Problemas e Cuidados

Como saber o ph do shampoo? Descubra o porquê essa informação é tão importante!

como saber o ph do shampoo

O shampoo é um dos cosméticos mais utilizados no mundo e, embora o pH do produto tenha se tornado um assunto, ainda é comum haver dúvidas de como saber o pH do shampoo e também como essa informação é relevante e pode fazer toda a diferença na aparência dos fios, no brilho, frizz, penteabilidade, entre outros.

Abaixo, nós vamos te explicar mais detalhes sobre e também te ensinar a como saber o pH do shampoo de maneira fácil e prática. Confira a seguir e faça uma escolha assertiva do shampoo ideal para os seus fios!

como saber o ph do shampoo
Instagram: @allthingshair

Por que saber o ph do shampoo?
Advertisement

Antes de te mostrar como saber o pH do shampoo, vamos te explicar o que significa ph. A sigla “pH” quer dizer “potencial hidrogeniônico”. Ele indica a acidez, alcalinidade e neutralidade de um determinado meio, como o shampoo, por exemplo. A escala de ph varia de 1 a 14, sendo que o pH neutro é o 7.0, o pH menor que 7.0 é considerado ácido e o alcalino é o pH maior que 7.0.

Em se tratando especificamente do shampoo, o pH do produto faz toda a diferença. Ele pode influenciar em diversos fatores, como brilho, maciez, frizz e penteabilidade. Além disso, ainda ajudar a tratar condições que podem ocorrer nos fios e também no couro cabeludo. Como por exemplo: alopecia, psoríase, dermatites, seborréia, entre outros. Por isso, engana-se quem pensa que o shampoo age somente como um agente de limpeza, ok? Suas funções vão bem além disso!

Qual é o ph ideal de um shampoo?

O ph do shampoo ideal é aquele que se mantém no neutro ou próximo ao pH balanceado, que é o 7,4, conseguindo abrir as escamas do fio e promover a limpeza. É importante dizer que o que faz o pH de um shampoo ser balanceado é a medida da intensidade e concentração das substâncias usadas em sua fórmula, já que são elas as responsáveis por tornar o pH mais ácido ou alcalino. Entre essas substâncias que influenciam o ph do shampoo, podemos citar a concentração e a qualidade dos surfactantes.

como saber o ph do shampoo
blogdabarbarela.com.br

Exemplo: como a substância detergente colocada na formulação do shampoo é o que deixa o produto alcalino, é sempre necessário que nessa fórmula também exista um agente acidificante para que a alcalinidade seja neutralizada.

Como saber o ph do shampoo?

Só existe uma maneira de como saber o pH do shampoo e de qualquer outro cosmético, que é através de um teste que deve ser feito com o auxílio de fitas medidoras especificas. Essas fitas podem ser compradas em distribuidores de produtos químicos e também em lojas especializadas em produtos para piscina. Como esse caminho realmente não é tão fácil, nossa sugestão é descobrir o pH do shampoo lendo a sua fórmula, que geralmente fica localizada no verso do produto. Hoje em dia, grande parte dos cosméticos, inclusive os shampoos, já disponibilizam a informação do pH em sua embalagem.

como saber o ph do shampoo

Porém, se o shampoo não tiver essa informação, nossa dica é que se observe na fórmula do produto. Caso exista “ácido cítrico” escrito por lá, existe realmente a chance do pH do produto ser neutro. Já em relação ao condicionador, é recomendado que ele seja levemente ácido, ok?! Dessa forma, o produto vai conseguir neutralizar as cargas estáticas dos fios. Isso fará que o frizz diminua e gere a selagem das cutículas capilares. Além disso, vai devolver um pouco da oleosidade natural do cabelo, que é tão importante para a saúde capilar.

Para que serve um shampoo com ph baixo?

O shampoo com pH baixo também pode contribuir para reparar os fios danificados. Ele vai ajudar a manter a saúde de todos os tipos de cabelo. Esse tipo de shampoo abre a cutícula dos fios e permite que as máscaras e condicionadores penetrem de forma mais fácil. No entanto, vale dizer que shampoo com pH baixo pode ajudar a diminuir o frizz e a prolongar o efeito dos cabelos alisados.

para que serve e como saber o ph do shampoo
Instagram: @allthingshair

Porém, shampoo com pH baixo não é o mais indicado em casos de cabelos oleosos. Se os agentes detergentes tiverem baixo poder de limpeza e também pode não ser uma boa escolha para pessoas que tem couro cabeludo sensível.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>