DicasReceitas caseiras

Como usar babosa no cabelo? Confira como fortalecer os fios com o ingrediente

como usar babosa no cabelocomo usar babosa no cabelo

De receita caseira em receita caseira, caímos sempre nos diversos modos de como usar babosa no cabelo. Também, pudera. Essa poderosa planta é uma grande aliada da beleza dos fios desde a época das nossas avós.

Na verdade, é provável que essa seja uma das primeiras lembranças que vêm à sua cabeça quando pensamos na babosa, também conhecida como aloe vera.

Seja utilizada naturalmente ou misturada com outros ingredientes e produtos, a babosa é uma das plantas mais famosas para os cuidados do cabelo e da pele.

É difícil que você não tenha ouvido falar dos inúmeros benefícios de como usar babosa no cabelo. As vantagens são inúmeras para os nossos fios e, por isso, ela vem sendo cada vez mais utilizada em cosméticos naturais e também na fórmula de shampoos e condicionadores de forma geral.

babosa no cabelo
Instagram: @pjtr.apunzel

No entanto, para que essa planta traga todos os inúmeros benefícios que são sempre listados, é preciso saber exatamente como usar babosa no cabelo, ou seja, como aplicar e potencializar a hidratação das suas madeixas.

Caso contrário, o resultado pode não ser exatamente aquele que você deseja.

Aprender como usar babosa no cabelo é saber o potencial de vitalidade, regeneração, hidratação e o efeito antioxidante da planta para as suas madeixas.

A maior parte dos nutrientes dessa planta se encontram na polpa, que é a parte utilizada nas receitas capilares. Outra vantagem da babosa é o fato de ser fácil encontrá-la em feiras e mercados.

Você pode também cultivá-la em casa, já que não é necessário cuidados muito especiais para a manutenção da planta.

Então, para aprender como usar babosa no cabelo e potencializar os cuidados com os seus fios, confira a seguir algumas das principais receitas e entenda melhor todos os benefícios que ela traz para as suas madeixas.

E se você já utilizou o ingrediente anteriormente e não obteve o resultado desejado, venha ver o jeito certo de como usar babosa no cabelo e deixar os seus fios ainda mais lindos.

Benefícios da babosa, uma planta medicinal poderosa

Advertisement

Como vimos, são muitos os benefícios da utilização da aloe vera. Para além de aprender como usar babosa no cabelo, é importante entender exatamente quais são todos esses benefícios e como essa planta irá potencializar os seus cuidados capilares.

Quando se trata da babosa, benefícios não faltam para os fios! A polpa da planta composta pelas vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12, B13, cerca de 20 minerais e 18 aminoácidos, é uma ótima aliada para a saúde dos fios e traz benefícios para os mais diferentes tipos de cabelo.

Sem dúvidas o benefício da babosa mais conhecido é a potente ação hidratante, que faz com que os fios fiquem brilhantes e cheios de vitalidade, mas a planta também pode ajudar em outros quesitos, já que:

– Ajuda a evitar a caspa;

Estimula o crescimento;

– Promove uma limpeza profunda do couro cabeludo;

– Ajuda a tratar a queda;

– Combate o frizz;

– Recupera os cabelos danificados pelos efeitos da química;

– Fortalece os fios;

– É um antioxidante natural e, por isso, promove o rejuvenescimento dos fios.

Tipos de babosa

Mas se você acha que a babosa é somente um tipo de planta, então saiba que está enganada. Existem tipos diferentes de babosa e entender isso é importante para saber exatamente qual versão da planta você deve usar nas suas receitinhas capilares.

Antes de aprender como usar a babosa no cabelo, é importante saber que existem mais de 300 tipos diferentes de babosa e que a mais indicada para fins cosméticos é a aloe vera. Mas relaxa, você não precisa se preocupar, pois esse é o tipo mais comum da planta e, por isso, o mais fácil de ser encontrado também! Optar pelo cultivo também é uma opção, já que a planta pode ser plantada em um vaso e está acostumada com climas tropicais.  

tipos de babosa no cabelo
Instagram: @projetorapunzeloficial_2cm

Aprenda como usar babosa no cabelo!

Se você procurar na internet, vai ver que existe uma infinidade de receitas caseiras para hidratar o cabelo com babosa. Pensando nisso, fizemos uma seleção com quatro tipos de hidratações diferentes

Advertisement
envolvendo a planta, sendo que cada uma oferece benefícios para tipos de fios específicos.

Veja a seguir como usar a babosa no cabelo, seja ele liso, cacheado, crespo, ondulado ou loiro!

Hidratação com babosa para cabelo cacheado e crespo

Se o seu cabelo é cacheado ou crespo, a babosa pode ajudar muito na hidratação dos seus fios, assim como o azeite de oliva e o mel.

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 1 colher de sopa de azeite de oliva;

– 1 colher de sopa de mel;

– 1 colher de sopa de chá de bepantol;

– Máscara de hidratação da sua preferência

Passo a passo:

1º Passo – Coloque a polpa da babosa no liquidificador e bata até que fique completamente homogênea;

2º Passo – Misture o azeite de oliva, o mel, a máscara de hidratação e o bepantol;

3º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir por 20 minutos. Prontinho! Seus fios vão ficar maleáveis e altamente hidratados e brilhantes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rebeca Lima 🌼 (@hey._beca) em

Hidratação com babosa para cabelo loiro

É comum que os cabelos descoloridos fiquem, com o tempo, ressecados e com tons avermelhados ou alaranjados. Neste caso, a babosa aliada com um matizador em formato de máscara pode ser uma ótima opção, já que corrige a cor dos fios ao mesmo tempo em que promove a hidratação deles.

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência;

– 1 colher de sopa de máscara matizadora da sua preferência;

hidratação com babosa no cabelo para loiras

Passo a passo:

1º Passo – Coloque a polpa da babosa no liquidificador e bata por 15 minutos;

2º Passo – Em um recipiente, misture a máscara de hidratação e a matizadora com a polpa da planta batida;

3º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 10 minutos. Enxágue e finalize como preferir!

Anotando essas dicas!

Hidratação com babosa para cabelo ondulado

Já para os cabelos ondulados, a hidratação com babosa também é muito recomendada e, se aliada com o amido de milho, faz com que as ondas do cabelo fiquem maleáveis e cheias de brilho. Veja a seguir como usar a babosa no cabelo para ter ondas perfeitas!

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 1 colher de sopa de amido de milho;

– 1 colher de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.

Passo a passo:

1º Passo – Dissolva o amido de milho em meio copo de água e leve ao fogo por 3 minutos. Deixe esfriar;

2º Passo – Coloque a polpa da babosa no liquidificador e bata até que fique homogênea;

3º Passo – Em um recipiente, misture o amido de milho, a babosa e o creme de hidratação;

4º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 1h e meia. Enxágüe e, de preferência, deixe secar naturalmente.

como usar babosa no cabelo
Cabelo ondulado – @sal0an

Hidratação com babosa para cabelo liso

Por fim, a hidratação com babosa também é ótima para os fios lisos e, se aliado com o ovo, repõe algumas proteínas do cabelo, fazendo com que fiquem fortes e macios.  Descubra seguir como usar a babosa no cabelo liso!

Ingredientes:

– Polpa da babosa;

– 1 colher de chá de óleo de rícino;

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.

– 2 gemas de ovo peneiradas

Passo a passo:

1º Passo – Bata no liquidificador a babosa, as gemas, o óleo e a máscara de tratamento;

2º Passo – Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 30 minutos antes de enxaguar. O resultado é surpreendente!

Agora que você já sabe como usar babosa no cabelo e quais são os principais benefícios dessa planta nos seus cuidados tanto com as madeixas quanto com a pele, está na hora de escolher a sua receita preferida e iniciar sua rotina de cuidados.


Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • >