Como tirar tinta de cabelo da pele e da roupa: 10 dicas fáceis para deixar tudo limpo depois

Como tirar tinta de cabelo da pele e da roupa: 10 dicas fáceis para deixar tudo limpo depois

Você costuma pintar as suas madeixas em casa com frequência? Essa é uma das principais opções escolhidas por quem busca praticidade e agilidade. Mas, apesar dessa técnica ser cheia de benefícios, infelizmente, alguns inconvenientes podem ser vivenciados. Por exemplo: quem nunca se deparou com aquela mancha de tinta na pele após terminar de pintar o cabelo? Ou com aqueles respingos na roupa que tanto gosta? Isso é mais comum do que se imagina e sempre gera a dúvida sobre como tirar tinta de cabelo da pele.

como tirar tinta de cabelo da pele
@Пинтерест

A boa notícia é que esse problema tem solução! Com algumas dicas práticas, você consegue garantir tudo limpinho depois de pintar o cabelo. Quer saber como? Então, confira no artigo de hoje como tirar tinta de cabelo da pele e como tirar a tinta de cabelo das roupas. Acompanhe!

Cuidados durante a coloração para não deixa a tinta se espalhar

Antes de sair pensando em dicas de como tirar tinta de cabelo da pele e das roupas, que tal falarmos sobre alguns cuidados durante a coloração para prevenir esses acontecimentos?

Durante os procedimentos químicos, como decapagemcoloração, é indispensável que você use luvas (geralmente as tinturas já são acompanhadas por esses acessórios), cubra bem o colo e os ombros com uma toalha e faça todo o processo de pintura do cabelo com muita calma.

Ainda, vale não lavar os cabelos no dia anterior (para garantir uma boa oleosidade e repelir a absorção da tinta pela pele) e aderir a silicones e/ou outros produtos que protejam especialmente a região testa.

As luvas vão ajudar 🙂

Como tirar tinta de cabelo da pele?

Conheça agora algumas dicas simples para tirar tinta de cabelo da pele:

1. Vaselina

A vaselina é uma boa aliada para retirar as machas de tinta de cabelo, especialmente na pele. Para usá-la, é simples: basta aplicar um pouco dessa substância em um algodão limpo e passá-la sobre a região manchada. A vaselina pode ser usada tanto em versão líquida como sólida.

2. Pasta de dentes

A pasta de dentes é um forte abrasivo e que apresenta resultados bastante eficientes para a retirada de manchas de tinta de cabelo da pele. Ela pode ser aplicada na testa, nas mãos e nos braços sem quaisquer riscos à saúde. O importante é evitar a região dos olhos, prevenindo eventuais reações alérgicas.

Como tirar tinta de cabelo da pele
@ing.dk

3. Gel de cabelo

Você já pensou em usar gel de cabelo para retirar as manchas de tinta de cabelo? Essa é uma alternativa acessível e que pode ser feita em qualquer tipo de pele.

Para isso, passe um pouco de gel na região atingida e deixe agir por uns minutinhos. Depois, é só lavar com água corrente para retirar os excessos.

4. Óleo de bebê

Sabe os famosos óleos que são usados nos recém-nascidos? Eles também podem ser aplicados para retirar aquele excesso de tinta que cai sob o rosto durante a pintura dos cabelos.

Essa é uma boa opção especialmente para as peles mais sensíveis – já que apresentam uma fórmula bem delicada e com componentes antialérgicos.

Como tirar tinta de cabelo da pele
@babycenter

5. Adoçante

Uma misturinha fácil feita com adoçante e água pode ser uma boa resposta de como tirar tinta de cabelo da pele. Basta umedecer uma gaze ou algodão com esses ativos e esfregar delicadamente na parte do rosto manchada.

6. Bicarbonato de sódio

Assim como o adoçante, o bicarbonato de sódio é outro ingrediente comum em nossa cozinha que pode virar um aliado na hora de encontrar formas de como tirar tinta de cabelo da pele. Esse também deve ser misturado com um pouco de água para, então, ser aplicado de forma delicada na região com manchas. Seus ativos são potentes e a ação é instantânea.

Como tirar a tinta de cabelo das roupas?

Não é só a pele que sofre com as manchas de tinta – as roupas também! Então, como tirar a tinta de cabelo das roupas? Descubra aqui 4 dicas fáceis!

1. Vinagre branco de cozinha

Sabe aquele vinagre que você usa constantemente na cozinha? Ele pode ser usado também para reverter as manchas de tinta de cabelo das roupas. Basta aplicar umas gotinhas de vinagre branco sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos.

2. Misturinha de detergente e amônia

O uso do detergente pode também ser uma opção eficiente para o combate às manchas das roupas. E uma dica para deixar essa ideia ainda mais eficaz é misturar um pouco de amônia a esse ativo.

A aplicação é fácil e deve ser feita diretamente na mancha com a roupa ainda seca. Depois, é só lavar normalmente.

3. Água oxigenada

A água oxigenada também pode ser aplicada aos tecidos para reverter manchas de tinta de cabelo nas roupas. Basta colocar um pouco de água na mancha e esfregar delicadamente com um paninho ou uma escova de dentes.

Mas atenção, pois ela é bastante abrasiva – por isso, deve ser usada apenas em pequenas quantidades.

4. Leite morno

O leite morno também pode ser aplicado para eliminar as manchas de tinta de cabelo das roupas. Para isso, derrame um pouco desse ingrediente na mancha e deixe agir por uns minutos. Depois, basta enxaguar bem e lavar a roupa como normalmente.

E então, gostou das nossas dicas? São fáceis, né? Com certeza elas ajudarão na hora de tirar as manchas de tinta de cabelo da pele e roupas, deixando tudo limpinho! Depois de aplicá-las, nos conte aqui pelos comentários como foi sua experiência!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra