Como hidratar o cabelo em casa? Aprenda a deixar os fios saudáveis em casa

Como hidratar o cabelo em casa? Aprenda a deixar os fios saudáveis em casa

A rotina de hidratação caseira é fator-chave para a saúde capilar, de modo que suas madeixas tenham força e beleza. Seja qual for o tipo, o tamanho e a cor do cabelo, investir nesse cuidado é mesmo fundamental. Por isso, é tão importante saber como hidratar o cabelo em casa.

Diferentemente do que muita gente imagina, esse hábito não precisa consumir muito tempo ou dinheiro. É possível, sim, encaixá-lo em seu dia a dia, criando um momento só seu, para se cuidar e tratar seus fios.

Não precisa de  muito dinheiro para manter os fios hidratadinhos!

Que tal descobrir como? A seguir, falaremos mais sobre o tema e daremos dicas de como hidratar o cabelo em casa com facilidade. Vamos lá?

Afinal, para que serve a hidratação?

A hidratação é um tratamento capilar que trabalha o fio em sua totalidade e que a apresenta resultados importantes para a saúde e estética do cabelo. Quando desidratados, os cabelos ficam muito fragilizados, propensos à quebra e com visual bastante opaco – ou seja, são representativos da falta de saúde. A hidratação, então, age repondo a água e outros nutrientes perdidos pelo fio com o passar do tempo, devolvendo força e vitalidade.

cronograma capilar caseiro
Antes e depois hidratação – @olook

Como escolher a melhor máscara de hidratação?

A boa notícia é que a melhor máscara de hidratação nem sempre é aquela importada ou de preço mais elevado. A máscara ideal é aquela que possui ativos importantes para o seu tipo de fio, ajudando a deixá-lo ainda mais bonito e saudável.

“Máscara de hidratação, eu escolho você!”

Por isso, antes de qualquer coisa, você precisa identificar quais são as necessidades do seu cabelo para, então, escolher a melhor opção. Ainda, lembre-se de apostar em produtos de qualidade, com credibilidade no mercado – produtos ruins podem danificar seus fios ao invés de hidratá-los.

Como hidratar o cabelo em casa?

Fazer hidratação caseira não é nenhum bicho de sete cabeças e, com um passo a passo básico, você vai tirar de letra essa rotina! Confira a seguir como hidratar o cabelo em casa:

  1. Conheça o seu tipo de cabelo, bem como fragilidades e pontos de atenção;
  2. Escolha uma máscara de qualidade, com objetivo alinhados às necessidades do seu fio;
  3. Lave o cabelo com um bom shampoo;
  4. Separe os cabelos ainda úmidos mecha por mecha, prendendo-as no topo da cabeça;
  5. Solte cada uma das mechas e aplique a máscara de hidratação em todo o comprimento dos fios. Se a sua raiz for muito oleosa, evite passar muito produto na região;
  6. Após a aplicação, enrole o cabelo em uma toalha ou touca térmica, potencializando os resultados da hidratação;
  7. Deixe o produto agir por, mais ou menos, 30 minutos (ou conforme orientações da embalagem);
  8. Após o tempo de ação, enxague os cabelos em água fria ou morna para retirar todo o produto e eliminar resíduos;
  9. Aplicar um finalizador à escolha e seque levemente suas madeixas com o secador.

Como deixar sua hidratação caseira mais potente?

Existem alguns truques que podem potencializar o efeito da sua hidratação caseira. Vamos conhecê-los?

  • Para tornar o efeito da hidratação mais duradouro, recomenda-se o uso de produtos diários de qualidade. Esses precisam ser alinhados ao seu tipo de cabelo, reforçando a nutrição e hidratação;
  • Agora que você aprendeu como hidratar o cabelo em casa, precisa transformar isso em um hábito. É importante seguir um cronograma capilar, repetindo a hidratação a cada 15 ou 20 dias ou conforme sua necessidade específica;
  • O uso de protetores térmicos é fundamental na rotina de cuidados e não somente antes de usar o secador ou a chapinha. Outros fatores como o sol e o vento podem ser agressivos e essa proteção é fundamental;
  • Para que a hidratação caseira penetre melhor no fio, pode ser usada a técnica de umectação noturna. Ou seja, você pode deixar a máscara agindo durante todo o período da noite e retirar apenas no outro dia quando acordar. Você também pode potencializar o resultado misturando à máscara um óleo vegetal, como o óleo de coco, por exemplo.
Nosso velho e querido amigo, óleo de coco – @_dicasdaiza

Introduzir a hidratação caseira no cronograma de rotina capilar faz toda a diferença para fios bonitos e saudáveis – livres de carências e fragilidades. Essa é uma prática que beneficia o desenvolvimento do cabelo e fortalece sua fibra, proporcionando benefícios no curto e longo prazo.

E então, pronta para aderir à essa prática? Tem alguma outra dica de como hidratar o cabelo em casa que você ache importe? Nos conte tudo pelos comentários!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra