Problemas e Cuidados

Como usar tônico capilar: entenda como funciona e que resultados esperar

Se você sofre com queda capilar ou se os seus fios crescem muito devagar, provavelmente você já deve ter pensado em usar um tônico capilar, não é mesmo? Esse produto, embora não seja nenhuma novidade no mercado, ainda é cercado por muitas dúvidas, incertezas e confusões. Para que serve o tônico capilar? Ele consegue acabar com a caspa? Estimula realmente o crescimento dos fios? Fortalece o cabelo?

Neste artigo nós vamos te contar tudo sobre tônico capilar, inclusive como esse produtinho deve ser usado para não ter erro!

como usar tonico
Foto/Reprodução: Pinterest

O que são tônicos capilares?

Tônico capilar é um produto rico em vitaminas e óleos e que, ao ser aplicado da maneira correta nos fios, fortalece o bulbo capilar (base do cabelo em que os fios têm maior capacidade de absorver nutrientes). Ele estimula a circulação na região, o que melhora a saúde dos fios, da raiz até as pontas.

Esse tipo de produto pode oferecer diversos benefícios, como estimulação do crescimento dos fios, fortalecimento, nutrição, prevenção da proliferação de fungos, aumento do suprimento de nutrientes, estímulo da renovação celular, entre outros.

Como eles funcionam?

O tônico capilar funciona como um tratamento externo de menor intensidade se comparado com componentes dermatológicos de via oral, porém, também age como um medicamento. Ele deve ser utilizado para tratamento de alguma patologia, como queda de cabelos, fios desnutridos e seborreia.

Como falamos anteriormente, o tônico capilar age no bulbo dos fios, ou seja, na base do cabelo, e por isso, ajuda a ativar a circulação sanguínea na área, melhorando a distribuição de nutrientes, acelerando o crescimento dos fios, fortalecendo os fios, combatendo a queda capilar, a proliferação de fungos e o excesso de oleosidade, que pode incomodar bastante.

Como usar o tônico capilar?

Um dos principais questionamentos em relação ao tônico capilar é como esse produto deve ser usado. Vamos descobrir como usar o tônico capilar da maneira correta?

Com os cabelos limpos ou sujos?

O tônico capilar deve ser aplicado nos fios limpos. Você pode escolher entre aplicar durante a lavagem ou após a lavagem. O produto deve ser aplicado somente no couro cabeludo. É indicado que se faça uma massagem na região para ativar a circulação sanguínea e melhorar a absorção do tônico.

tonico capilar
Foto/Reprodução: Pinterest

Precisa usar todos os dias ou em todas as lavagens?

Grande parte dos tônicos capilares devem ser aplicados uma ou duas vezes por dia, sempre com os fios limpos. Siga as instruções da embalagem do seu produto!

Pode usar por quanto tempo?

Não existe um tempo exato em que tônico capilar deve ser usado. O ideal é sempre checar o rótulo do produto, para verificar a indicação de quanto tempo o mesmo deve ser utilizado para que se consiga os resultados desejados.

O que esperar de um tônico capilar?

O tônico capilar realmente pode ajudar a fortalecer os fios e a prevenir a queda. Em relação ao crescimento capilar, vale dizer que essa é uma consequência do fortalecimento dos fios, que acabam quebrando com menos facilidade com o uso do tônico. O indicado é que sempre se invista em tônicos capilares que ajudem a repor os nutrientes que os fios perdem com o tempo, como a arginina, por exemplo, que é fundamental para a nutrição do bulbo capilar.

resultado tonico capilar
Instagram: @vic_toryy

Embora o tônico capilar consiga entregar benefícios para os seus fios, é relevante dizer que o produto usado isoladamente, sem outros cuidados, não vai adiantar. Para que os seus fios cresçam de forma mais rápida, fiquem mais fortes e resistentes.

 

Também é essencial que se cuide bem do seu cabelo. Uma ótima opção é o cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos distintos: hidratação, reconstrução e nutrição. Além disso, sempre usar protetor térmico quando for usar ferramentas quentes, como chapinha e secador.

É importante usar produtos que contenham filtro solar para proteger os fios contra os raios ultravioletas. Além disso, use produtos como condicionador, shampoo e máscara de tratamento que sejam específicos para o seu tipo de fio.

dica tonico capilar

Pode ter efeito rebote?

Não há qualquer comprovação de que o tônico capilar possa causar efeito rebote, ou seja, deixar os fios mais fracos, quebradiços, com mais caspa e oleosidade. Porém, é sempre indicado que se use o tônico capilar de acordo com as orientações do dermatologista e também seguindo as indicações da embalagem de cada produto.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>