QuebradoQuímicaReconstrução CapilarRessecados ou Secos

Como recuperar cabelo elástico: 5 dicas infalíveis

como recuperar cabelo elasticocomo recuperar cabelo elastico

O cabelo elástico está entre um dos problemas que mais incomodam as mulheres e são consequência, assim como a porosidade e a falta de um brilho, de fios ressecados.

A boa notícia é que existem diversos cuidados e produtos que podem ser usados para recuperar de forma rápida a saúde do cabelo elástico, que fica seco e áspero ao toque. Continue a leitura até o final para saber os motivos que podem estar deixando o seu cabelo elástico e também 5 dicas para que você consiga recuperar a maciez e o brilho que foi perdido pelo seu cabelo!

Motivos pelo qual o cabelo pode ficar elástico

Advertisement

O cabelo elástico acontece devido a perda de massa do cabelo. Tal perda ocorre principalmente em cabelos que foram submetidos a procedimentos químicos, como coloração ou alisamentos.

Como a massa capilar encontra-se no centro da fibra do cabelo e é a responsável pela cor e a textura, os procedimentos químicos que alteram essas informações ou a estrutura do fio acabam agindo diretamente nela e fazendo se perca uma proteína essencial para a saúde dos fios: a queratina.

Quando perdemos tal proteína, a fibra capilar fica esburacada e, dessa forma, se torna ressecada e assume um aspecto de elasticidade. Para entender como recuperar cabelo elástico, é importante saber que não se deve abusar de tratamentos como tinturas, progressivas e outros alisamentos, visando a saúde capilar.

Características do cabelo elástico

Quando o cabelo está ressecado, suas escamas abrem-se e, dessa forma, ele fica áspero e sem brilho. O caso é pior quando se trata de cabelos emborrachados ou elásticos, uma vez que a própria estrutura do fio é alterada.

Dessa forma, os fios tornam-se mais ralos, finos e, consequentemente, quebradiços.

Se você quiser testar a elasticidade do seu cabelo, basta puxar um fio quando eles estiverem molhados. Caso o seu cabelo esteja emborrachado, ele não retornará a forma original e está precisando de cuidados urgentes.

Como recuperar cabelo elástico

Após identificar que seu cabelo está sofrendo com a elasticidade, é chegada a hora de tomar algumas medidas que irão auxiliar a recuperar a vitalidade de suas madeixas.  Confira as nossas 5 dicas poderosas para recuperar o cabelo elástico! São dicas simples e com resultados que podem ser vistos de forma rápida!

     1. Dê um tempo na química

Sabemos que quando pintamos ou alisamos o cabelo é necessário fazer a manutenção a fim de manter o efeito. Mas se você está querendo que seus cabelos recuperem sua estrutura e voltem a ter vida e brilho, é importante interromper a utilização de químicas, ao menos por um tempo.

Sobrecarregar o fio com tratamentos químicos irá fazer com que ele quebre cada vez mais e causará sua queda.

É importante dizer que não estamos falando que você nunca mais vai poder alisar ou pintar os fios, ok? Com os fios saudáveis você poderá voltar a fazer esses procedimentos sem problema algum. Desde que com profissionais de confiança e com produtos de qualidade 🙂

     2. Faça a reconstrução capilar

Quando a estrutura capilar está danificada, é necessário fazer tratamentos que reconstruam a fibra. A reconstrução capilar irá repor a massa perdida, fazendo com que os fios se tornem mais fortes e não quebrem com tanta facilidade.

Se você deseja ainda resultados ainda mais rápidos, comece a fazer o cronograma capilar, rotina de cuidados que em três etapas, sendo elas a hidratação, nutrição e reconstrução, fornecerá os nutrientes, proteínas e vitaminas que seu cabelo precisa para ser saudável. Os resultados do cronograma capilar são rápidos de serem vistos e muitos surpreendentes na recuperação da saúde dos fios!

como-recuperar-cabelo-elastico

     3. Corte as pontas

Se o seu cabelo estiver muito elástico, pode ser que não seja possível recuperá-lo. Mas calma, não precisa se desesperar, ok? Geralmente isso só acontece nas pontas do cabelo, em que os fios são mais antigos e também mais fragilizados.

Se seu cabelo estiver muito elástico, considere cortar as pontas. Assim você elimina a área mais ressecada e quebradiça, deixando seu cabelo mais leve, com aparência mais saudável e ainda estimula o crescimento. Depois de cortar, não se esqueça de continuar cuidando do seu cabelo, ok? Cuidados como uso de protetor térmico ao usar chapinha e secador, água da lavagem dos fios fria ou morna e as hidratações precisam continuar. Como nossos cabelos sofrem agressões diárias, com sol, vento, cloro da piscina, água do mar e procedimentos químicos. Os cuidados capilares devem virar uma rotina, mesmo em cabelos já saudáveis.

     4. Deixe secar naturalmente

Se você é adepta do secador e da chapinha, considere aposentá-los por um tempo ou, ao menos, utilizá-los com uma frequência menor. O calor fornecido por esses instrumentos colabora para a perda de massa capilar, tornando os fios ainda mais elásticos.

Além disso, eles também contribuem para que o cabelo perca muita hidratação e fique mais ressecado. Se você não tiver como deixar esses instrumentos de lado por um tempo. Lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico antes de utilizá-los, ok? É esse produto que vai conseguir proteger os seus fios do calor das ferramentas, que podem acabar “fritando” o cabelo se forem usadas sem cuidado.

     5. Use a queratina sem enxague

Existem no mercado produtos à base de queratina que têm como função fortalecer e proteger a fibra capilar. Dê preferência para os produtos sem enxágue e que podem ser usados diariamente, que tornarão o fio menos pesado.

Dessa forma, você poderá repor diariamente um pouco da queratina perdida, fazendo com que o fio se fortaleça e recupere sua estrutura, deixando de ser elástico. Essas dicas podem ser seguidas mesmo após o cabelo se recuperar, de modo a evitar que ele volte a se tornar emborrachado.

Saber como recuperar cabelo elástico é importante para aquelas que submetem suas madeixas a tratamentos químicos com frequência. Essa não é uma tarefa difícil, basta seguir nossas dicas e ter paciência e você logo verá os resultados do seu esforço!

E aí, gostou dessas dicas? Comente e compartilhe! 
Agora estamos também no Instagram, nos siga por lá: @escoladocabelo.br

Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Quero um tratamento natural pro meu cabelo ele está com as pontas e borracha do sem brilho e opaco resumindo parece que usei shampu de laranja tá um bagaço

  • Meus cabelos são loiros ,finos e lisos( muitos cabelos brancos) por tinta e não descoloração(fazia selagem e a última foi em 11/19 e não quero fazer mais ) ,e estão elásticos.Gostaria de saber se na etapa da nutrição posso passar somente o óleo de coco ou se é melhor colocar na máscara ( possui óleo de argan ,manteiga de karite e outros).Pode responder minha dúvida ?
    Obrigada .Aguardo.

  • >