Mesmo com o crescimento das transições capilares para os crespos e cacheados, é inegável que o cabelo liso sempre fez e sempre vai fazer muito sucesso na cabeça da mulherada! Os fios retinhos podem ser bem mais práticos, mas isso não quer dizer que manter o cabelo liso não exija cuidados!

Se você abriu mão dos tratamentos químicos para alisar os cabelos como a progressiva e prefere alisar os fios com ferramentas de calor como chapinha e secador, então, é bom prestar atenção neste artigo! Nele nós vamos te ensinar a manter o cabelo liso e lindo durante todo o dia e, claro, sempre saudáveis da raiz às pontas!

4 cuidados imprescindíveis para manter o cabelo liso

Não dá para negar que é lindo ver um cabelo bem cuidado, com movimento e aqueles fios retinhos, quase sem frizz e um brilho de cinema, não é mesmo? E é possível conseguir esse efeito com cuidadinhos simples no seu dia a dia! Vamos lá?

1. Utilize os produtos corretos

Um erro bem comum que cometemos contra nossos fios é usar os produtos de acordo com o resultado, não com a sua estrutura. A gente explica: se você alisa os cabelos, mas ele é naturalmente cacheado, as necessidades da sua fibra capilar correspondem às dos cachos.

Shampoo e condicionador específicos para o seu cabelo, protetor térmico — já vamos dar mais detalhes sobre ele! — e leave-in devem estar sempre na sua rotina de cuidados, viu? Ah, um shampoo antirresíduos também é bom para lavar os cabelos esporadicamente e remover o acúmulo de cosméticos que pode ocorrer os fios!

2. Protetor térmico sempre!

Nem pensar em colocar os fios sob altas temperaturas sem garantir a proteção deles, heim! O calor faz com que as cutículas do cabelo se abram e percam a umidade natural que há no fio, dessa forma, eles até podem aparentar estar mais lisos e brilhosos, mas a verdade é que eles estão ficando superressecados!

O protetor térmico pode ser encontrado fácil, fácil em farmácias, supermercados e lojinhas de cosméticos e funciona como uma película protetora em torno do fio. Assim, ele protege do calor excessivo, mantém a água dentro do fio, o que garante emoliência e brilho, além de ajudar a fechar as cutículas, evitando agressões externas como vento, sol e poluição.

3. Cuidado com o secador e a chapinha

Ok, a gente sabe que quem gosta dos fios retinhos tem sempre à mão as mais famosas ferramentas de calor: secador de cabelo e chapinha. E não precisa aposentar seus aparelho, não! O importante é tomar alguns cuidados na hora de secar e modelar o cabelo.

Muita gente acha que diminuir a temperatura do secador ou da chapinha vai estragar menos o cabelo. A verdade é que isso pode danificar ainda mais os fios, uma vez que o cabelo ficará exposto muito mais tempo ao calor. A temperatura ideal depende muito do tipo de cabelo, sendo que os cacheados ou mais grossos precisam de mais calor para alisar, mas é importante que a temperatura nunca ultrapasse os 180⁰C.

E como as ferramentas de calor sempre rendem muito assunto, separamos mais alguns toques importantes para você:

  • Utilize o jato frio: após alisar, jogue um jato de ar frio para garantir cutículas mais fechadinhas e remover a eletricidade do cabelo que pode dar origem ao frizz;
  • Os bobes ainda são úteis: eles são uma ótima forma de modelar os cabelos sem submetê-los às agressões do calor;
  • Protetor térmico: não esqueça que ele é quem vai proteger os seus fios, então, nada de pular esse cuidado e use-o sempre antes da escova ou chapinha;
  • Leave-in: lembra que falamos dele agora há pouco? Ele é perfeito para disciplinar os fios e ser usado após a escova, garantindo que ela dure muito mais. Ah! Um bônus é que o leave-in também é protetor solar! Neste post contamos outros detalhes sobre o leave-in que vão fazer você se apaixonar por esse produto!;
  • Evite produtos oleosos: em contato com o calor, eles podem, literalmente, fritar o seu cabelo!;
  • Não “retoque” com chapinha: pelo mesmo motivo acima, o calor em contato com os cosméticos presentes nos fios pode queimá-los.

4. Não esqueça da hidratação

Ela é a base para um cabelo bonito! É através dela que você vai repor a umidade natural do cabelo e, com isso, devolver o movimento e grande da saúde das suas madeixas. Justamente por serem fios submetido com frequência aos danos provocados pelos aparelhos de calor, é muito comum esse tipo de cabelo sofrer com ressecamento, quebra e pontas duplas.

Inclua a hidratação na sua rotina de cuidados, pelo menos, duas vezes por semana entre o shampoo e o condicionador.

Viu só como é possível manter o cabelo liso por mais tempo e garantir fios muito mais saudáveis? Se você aposta no liso, essas dicas devem estar sempre à mão! Ah! E já que você leu tudo até aqui, merece mais uma dica especial: este artigo te mostra como fazer uma hidratação especial para cabelo liso

manter o cabelo liso