Dicas

Como usar babosa no cabelo? Confira como fortalecer os fios com o ingrediente

como usar babosa no cabelocomo usar babosa no cabelo

Quando pensamos em como usar babosa no cabelo, muito provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça são as famosas receitas da época da vovó, que consistiam em passar a babosa nos fios ou misturá-la com outros ingredientes. Pode ser que na época nós não entendêssemos direito o porquê daquilo, mas hoje em dia isso mudou.

Dificilmente você não ouvir falar dos benefícios que a babosa pode oferecer aos seus fios, mas será que sabe como usar a babosa no cabelo? Esse ingrediente superpoderoso vem sendo utilizado há muito tempo em cosméticos naturais e também nas mais diversas fórmulas de shampoos e condicionadores, porém, para obter os efeitos desejados é necessário saber como usar a babosa no cabelo, pois, caso contrário, o resultado pode não ser o que você escuta por aí. 

Hidratação, regeneração, vitalidade, efeito antioxidante… esses são apenas alguns dos benefícios da babosa, que concentra a maior parte de seus nutrientes na polpa, e que é fácil de ser encontrada em feiras livres e mercados, ou cultivada em casa, já que não precisa de cuidados especiais.

É possível achar muitas informações sobre como cuidar dessa planta caso você tenha a intenção de cultivá-la em sua casa. Mas de nada adianta ter a babosa disponível se você não entender como usar babosa no cabelo e perceber quais são as principais forma de aplicação dela, não é mesmo?

Confira a seguir algumas formas de como usar a babosa no cabelo e também todos os benefícios que ela pode trazer para os seus fios! Se você já utilizou o ingrediente e não viu resultado, aprenda de verdade como usar a babosa no cabelo, já que você pode ter feito da maneira incorreta.

Benefícios da babosa, uma planta medicinal poderosa

Além de aprender como usar babosa no cabelo, é importante entender porque fazer isso e quais são as principais vantagens de aplicar essa planta nos seus cuidados capilares.

Quando se trata da babosa, benefícios não faltam para os fios! A polpa da planta composta pelas vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12, B13, cerca de 20 minerais e 18 aminoácidos, é uma ótima aliada para a saúde dos fios e traz benefícios para os mais diferentes tipos de cabelo.

Sem dúvidas o benefício da babosa mais conhecido é a potente ação hidratante, que faz com que os fios fiquem brilhantes e cheios de vitalidade, mas a planta também pode ajudar em outros quesitos, já que:

– Ajuda a evitar a caspa;

Estimula o crescimento;

– Promove uma limpeza profunda do couro cabeludo;

– Ajuda a tratar a queda;

– Combate o frizz;

– Recupera os cabelos danificados pelos efeitos da química;

– Fortalece os fios;

– É um antioxidante natural e, por isso, promove o rejuvenescimento dos fios.

Tipos de babosa

Quando falamos de babosa, você pensa em uma única planta? Se esse for o caso, saiba que você está enganada, e não existe somente um tipo de babosa. Se você não sabia disso, não se preocupe porque agora vai virar expert nessa importante planta.

Antes de aprender como usar a babosa no cabelo, é importante saber que existem mais de 300 tipos diferentes de babosa e que a mais indicada para fins cosméticos é a aloe vera. Mas relaxa, você não precisa se preocupar, pois esse é o tipo mais comum da planta e, por isso, o mais fácil de ser encontrado também! Optar pelo cultivo também é uma opção, já que a planta pode ser plantada em um vaso e está acostumada com climas tropicais.  

Aprenda como usar a babosa no cabelo!

Se você procurar na internet, vai ver que existe uma infinidade de receitas caseiras para hidratar o cabelo com babosa. Pensando nisso, fizemos uma seleção com quatro tipos de hidratações diferentes envolvendo a planta, sendo que cada uma oferece benefícios para tipos de fios específicos.

Veja a seguir como usar a babosa no cabelo, seja ele liso, cacheado, crespo, ondulado ou loiro!

Hidratação com babosa para cabelo cacheado e crespo

Se o seu cabelo é cacheado ou crespo, a babosa pode ajudar muito na hidratação dos seus fios, assim como o azeite de oliva e o mel.

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 1 colher de sopa de azeite de oliva;

– 1 colher de sopa de mel;

– 1 colher de sopa de chá de bepantol;

– Máscara de hidratação da sua preferência

Passo a passo:

1º Passo – Coloque a polpa da babosa no liquidificador e bata até que fique completamente homogênea;

2º Passo – Misture o azeite de oliva, o mel, a máscara de hidratação e o bepantol;

3º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir por 20 minutos. Prontinho! Seus fios vão ficar maleáveis e altamente hidratados e brilhantes.

Hidratação com babosa para cabelo loiro

É comum que os cabelos descoloridos fiquem, com o tempo, ressecados e com tons avermelhados ou alaranjados. Neste caso, a babosa aliada com um matizador em formato de máscara pode ser uma ótima opção, já que corrige a cor dos fios ao mesmo tempo em que promove a hidratação deles.

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência;

– 1 colher de sopa de máscara matizadora da sua preferência;

Passo a passo:

1º Passo – Coloque a polpa da babosa no liquidificador e bata por 15 minutos;

2º Passo – Em um recipiente, misture a máscara de hidratação e a matizadora com a polpa da planta batida;

3º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 10 minutos. Enxágue e finalize como preferir!

Anotando essas dicas!

Hidratação com babosa para cabelo ondulado

Já para os cabelos ondulados, a hidratação com babosa também é muito recomendada e, se aliada com o amido de milho, faz com que as ondas do cabelo fiquem maleáveis e cheias de brilho. Veja a seguir como usar a babosa no cabelo para ter ondas perfeitas!

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 1 colher de sopa de amido de milho;

– 1 colher de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.

Passo a passo:

1º Passo – Dissolva o amido de milho em meio copo de água e leve ao fogo por 3 minutos. Deixe esfriar;

2º Passo – Coloque a polpa da babosa no liquidificador e bata até que fique homogênea;

3º Passo – Em um recipiente, misture o amido de milho, a babosa e o creme de hidratação;

4º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 1h e meia. Enxágüe e, de preferência, deixe secar naturalmente.

como usar babosa no cabelo
Cabelo ondulado – @sal0an

Hidratação com babosa para cabelo liso

Por fim, a hidratação com babosa também é ótima para os fios lisos e, se aliado com o ovo, repõe algumas proteínas do cabelo, fazendo com que fiquem fortes e macios.  Descubra seguir como usar a babosa no cabelo liso!

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 1 colher de chá de óleo de rícino;

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.

– 2 gemas de ovo peneiradas

Passo a passo:

1º Passo – Bata no liquidificador a babosa, as gemas, o óleo e a máscara de tratamento;

2º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 30 minutos antes de enxaguar. O resultado é surpreendente!

Agora que você já sabe como usar babosa no cabelo e quais são os principais benefícios dessa planta nos seus cuidados tanto com as madeixas quanto com a pele, está na hora de escolher a sua receita preferida e iniciar sua rotina de cuidados.


Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • >