DicasLoiro

Você sabe como matizar o cabelo? Confira 5 dicas para matizar em casa

como matizar o cabelocomo matizar o cabelo

Imagine o seguinte cenário: você saiu do cabeleireiro se sentindo o máximo com sua nova cor de cabelo. Antes do tempo previsto, no entanto, as cores começaram a ficar desgastadas, como se estivessem saindo. Será que tem como consertar isso sem ter que gastar uma grana? Se você souber como matizar o cabelo, então é possível.

Lágrimas de emoção

Existem muitas dúvidas a respeito de como matizar o cabelo, mas se você tem os fios descoloridos, seja com mechas, luzes ou loiro por completo, é super importante saber mais sobre essa técnica, já que, com o tempo, eles vão perdendo o brilho, ficando sem vitalidade e com tons amarelados, não é mesmo?

Caso a matização dos fios não seja feita da maneira correta, é possível que o loiro fique cor violeta ou chumbado, ou seja, sobrecarregado de pigmento. Por este motivo, antes de pensar em matização, é importante saber como matizar o cabelo, ok?

Você tem dúvidas de como matizar o cabelo? Aprenda a seguir mais detalhes sobre essa técnica e também dicas de como matizar o cabelo em casa!

Antes de qualquer coisa, o que é matização?

Quando descolorimos os fios é comum que eles fiquem com tom amarelo ovo ou alaranjados, e é exatamente para corrigir a cor que existe a matização. Quando o cabelo é matizado, os pigmentos de cores indesejadas são neutralizados e o tom de loiro vibrante e cheio de vitalidade é intensificado.

como matizar o cabelo
Antes e depois matização – @vaidosaefeminina

A matização também traz outros benefícios para os fios loiros, já que faz com que a durabilidade da cor seja maior, que os fios fiquem mais hidratados e que o aspecto desbotado ou manchado suma de vez!

A técnica de matização pode ser feita com tonalizante, shampoo desamarelador, tinta ou kits completos.

Para matizar os fios loiros, é necessário saber um pouco sobre colorimetria capilar

Agora que você já está por dentro do que é matização e também dos benefícios para o cabelo loiro, é importante saber que, para matizar, é necessário ter conhecimento sobre as regras da colorimetria capilar, ou seja, qual cor é a indicada para matizar a outra.

Isso porque não adianta você entender a importância da matização e, na hora de escolher a cor para seus cabelos, acabar optando por uma que não tem nada a ver com aquela presente no momento.

É preciso saber entender como cada cor irá agir no seu tom capilar atual e, dessa forma, saber qual a cor certa para escolher a fim de manter seus cabelos lindos e matizados por mais tempo. Prometemos que não é nada de complicado, apenas algumas regras básicas de colorimetria que irão ajudar você a entender como matizar o cabelo na cor certa e arrasar.

Para aprender como matizar o seu cabelo, saiba que:

– Para loiros quentes com facilidade de amarelar, o matizador roxo é a melhor opção para neutralizar;

– Se o seu loiro ficou alaranjado ou avermelhado, aposte no matizador azul;

– Já em tons de loiro frio, utilize o matizador roxo, mas não exagere na quantidade, pois o resultado pode ser fios acinzentados ou com excesso de pigmento.

como matizar o cabelo
Estrela de Oswald – @liginhagaleguinha

Tenho cabelo loiro, será que é o momento certo para a matização?

Saber como matizar o cabelo é tão importante quanto perceber se é o momento certo de realizar a técnica nos fios, sabia? O tempo para matizar os fios varia de pessoa para pessoa e depende do fundo de clareamento natural do cabelo, do tipo de coloração escolhida, da quantidade de vezes que o cabelo é lavado por semana, da rotina de cuidados diários com os fios, da exposição dos fios ao sol, mar, cloro, poluição, entre outros. Porém, vale dizer que, geralmente, a matização é indicada a cada 15 dias ou sempre que perceber que os fios estão oxidados, ou seja, com tons diferentes do que quando foi feita a descoloração.

Aquele retoque na raiz 😉

Como matizar o cabelo em casa

Chegou a hora de aprender o truque mais importante, que é como matizar o cabelo em casa. Ao entender como fazer isso, será possível economizar com idas aos cabeleireiros para retoques antes da hora. Então, preste bastante atenção nas nossas dicas, tá certo?

Matizar o cabelo em casa é possível, mas como qualquer técnica capilar realizada sem o apoio de profissionais, é necessário atenção redobrada. Siga as nossas dicas a seguir de como matizar o seu cabelo em casa e não saía por aí com seus fios loiros com tons alaranjados, esverdeados ou amarelados!

Dica 1 – Nada de produtos caseiros

Em primeiro lugar, é importante escolher o produto ideal para matizar o seu cabelo e, para isso, é importante que ele seja de qualidade e não caseiro, como ketchup ou beterraba. Faça uma escolha consciente para que o seu cabelo não fique ressecado ou manchado!

Dica 2 – Atenção na colorimetria capilar

A matização é feita para corrigir o tom, mas é imprescindível saber que cada cor é utilizada para neutralizar ou intensificar outra. Para isso, saber algumas regrinhas de colorimetria é fundamental!

como matizar o cabelo
Diferentes tons de loiro – @futilish

Se você possui fios loiros com tom frio ou amarelado, por exemplo, é indicado o matizador na cor roxo, já se os fios estão alaranjados ou avermelhados, a melhor opção é o azul.

Dica 3 – Aplicação do produto

A aplicação do produto também é um passo importante na hora da matização. Caso seja um shampoo, opte por aplicá-lo durante o banho. Já se for tinta ou tonalizante, separe o cabelo mecha por mecha e vá aplicando com calma.

Dica 4 – Siga as instruções da embalagem

Não pense que deixar o matizador agir por mais tempo vai fazer com que o efeito nos seus fios seja ainda melhor. Na verdade, o que pode acontecer é o efeito contrário! Por isso, atenção na embalagem para verificar o tempo certinho que o produto deve agir nos fios.

Dica 5 – Hidratação é essencial

Cabelos descoloridos precisam de um ritual de cuidados especiais e, embora a matização ajude na hidratação dos fios, o produto é desenvolvido com o objetivo de corrigir a cor. Por isso, a matização deve fazer parte dos seus cuidados com os fios, mas também lembre-se de não deixar de lado a hidratação. Que tal criar hoje mesmo um cronograma capilar para que os seus fios descoloridos fiquem sempre com uma cor radiante e super hidratados?

Agora que você já sabe o jeito certo de garantir o seu cabelo loiro, que tal saber as 10 dúvidas mais frequentes sobre os cabelos platinados

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>