ColoraçãoTransformação

Tingiu o cabelo e quer mudar? A gente ensina 6 maneiras de como tirar tinta do cabelo

como tirar tinta do cabelo

Quem já pintou o cabelo e não gostou muito do resultado ou quis mudar após algum tempo já se pegou pesquisando como tirar tinta do cabelo. Saiba que é possível fazer isso seguindo alguns passos simples.

Se você tingiu o cabelo e quer mudar para uma outra cor, pode ser necessário tirar a tinta do cabelo. Caso você queira que a nova cor seja mais clara do que aquela que originalmente estava nos seus fios, esse processo será necessário.

Remover a tintura irá garantir que a nova tonalidade não fique manchada ou desigual. Assim, você terá um resultado mais bonito e natural para os seus fios.

É normal enjoarmos da cor após certo tempo e buscarmos novas formas de deixar os nossos fios como queremos. Se você não acertou no tom da tinta, também pode querer tirar a tinta do cabelo para atingir o tom desejado.

6 formas de como tirar tinta do cabelo 

Você deseja remover a tintura dos seus fios para aplicar uma nova ou está cansada da cor dos cabelos? Então veja seis métodos para tirar a tinta do cabelo.

É importante ressaltar que qualquer forma de remoção da tintura dos nossos fios será agressiva para a fibra capilar. Isso porque envolve abrir a cutícula dos fios para permitir que os pigmentos sejam removidos.

Por isso, se você quer tirar a tinta do cabelo, deve aliar o processo escolhido com uma rotina de cuidados intensa. Assim,  causará o menor impacto possível, garantindo que elas estejam aptas a receber a nova cor sem ficarem opacas e ressecadas.

Decapagem

A decapagem é um processo que envolve a remoção de pigmentos escuros de cabelos que já foram submetidos a uma coloração e, dessa forma, permitir que uma nova cor seja colocada.

Esse processo foi desenvolvido visando especialmente ajudar mulheres com fios muito escuros a tirar a tinta do cabelo. Ela envolve a utilização de um produto específico para tal técnica, o decapante.

como tirar tinta do cabelo decapagem
Instagram: @openstudiohair

No entanto, por ser um processo agressivo para os fios, recomenda-se que cabelos extremamente danificados não sejam submetidos à decapagem.

Shampoo antirresíduo

O shampoo antirresíduo é conhecido por abrir as cutículas do cabelo, removendo grande parte do que estiver ali dentro. É um shampoo de limpeza profunda e, por isso mesmo, é comum que ele não seja recomendado para quem tenha feito coloração, pois pode tirar a tinta do cabelo.

Se, no entanto, a sua intenção é a de remover os pigmentos de tinta, é aconselhável utilizar o shampoo antirresíduo a cada 10 dias.  É importante fazer uma hidratação que vise manter os fios mais saudáveis depois do shampoo.

Quando acompanhado do removedor de tintura, esse produto será uma grande ajuda para quem deseja tirar a tinta do cabelo.como tirar tinta do cabelo

Shampoozada

A shampoozada é uma outra técnica recomendada para quem deseja saber como tirar tinta do cabelo. Com ela, é possível desbotar até três tons dos fios.

Essa técnica consiste em utilizar shampoo com água oxigenada e pó descolorante para fazer com que o cabelo abra a quantidade de tons desejada.

É preciso tomar cuidado na hora de fazer essa técnica. Meça a quantidade correta de água oxigenada de acordo com a receita e lembre-se de usar shampoo neutro.

como tirar tinta do cabelo shampoozada
Você também consegue um efeito super legal com essa técnica. Instagram: @nandachavesoficial

Bicarbonato

Quando aliado ao shampoo anticaspa, o bicarbonato de sódio pode ajudar a tirar a tinta do cabelo. Basta colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro de um frasco de shampoo anti-caspa de 200 ml e utilizá-lo para lavar os cabelos.

Essa técnica contribui para clarear os fios sem danificá-los, já que o shampoo anti-caspa por si só já ajudar a tirar a tinta do cabelo, e o bicarbonato de sódio tem propriedades que ajudam a clarear os fios sem danificá-los.

Removedor de tintura

Existem no mercado produtos chamados de removedores de tintura. Eles possuem propriedades que ajudam na remoção dos pigmentos sem danificar os fios. Assim, são menos agressivos para a saúde dos cabelos.

Procure por um kit de removedor de tintura e siga as instruções na embalagem para tirar a tinta do cabelo.

Lavando várias vezes

Uma das recomendações quando tingimos nossas madeixas é não lavar com frequência, porque isso pode remover a cor. Quanto mais lavamos o cabelo, mais rápido a tintura desbota.

Portanto, para tirar a tinta do cabelo, você pode lavar os seus fios com uma frequência maior para fazer com que a cor comece a desbotar.

como tirar tinta do cabelo lavagem
Esse processo é muito comum em cabelos coloridos. Instagram: @naseok_

Nenhum dos métodos irá garantir uma remoção completa e imediata, já que todos eles visam remover a tinta aos poucos. A rapidez do resultado dependerá do quanto seus fios absorveram a tinta, da cor e tipo de tintura escolhidos e de outros fatores como a saúde dos seus fios.

Por isso, mantenha os cuidados capilares sempre em dia para poder tirar a tinta do cabelo de forma mais eficiente e prepará-lo para uma nova cor, tomando o cuidado necessário para que a tinta não manche a sua pele.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>