ColoraçãoTransformação

Aprenda como neutralizar o laranja do cabelo em casa

como neutralizar o laranja do cabelo

É comum que o cabelo acabe ficando laranja no processo de descoloração e não é necessário nenhum desespero. É possível aprender como neutralizar o laranja do cabelo em casa de forma prática.

Abaixo, nós vamos te contar melhor sobre os motivos pelos quais os fios podem acabar ficando alaranjados, como neutralizar o laranja do cabelo em casa e também como evitar que isso aconteça novamente. Continue a leitura e descubra como dar adeus aos fios laranjas indesejados!

saiba como neutralizar o laranja do cabelo
Foto/Reprodução: Pinterest

Por que o cabelo acaba ficando laranja?

Entender os motivos pelos quais o cabelo fica laranja é tão importante quanto aprender como neutralizar o laranja do cabelo. O que acontece é que muitas vezes quando a coloração é realizada sem levar em conta a cor e o fundo de clareamento do cabelo, o resultado podem ser fios alaranjados ou manchados. Geralmente, são os cabelos castanhos que quando descoloridos podem acabar ficando com tons alaranjados e, nos loiros, o resultado pode ser fios acinzentados, opacos e sem brilho, conhecido como chumbado.

Para que você entenda melhor: os fios podem acabar ficando alaranjados porque todo cabelo tem um fundo de clareamento. Por exemplo, os castanhos e pretos possuem fundo avermelhado. O tom, portanto, vai clareando de acordo com a cor do seu cabelo, começando pelo vermelho, passando pelo laranja e então chegando ao loiro.

como neutralizar o laranja do cabelo loiro
Foto/Reprodução: Pinterest

Portanto, o fio passa por todos essas tonalidades até chegar ao loiro e, quando o processo é realizado por quem não tem experiência, é possível que os fios acabem ficando alaranjados.

É importante dizer que mesmo que se use um pó descolorante super potente, a base que vai abrir primeiro nos fios escuros vai ser sempre o vermelho e depois o laranja, ok? Por este motivo, a dica é descolorir os fios em casa sempre levando em conta o fundo do seu cabelo e, caso você tenha dúvidas, não deixar de procurar por um profissional de confiança.

Como neutralizar o laranja do cabelo em casa?

A boa notícia é que não é difícil aprender como neutralizar o laranja do cabelo em casa. Você poderá fazer isso de algumas maneiras diferentes, como vamos te ensinar a seguir.

A primeira opção, caso os seus fios sejam loiros e estejam alaranjados e amarelados, é usar produtos com reflexos violeta. Eles podem ser desde shampoo matizador, tinturas (geralmente com final .2) e máscaras desamareladoras. Vale ressaltar ainda que quanto mais claro for o fundo do cabelo, maior será a duração do matizador.

dica de produto para neutralizar o laranja do cabelo

Porém, se os seus fios forem mais escuros e ficarem alaranjados durante a coloração, o mais indicado para corrigir o tom e neutralizar a cor laranja, são ao tonalizantes. Esse produto é uma ótima escolha para isso, pois é capaz de corrigir a cor sem danificar os fios. Como a cor oposta ao laranja, segundo a colorimetria, é o azul, o indicado é que se use uma coloração castanha com reflexos azulados. Dessa maneira, você conseguirá neutralizar o laranja e deixar o tom dos seus fios ainda mais naturais.

Além disso, também existem algumas receitas naturais de como neutralizar o laranja do cabelo em casa. Um exemplo é a máscara matizadora com violeta genciana e maisena.

É possível evitar que o cabelo fique laranja? Como?

Sim! A dica de ouro para que o seu cabelo não fique laranja na hora da coloração é prestar atenção no fundo do cabelo e na tabela de colorimetria. Porém, se você já esteve com cabelo laranja e já aprendeu como neutralizar o laranja do cabelo, agora chegou o momento de saber como evitar que o seu cabelo fique dessa forma novamente.

Antes de tudo é importante dizer que como o tonalizante vai desbotando com o tempo. Por isso, a dica para evitar que os fios fiquem laranjas novamente, é apostar em produtos específicos para cabelo coloridos. Tais produtos, como shampoo, condicionador, máscara de hidratação e leave in, vão te ajudar a aumentar a durabilidade da coloração.

receita de como neutralizar o laranja do cabelo
Foto/Reprodução: Pinterest

Além disso, é interessante destacar que cabelos saudáveis conservam melhor a cor, além de os fios ficarem brilhantes e macios. Por isso, é muito importante que se cuide dos fios. É indicado seguir o cronograma capilar, aquela rotina de cuidados que intercala hidratação, nutrição e reconstrução.

Outra boa dica também é usar produtos que contenham filtro solar em sua fórmula e  usar protetor térmico nos fios sempre que for usar ferramentas quentes, como chapinha e secador, por exemplo.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>