Cronograma CapilarProblemas e Cuidados

Como montar sua tabela de cronograma capilar para ter resultados incríveis!

tabela cronograma capilarInstagram: @allthingshairuk

Você com certeza já ouviu falar da rotina de cuidados que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Mas você sabe como montar a sua tabela de cronograma capilar?

A junção desses três tratamentos é uma das formas consideradas mais eficientes de cuidar dos cabelos, já que eles conseguem, juntos, fornecer tudo o que os seus cabelos precisam para ficarem mais saudáveis e mais fortes.

É comum que a hidratação seja o tratamento mais feito para quem deseja manter os fios em dia, mas é importante também dar aquela atenção para a nutrição e a reconstrução.

tabela de cronograma capilar
Instagram: @allthingshairuk

A hidratação capilar é responsável por repor a água perdida pelos fios. A nutrição repõe a oleosidade natural que é perdida diariamente. A reconstrução, por fim, devolve a queratina que compõe a fibra capilar.

A forma de alternar esses tratamentos depende das necessidades dos seus fios e, por isso, é importante fazer uma boa análise das suas madeixas para saber em qual tratamento investir mais.

A tabela de cronograma capilar deve ser feita de acordo com os seus cabelos. Muitas pessoas acham tabelas prontas e começam a aplicar nos fios sem saber ao certo se é daquela ordem de tratamentos que os cabelos precisam.

Por isso, hoje você vai aprender direitinho como montar sua tabela de cronograma capilar e garantir que os seus fios tenham tudo o que precisam para ficarem cada vez mais lindos.

Qual o melhor cronograma capilar?

O melhor cronograma capilar é aquele cuja tabela foi montada pensando exatamente nos seus fios, ou seja, nas suas necessidades capilares e no seu tipo de cabelo. Vamos entender um pouquinho melhor o que isso quer dizer.

Digamos que seus cabelos estejam muito quebradiços devido ao excesso de química. Eles provavelmente precisam de uma reconstrução capilar para repor a queratina perdida.

tabela de cronograma capilar cabelos lisos
Instagram: @allthingshairuk

Fazer hidratação pode ajudar, mas não será o suficiente para recuperar os seus fios. Por isso, o seu cronograma capilar provavelmente terá que ter um foco maior no tratamento de reconstrução. Mas, então, qual creme utilizar?

É aí que entra a análise do seu tipo de fio, já que os produtos utilizados devem ser aqueles indicados para o seu tipo de fio. Esses produtos são desenvolvidos para fornecer, para cada tipo de cabelo, os nutrientes, proteínas, queratina e vitaminas que eles mais carecem.

Portanto, o cronograma capilar ideal será aquele feito pensando nos seus lindos cabelos. Analise o seu tipo de fio e as necessidades das suas madeixas para saber como montar a melhor rotina possível.

Como montar a tabela de cronograma capilar ideal para você

Antes de mais nada, saiba qual o seu tipo de fio. Então, analise como você costuma tratar os seus cabelos. Por exemplo, você usa ferramentas de calor como chapinha, secador ou babyliss com frequência?

Após pensar nisso, dê aquela bela verificada na aparência dos seus cabelos. Eles sofrem mais com as pontas duplas, com o frizz ou com os fios ralos? Estão ressecados e sem brilho?

Por fim, realize o teste de porosidade dos seus cabelos. Para isso, coloque água filtrada em um copo transparente e, então, coloque um fio nesse copo. Veja qual o comportamento desse fio.

Se o cabelo boiar, ele está precisando de hidratação. Se ele ficar no meio, ou seja, nem afundar por completo nem boiar, o tratamento indicado é a nutrição. Por fim, se ele afundar, você precisa focar na reconstrução.

De acordo com o teste de porosidade, você poderá criar a sua tabela de cronograma capilar, alternando os diferentes tratamentos de modo a fornecer o que os seus fios precisam.

teste de porosidade

Quanto tempo deve durar o cronograma capilar?

De forma geral, o ciclo do cronograma capilar é fechado em um mês, ou seja, quatro semanas. Isso não significa, no entanto, que após essas semanas você deve parar de cuidar dos seus cabelos.

Isso significa apenas que, passado esse período, você pode analisar novamente os seus fios para verificar a necessidade de fazer alterações na sua tabela de cronograma capilar, de acordo com o comportamento dos seus fios.

O ideal é que o cronograma capilar seja incorporado nos seus cuidados capilares e faça parte da sua rotina. Assim, você garante que seus cabelos estarão sempre bem tratados e protegidos contra os principais ataques que podem receber.

tabela cronograma capilar cabelos crespos
Instagram: @kaicealea

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de fios e é uma das formas mais eficientes de manter os cabelos saudáveis e brilhosos. Analise as suas madeixas e monte o cronograma capilar indicado para os seus fios para perceber as maravilhas que essa rotina de cuidados fará pelos seus fios.

Você também pode alternar o uso de máscaras com receitinhas caseiras para potencializar ainda mais os resultados.

Agora que você já sabe como montar a sua tabela de cronograma capilar, veja como recuperar os seus fios por meio desse tratamento em caso de cabelos muito danificados.

Gostou essa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>