Aqueles floquinhos brancos podem mesmo acabar com o visual e mexer com nossa autoestima, não é

Cabelo todo lindo, visual perfeito…e aí surgem aqueles benditos floquinhos brancos que tanto afetam a nossa autoestima e estragam com todo o look. Você sabe como tirar caspa do cabelo?

Essa danadinha é composta por películas de células mortas que se acumulam no nosso couro cabeludo. Elas são fruto de uma hiperdescamação dessa região e podem ter muitas origens diferentes.

Na verdade, como é de se esperar, parte do diagnóstico da caspa consiste exatamente em investigar a sua origem. Afinal de contas, se você não souber de onde ela vem, fica mais difícil de tratar e mais fácil de ela voltar sem aviso, não é mesmo?

A caspa pode ter origem genética, hormonal, pode ser relacionada a outras condições de saúde ou pode, também, surgir a partir de problemas ambientais ou emocionais, caso, por exemplo, do estresse.

Para lidar com o problema, confira as dicas que preparamos de como evitar e de como tirar caspa do cabelo. Vamos lá?

Mantenha a calma, porque tem solução!

O que pode causar a caspa?

Advertisement

O problema da caspa pode ter sua origem em diversos fatores – desde hábitos nocivos, que prejudicam o couro cabeludo, até a presença de fungos ou, mesmo, predisposição genética.

Ainda, existem diversos outros problemas de saúde ligados à caspa, tais como:

  • Psoríase ou artrite psoriásica.
  • Estresse e tensão emocional.
  • Diabetes.
  • Obesidade.
  • Problemas hormonais.

Portanto, para achar a solução ideal de como tirar caspa do cabelo, é preciso também investigar se você não está enfrentando outro problema como esses e buscar tratá-lo.

Qual é o seu tipo de caspa?

Pode parecer uma pergunta um tanto quanto esquisita saber como é o seu tipo de caspa. Afinal de contas, você não fica com um microscópio analisando cada floquinho que cai para saber a composição dele, não é mesmo?

Mas não se preocupe, não é bem disso que esse tópico fala. Ele é, na verdade, um jeito de te informar que existem tipos diferentes de caspa e, a depender de como for o seu, pode ter uma solução diversa.

Então, vamos entender quais são os dois tipos principais de caspa:

  • Caspa seca: pequena, fina, esbranquiçada, com descamação difusa, ela tende a cair como flocos de neve sobre os ombros.
  • Caspa oleosa: essa é mais espessa e maior, amarelada, ela costuma “colar-se” aos cabelos e ao couro cabeludo. É comum ser acompanhada de inflamação.
Como tirar caspa do cabelo
@sweettherapy

Como tirar caspa do cabelo?

Agora chegamos num ponto que com certeza você quer muito saber: como se livrar dessas danadas dessas caspas. Há diversas formas de como tirar caspa do cabelo. Entre as boas dicas, estão:

1. Lave corretamente seus cabelos

Para isso:

  • Lave suas madeixas, no máximo, a cada dois dias.
  • Utilize shampoo anticaspa apenas no couro cabeludo.
  • Não aplique o shampoo com movimentos intensos, massageie de modo suave o couro cabeludo para evitar descamações.
  • Não lave os cabelos com água muito quente. Para evitar a caspa e problema de oleosidade, o recomendado é utilizar água fria ou morna.
  • Enxágue bem os fios, eliminando o resíduo dos produtos utilizados. Esses resíduos podem estimular a proliferação de fungos e, consequentemente, a caspa.

2. Não abuse dos shampoos a seco

Sim, o shampoo a seco pode ser uma mão na roda. Na hora da pressa, ele ajuda a dar aquela disfarçada quando não tivemos tempo de lavar os cabelos.

No entanto, é preciso se lembrar que ele não substitui a necessidade de lavar os fios, ainda mais para quem deseja resolver o problema da caspa no cabelo. A função desses produtos não é higienizar, mas sim ajudar a melhorar a parte estética.

Tirar caspa do cabelo saiba tudo sobre

3. Não durma com os cabelos molhados

Essa deve ser uma das regras capilares mais repetidas, e tem um motivo. Dormir com os cabelos molhados já é prejudicial para quem não sofre com caspa, já que essa prática pode contribuir para quebrar mais os fios.

Quem sofre de caspa, então, pode ter efeitos ainda piores. Isso porque essa prática pode estimular a proliferação de fungos, o que pode fazer a descamação no couro cabeludo aumentar.

Porém, atenção: se for utilizar o secador de cabelo, não direcione o jato diretamente e muito próximo do couro cabeludo. O ar muito quente estimula o trabalho das glândulas sebáceas e piorar o problema da caspa. 

4. Utilize gel e pomada com moderação

Sobretudo entre o público masculino, é comum o uso contínuo de gel ou pomada para manter a aparência do visual e os fios no lugar. Porém, passar o produto com álcool na raiz do cabelo pode estimular a caspa.

5. Aplique óleos naturais para evitar a caspa

Além de ajudarem a nutrir nossos fios, os óleos naturais podem ser grandes aliados na hora de encontrar soluções de como tirar caspa do cabelo. O óleo de rícino, por exemplo, tem propriedades adstringentes e calmantes, que podem ajudar a lidar com a inflamação e fungos no couro cabeludo causados pela caspa. 

Tirar caspa do cabelo

Extra: como tirar caspa do cabelo – outras ações importantes 

Para além dessas informações já ditas, há ainda algumas formas interessantes de evitar a formação de caspa nos cabelos. Vamos conhecer algumas:

    • Evitar fazer procedimentos químicos, já que eles podem contribuir para irritar o couro cabeludo e agravar o problema da caspa.
    • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois essas interferem no funcionamento das glândulas sebáceas, levando ao aumento da oleosidade nos fios.
    • Evitar rotina alimentar rica em gordura, visto que gorduras saturadas e açúcares elevam as chances de surgirem inflamações no couro cabeludo.
    • Evitar fichar mexendo nos cabelos ou coçando a cabeça. Nossas unhas acabam acumulando algumas bactérias que podem agravar o problema da caspa.

Para saber mais sobre esse problema, confira também o artigo que preparamos com mitos e verdades sobre a caspa.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3