DicasOleosos ou Mistos

Como tirar oleosidade do cabelo? 10 dicas infalíveis que vão te ajudar com a oleosidade do cabelo

como tirar oleosidade do cabelo

Quem lida com esse problema sabe como tirar oleosidade do cabelo é importante para nossa autoestima, confiança e mesmo para a saúde dos fios, já que pode levar à manifestação de dermatite, caspa e a indesejada queda capilar. cabelo oleoso pode ser resultante de uma série de fatores, como os genéticos, ambientais e mesmo de nosso estilo de vida. 

Desse modo, para lidar com esse problema eliminando hábitos que possam estar agravando a oleosidade capilar, há algumas boas práticas. E são elas que iremos compartilhar neste artigo! Continue a leitura e saiba mais!

Características do cabelo oleoso

Entre as características mais marcantes do cabelo oleoso estão sua falta de volume, seu peso excessivo, o “efeito escorrido” e a sensação de fios gordurosos. 

Ainda, é comum (porém não obrigatória) a presença de caspa, coceira, acne e foliculite no couro cabeludo.

Posso hidratar o cabelo oleoso?

Não apenas pode como deve! A hidratação é fundamental para a saúde e beleza dos fios. Sabemos que na ânsia de descobrir como tirar oleosidade do cabelo certas ideias mais extremas podem passar por nossa cabeça. 

No entanto, apesar de os fios oleosos terem mais sebo, isso não quer dizer que eles tenham a quantidade de água adequada em suas fibras, portanto, assim como nos demais tipos de madeixas, aqui a hidratação também é necessária.

Cronograma capilar passo a passo – Hidratação

Lembre-se: gordura e umidade são coisas diferentes. Por isso, o cabelo oleoso também deve passar por essa etapa em seu cronograma capilar. Para saber mais sobre essa questão, não deixe de conferir o artigo que preparamos com a receitinha de uma hidratação para cabelo oleoso.

Como tirar oleosidade do cabelo?

Adotando alguns cuidados simples, é possível perceber a redução da oleosidade e a melhora da aparência pesada dos fios. Conheça, a seguir, alguns dos segredinhos para isso.

1 – Utilize o shampoo correto

Para lidar com o problema, uma das ações mais importantes é lavar suas madeixas com shampoo específico para cabelo oleoso. No caso de quem tem apenas a raiz oleosa e a extensão dos fios ressecada, utilizar shampoo para cabelo misto pode ser a melhor opção. 

Shampoo transparente – @semprepronta

2 – Não lave seus cabelos com água quente

Se mesmo para quem não enfrenta a oleosidade já não é recomendado lavar os fios com água quente, imagine para quem lida com esse problema? Lembre-se de que a temperatura mais elevada influencia no funcionamento das glândulas sebáceas e ativam ainda mais a produção da oleosidade

3 – Enxágue bem seus cabelos

Durante o banho, tenha cuidado redobrado para retirar bem os resquícios de produtos dos cabelos. Isso ajudará a evitar outros problemas e a eliminar o efeito de cabelo “grudado” e sem movimento que é potencializado pela oleosidade.

4 – Não fique passando a mão no cabelo

Na hora de pensar em formas de como tirar oleosidade do cabelo, é importante lembrar de eliminar o hábito de ficar mexendo em suas madeixas. Isso porque esse ato pode ajudar a aumentar o número de bactérias e a gordura nos fios que, entre outras coisas, estimulando sua oleosidade.

5 – Hidrate-se!

O consumo adequado de água ajuda nosso organismo também a regular o correto funcionamento das glândulas sebáceas, de modo que não produzam oleosidade excessiva.

Hidrate-se

6 – Lave as madeixas dia sim, dia não

Comumente, quando se pensa em como tirar oleosidade do cabelo, uma ideia que é colocada em prática é lavar as madeixas todos os dias. Na verdade, assim como lavar de menos, lavar demais também pode comprometer a saúde e o visual de seus fios, causando um efeito rebote. Por isso, recomenda-se a higienização em dias alternados

7 – Utilize shampoo a seco apenas esporadicamente

Esse produto realmente pode salvar nosso dia em muitas situações. No entanto, sua aplicação não deve se tornar um hábito. Isso porque ele também gera resíduos que podem favorecer a obstrução da saída dos poros de oleosidade, o que pioraria o problema. 

8 – Não aplique o condicionador próximo à raiz

Quem tem a raiz oleosa deve ter cuidado redobrado com o uso do condicionador. Esse produto não deve ser aplicado muito próximo à raiz, pois isso pode estimular a oleosidade. 

9 – Tenha atenção com o uso do secador

Como vimos, submeter as madeixas a altas temperaturas pode prejudicar os fios de várias formas – e uma delas é deixando a raiz mais oleosa. Assim, se você optar por utilizar o secador, faça-o com uma temperatura média ou fria. Ainda, evite direcionar a boca do aparelho para as raízes de suas madeixas. 

10 – Não utilize acessórios de cabelo muito apertados

Bonés, chapéus, toucas, faixas e outros acessórios podem acabar abafando nosso couro cabeludo, principalmente quando utilizados muito apertados. Isso pode levar a uma excessiva transpiração local e à má oxigenação da área o que é bastante propício para o surgimento de bactérias e para aumentar a oleosidade do cabelo.   

E então, ficou mais fácil agora saber como tirar oleosidade do cabelo? Você já lidou com esse problema utilizando alguma outra prática? Conte para a gente aqui nos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
    • Que bom que gostou, Ana 💜💜

      Quando testar alguma dessas dicas conta pra gente como foi, vamos adorar saber!

  • >