Como hidratar o cabelo? Confira 5 erros que você pode estar cometendo

Como hidratar o cabelo? Confira 5 erros que você pode estar cometendo

A hidratação dos fios é a primeira etapa do cronograma capilar, ou seja, aquela responsável por preparar o cabelo para as demais fases e, por isso, é muito importante para que os fios fiquem saudáveis. Mesmo sendo simples, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em como hidratar o cabelo da maneira correta e acabam cometendo alguns errinhos durante o processo. Não importa se você prefere fazer hidratações caseiras, como a hidratação com abacate, por exemplo, ou se escolhe os cremes vendidos em farmácias, pois o importante é saber como hidratar o cabelo para que o resultado seja o esperado.

Mas como hidratar o cabelo? Será que você está cometendo algum erro ao hidratar o cabelo? Confira a seguir as nossas dicas!

Mas, porque hidratar o cabelo de forma errada é tão prejudicial?

O processo de hidratação é o que faz com que ocorra a reposição de água e dos nutrientes que são perdidos diariamente pelos fios. Se for feito de maneira incorreta pode causar diversos probleminhas capilares, como caspa, oleosidade na raiz e ressecamentos dos fios. Descubra a seguir como hidratar os cabelos da maneira correta e garanta que os seus fios fiquem ainda mais bonitos!

Como hidratar o cabelo? 5 erros comuns na hora da hidratação

1. Escolher os produtos errados para o seu tipo de cabelo

Se você quer aprender como hidratar o cabelo, o primeiro passo é prestar atenção na escolha dos produtos. Se você é adepta da hidratação caseira, escolha as que são indicados para o seu tipo de cabelo e não esqueça também de verificar de quanto em quanto tempo você deve fazer a hidratação. Já se prefere comprar produtos, seja em farmácias ou sites, escolha os que foram desenvolvidos para o seu tipo de fio, seja ele cacheado, liso, sem volume, com frizz, entre outros.

Saiba mais: Descubra se o seu tipo de cabelo é misto, oleoso, seco ou normal [QUIZ]

2. Não fazer uma limpeza profunda dos fios antes da hidratação

Entender como hidratar o cabelo é bem fácil, você não precisa se preocupar, tá? Para que os fios possam receber todos os nutrientes da hidratação, é imprescindível que o cabelo esteja profundamente limpo e pronto para ser hidratado. Para isso, opte por usar um shampoo anti-resíduos, que consegue tirar todas as impurezas dos fios permitindo que a hidratação atinja a fibra capilar, ou seja, o interior dos fios.

3. Ter pressa ou deixar a hidratação nos fios por mais tempo do que o indicado

Por trás de todo cosmético capilar existe um vasto estudo para saber por quanto tempo ele deve permanecer nos fios para ter o resultado esperado. Por este motivo, não tenha pressa ao hidratar o cabelo e não deixe a mistura nos fios por mais tempo do que o indicado! As duas opções podem fazer com que ocorra um efeito rebote, ou seja, bem longe do que o desejado.   

4. Exagerar na quantidade do produto          

Não pense que se você colocar uma maior quantidade do produto no seu cabelo, ele vai ficar mais hidratado. Na verdade, o efeito pode ser totalmente o contrário e os fios podem ficar pesados e oleosos. Opte por usar apenas a quantidade que seja ideal para que todos os seus fios sejam envolvidos pelo creme e nada mais do que isso. Essa é uma boa dica não só de como hidratar o cabelo, mas também que vai fazer com que o seu creme dure mais tempo.

5. Não dividir o cabelo mecha por mecha na hora da hidratação

A hidratação dos fios é um processo bem simples e que traz resultados maravilhosos, mas feita sem um pouco de conhecimento em como hidratar o cabelo pode causar conseqüências desastrosas. Para o seu cabelo estar preparado para receber a hidratação, separe ele mecha por mecha, garantindo que nenhum fio vai deixar de receber os benefícios da hidratação. Essa parte dá um pouquinho de trabalho, mas faz toda a diferença!

Como melhorar a sua hidratação capilar?

Agora que você já sabe como hidratar o cabelo, chegou à hora de aprender como potencializar os efeitos da sua hidratação! Existem alguns produtinhos naturais, baratos e fáceis de ser encontrados, que tem esse poder.

O Óleo Vegetal pode ajudar bastante na sua hidratação, já que hidrata a cutícula do fio. Você pode escolher entre algumas opções, como óleo de argan, de abacate, de gergelim ou de coco, por exemplo. Outra boa opção para dar um boom na sua hidratação é acrescentar mel na mistura, pois o produto é um poderoso umectante e emoliente, que ajuda a fazer com que o resultado da hidratação dure por mais tempo nos fios.


Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?