Como tirar a progressiva do cabelo: confira 5 dicas

Como tirar a progressiva do cabelo: confira 5 dicas

Os cabelos lisos foram por muito tempo o sonho de consumo de grande parte das mulheres. Bonitos e alinhados, os fios nesse formato garantiam a praticidade necessária para as rotinas do dia a dia. As escovas progressivas, então, ganharam protagonismo e viraram as melhores amigas de muita gente nesse período.

antes e depois transição capilar
Antes e depois transição capilar – @euninagabriella

No entanto, agora os tempos são outros e a diversidade e a aceitação dos fios naturais têm conquistado o seu merecido espaço. Por isso, muitas pessoas estão em busca de boas práticas de como tirar a progressiva do cabelo. É o seu caso? Então, confira no artigo de hoje 5 boas ideias de como tirar a progressiva do cabelo. Acompanhe!

Mas, afinal, como a progressiva age no fio?

O processo químico da progressiva trabalha a alteração da fibra do cabelo. Quando em contato com o fio, o composto utilizado é capaz de abrir a cutícula e penetrar no córtex (camada interna do fio), alterando sua estrutura. O produto é aplicado mecha por mecha e ainda conta com a ativação térmica da chapinha – potencializando os resultados.

Mas, hoje, parece que a realidade mudou um pouco. A grande tendência agora é valorizar a beleza natural, com fios mais soltos e cheios de ondas, o que tem feito da transição capilar a bola da vez.

Dicas de como tirar a progressiva do cabelo

E agora você deve estar se perguntando: como tirar a progressiva do cabelo e voltar às minhas madeixas originais?”. Descubra a seguir!

  1. Suspenda os tratamentos progressivos

Se você deseja voltar a ter os fios naturais, precisa suspender todo e qualquer tratamento progressivo. Pode parecer óbvio, mas muitas mulheres param com a chamada “escova progressiva” e continuam realizando práticas alternativas, como as escovas progressivas sem formol e “blindagens”, por exemplo.

Em ambas, é utilizado um processo químico (muito semelhante ao da progressiva, inclusive) que altera a estrutura do fio e acaba prejudicando esse processo de reversão. Então, se você deseja ter os seus cachos de volta, esteja pronta para assumi-los, deixando qualquer aplicação química de lado!

  1. Utilize shampoos antiresíduos

Os shampoos de limpeza profunda podem ser uma boa alternativa para quem quer saber como tirar a progressiva do cabelo. Também chamados de shampoos antiresíduos, eles ajudam a eliminar de forma mais rápida o produto da escova progressiva nos fios.

Eles agem de forma profunda na fibra capilar, eliminando – aos poucos – todos os resquícios da fórmula. Vale ressaltar que esse tipo de shampoo resseca um pouco o cabelo, por isso, o ideal é que seja utilizado apenas uma vez durante a semana.

Os resultados começam a ser percebidos desde a primeira lavagem, porém, cada cabelo apresenta respostas diferentes à aplicação – o que impacta no tempo de eliminação completa da progressiva.

  1. Adote rotinas de hidratação

Que a hidratação é extremamente importante para a saúde dos fios, não é nenhuma novidade, certo? Mas você sabia que ela também faz toda a diferença no processo de eliminação da progressiva?

Entenda que não é a hidratação, em si, que irá retirar o produto do cabelo – mas ela será uma grande aliada durante o processo. Com uma rotina de cuidados nutritivos, o fio ficará mais pesado e encorpado, perdendo aquele aspecto “chapado” que a progressiva proporciona.

Ainda, a hidratação ajudará a manter o seu cabelo forte e saudável para a administração do uso de shampoos antiresíduos, por exemplo. Lembre-se de optar por hidratações profundas, feitas a partir de produtos que sejam de qualidade comprovada.

  1. Aposte em um novo corte

Um novo corte pode ser uma boa aposta para a remoção da progressiva do seu cabelo! Quem sabe essa é a hora de mudar o visual e tirar parte do comprimento dos seus fios? Assim, você terá menos volume de cabelo e, consequentemente, menos preocupações para a retirada da progressiva.

Além do mais, um corte diferente poderá deixar seu cabelo mais solto, leve e com um aspecto mais natural – tudo o que você está buscando neste momento, não é mesmo? O corte também irá renovar as pontas dos fios, deixando-os mais bonitos e saudáveis. Então, aproveite essa oportunidade para inovar no visual! 

  1. Opte por tratamentos específicos

Atualmente, o mercado está repleto de opções e já conta com produtos desenvolvidos especialmente para a remoção da progressiva no cabelo. Há opções bastante eficientes e que garantem resultados rápidos. 

Mas há um ponto de atenção: esses produtos também têm propriedades químicas e precisam ser analisados com cuidado antes da aplicação. Como o seu cabelo já está sob interferência de outro produto, essa aplicação pode acabar danificando muito o seu fio. Sendo assim, converse com o seu cabeleireiro e veja se essa opção é viável para o seu cabelo.

Com as dicas que compartilhamos de como tirar a progressiva do cabelo, ficará muito mais fácil obter bons resultados. Mas lembre-se sempre: o mais importante é garantir que seus fios estejam com saúde!

Portanto, aja sempre com consciência e faça o uso de produtos de qualidade comprovada. E não esqueça de conversar com o profissional que cuida de suas madeixas, pois ele poderá orientar mais especificamente sobre quais são as melhores ações para o seu tipo de fio.

E então, ficou mais claro para você como tirar a progressiva do cabelo? Como você está lidando com esse processo? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Quer radicalizar e se livrar logo da progressiva? Saibe tudo sobre a transição capilar e o big chop


Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?