tonalizante, já que o matizador é um produto voltado para a manutenção da cor e não para modificá-la.

Portanto, vale apostar em uma coloração aproximada, seja de tinta ou tonalizante, enquanto você espera o seu cabelo crescer. Vale lembrar que o tonalizante é menos agressivo, já que não penetra na fibra, e que também não funciona para quem precisa clarear o cabelo.

Se você optar pela tinta e o seu cabelo original for muito mais claro do que a cor artificial, pode ser necessário passar por um processo de decapagem, em que a pigmentação dos fios tingidos é retirada.

Para terminar, independente se foi o tonalizante ou a tinta escolhida, é necessário observar se o cabelo é muito fino ou se tem outra química (como progressiva).

Shampoo antirresíduos

Outra maneira de tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural é usando o shampoo antirresíduos. O que acontece é que esse tipo de produto ajuda no descarregamento da cor, removendo os pigmentos e agindo como um detergente que desbota os fios. Porém, o shampoo antirresíduos pode ressecar bastante o cabelo. Por isso, é necessário que se faça uma hidratação poderosa depois de aplicá-lo.

como tirar a tinta do cabelo e voltar a cor natural

Quais números de tinta usar?

O número da tinta a ser utilizada vai depender da cor artificial e da cor natural dos seus fios. É importante reforçar que se os fios tiverem coloração anterior e o desejo for por fios mais claros que a tonalidade atual, é necessário fazer o processo de decapagem.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe com as amigas <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>