ColoraçãoTransformação

Tingiu o cabelo e quer mudar? A gente ensina 6 maneiras de como tirar tinta do cabelo

como tirar tinta do cabelo

Quem já pintou o cabelo e não gostou muito do resultado ou quis mudar após algum tempo já se pegou pesquisando como tirar tinta do cabelo. Saiba que é possível com alguns passos simples para que o seu cabelo fique saudável.

Não precisa se sentir culpada se quiser tirar a tinta do cabelo, ok? É super normal querer mudar depois de algum tempo, mas como se trata de uma química é muito importante que se faça esse processo com atenção. Além disso, ccaso tenha dúvidas, procure por um profissional para te ajudar no processo.

Abaixo, vamos te contar mais sobre como tirar a tinta do cabelo! Vamos compartilhar 6 maneiras diferentes que podem ser feitas para esse objetivo. Vamos nessa!

6 formas de como tirar tinta do cabelo 

Advertisement

Se você deseja tirar a tinta do cabelo para aplicar um nova ou simplesmente porque cansou da cor, saiba que isso é totalmente possível. No entanto, esse é processo agressivo para a fibra capilar, já que abre a cutícula dos fios pararemover os pigmentos.

Por isso, depois de aprender como tirar tinta do cabelo é necessário seguir uma rotina de cuidados intensa, já que o cabelo pode ficar mais fraco.

Além disso, como existem diferentes métodos de como tirar tinta, é importante que se escolha o método que vai se encaixar com a sua rotina, o grau de agressividade aos fios, entre outros.

Abaixo, veja 6 métodos diferentes para tirar tinta do cabelo!

Decapagem

A decapagem é um processo que envolve a remoção de pigmentos escuros de cabelos que já foram submetidos a uma coloração e, dessa forma, permitir que uma nova cor seja colocada.

Esse processo ajuda mulheres com fios muito escuros a tirar a tinta do cabelo. Ela envolve a utilização de um produto específico para tal técnica, o decapante.

como tirar tinta do cabelo decapagem
Instagram: @openstudiohair

No entanto, por ser um processo agressivo para os fios, recomenda-se que cabelos extremamente danificados não sejam submetidos à decapagem.

Shampoo antirresíduo

O shampoo antirresíduo tem a função de abrir as cutículas do cabelo. É um shampoo de limpeza profunda e, por isso mesmo, é comum que ele não seja recomendado para quem tenha feito coloração, pois pode tirar a tinta do cabelo.

Se, no entanto, a sua intenção é a de remover os pigmentos de tinta, é aconselhável utilizar o shampoo antirresíduo a cada 10 dias.  É importante fazer uma hidratação que vise manter os fios mais saudáveis depois do shampoo.

como tirar tinta do cabelo

Quando acompanhado do removedor de tintura, esse produto será uma grande ajuda para quem deseja tirar a tinta do cabelo. É importante dizer que mesmo sendo uma técnica um pouco menos agressiva do que a decapagem, os fios precisam de cuidados para que o cabelo sofra o menos possível. Uma ótima alternativa é seguir um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados que intercala três etapas diferentes: hidratação, reconstrução e nutrição.

Shampoozada

A shampoozada é uma outra técnica recomendada para quem deseja saber como tirar tinta do cabelo. Com ela, é possível desbotar até três tons dos fios.

Essa técnica consiste em utilizar shampoo com água oxigenada e pó descolorante para fazer com que o cabelo abra a quantidade de tons desejada.

Meça a quantidade correta de água oxigenada de acordo com a receita

Advertisement
e lembre-se de usar shampoo neutro. Caso você se sinta insegura em fazer a shampoozada sozinha em casa, não deixe de procurar um profissional para te ajudar nesse processo, ok? Ele, inclusive, vai conseguir analisar se o seu cabelo está saudável suficiente para não ter riscos do cabelo ficar muito quebradiço, poroso e opaco.

como tirar tinta do cabelo shampoozada
Você também consegue um efeito super legal com essa técnica. Instagram: @nandachavesoficial

Bicarbonato

Quando aliado ao shampoo anticaspa, o bicarbonato de sódio pode ajudar a tirar a tinta do cabelo. Basta colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro de um frasco de shampoo anti-caspa de 200 ml e utilizá-lo para lavar os cabelos.

Essa técnica contribui para clarear os fios sem danificá-los, já que o shampoo anti-caspa por si só já ajudar a tirar a tinta do cabelo, e o bicarbonato de sódio tem propriedades que ajudam a clarear os fios sem danificá-los. Esse, como todos os outros métodos de como tirar tinta do cabelo, também exige cuidados com os fios, ok? Como falamos anteriormente, o cronograma capilar é uma excelente opção de tratamento.

Removedor de tintura

Existem no mercado produtos chamados de removedores de tintura. Eles possuem propriedades que ajudam na remoção dos pigmentos sem danificar os fios. Assim, são menos agressivos para a saúde dos cabelos.

Procure por um kit de removedor de tintura e siga as instruções na embalagem para tirar a tinta do cabelo.

Lavando várias vezes

Uma das recomendações quando tingimos nossas madeixas é não lavar com frequência, porque isso pode remover a cor. Quanto mais lavamos o cabelo, mais rápido a tintura desbota.

Portanto, para tirar a tinta do cabelo, você pode lavar os seus fios com uma frequência maior para fazer com que a cor comece a desbotar. É possível que o cabelo fique mais ressecado com uma quantidade de lavagens maior, por isso não deixe de usar produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo e também de seguir uma rotina de cuidados com os fios.

como tirar tinta do cabelo lavagem
Esse processo é muito comum em cabelos coloridos. Instagram: @naseok_

Nenhum dos métodos irá garantir uma remoção completa e imediata, já que todos eles visam remover a tinta aos poucos. A rapidez do resultado dependerá do quanto seus fios absorveram a tinta, da cor e tipo de tintura escolhidos e de outros fatores como a saúde dos seus fios.

Por isso, mantenha os cuidados capilares sempre em dia para poder tirar a tinta do cabelo de forma mais eficiente e prepará-lo para uma nova cor, tomando o cuidado necessário para que a tinta não manche a sua pele.

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>