Quando nossos cabelos estão muito ressecados, pode ser que apenas a hidratação não seja eficiente para trazer de volta o brilho e a vitalidade. Nesses casos, é comum aliarmos esse tratamento com outros, para potencializar os resultados. A umectação é muito indicada nesses casos e, por isso, hoje queremos ensinar algumas dicas de como fazer umectação capilar.

Essa técnica tem feito cada vez mais sucesso com mulheres com madeixas muito ressecadas, uma vez que promove uma hidratação e nutrição profunda dos fios. O resultado serão cabelos mais brilhosos, com menos frizz e sem as indesejadas pontas duplas.

Mas se você não sabe o que é nem como fazer umectação, não se preocupe, pois explicaremos tudinho aqui.

O que é e qual a importância da umectação?

A umectação capilar é um tratamento feito à base de óleos vegetais. É comum que, ao falarmos de colocar óleo nos cabelos, as pessoas se assustem. Acontece que nossos cabelos têm uma oleosidade natural que é importante para sua saúde.

Essa camada de gordura forma uma espécie de proteção contra a ação de agentes externos como o sol, vento e poluição. Quando perdemos essa camada protetora, a fibra capilar se torna mais vulnerável à ação desses agentes, enfraquecendo e ressecando os cabelos.

O objetivo ao aprender como fazer umectação é, portanto, devolver parte dessa oleosidade que foi perdida, de modo a fazer com que nossas madeixas fiquem mais fortes e nutridas.

Dessa forma, é possível combater o ressecamento em excesso de forma eficaz, além de inibir suas consequências, como o frizz e as pontas duplas. A umectação também é importante para fazer com que os cabelos quebrem com menos frequência.

Que tipos de cabelos podem fazer essa técnica?

Esse procedimento pode ser realizado em qualquer cabelo, principalmente nos secos e ressecados. É especialmente indicado para aquelas que sentem que seus fios estejam muito danificados.

Na internet há muitas informações acerca de como fazer umectação em cabelos cacheados, o que faz muitas pessoas acreditarem que somente esse tipo de fio pode se beneficiar com a técnica.

No entanto, a umectação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, sem restrições. Basta avaliar se suas madeixas poderiam se beneficiar de uma nutrição extra e decidir o modo de fazer o procedimento que mais seja do seu agrado.

Como fazer umectação capilar? 5 dicas essenciais

O óleo utilizado para a umectação deve ser de origem vegetal. Ele pode ser aplicado sozinho ou em conjunto com outros cremes e máscaras. Há diversas receitas diferentes de umectação disponíveis, basta escolher a sua preferida e mãos à obra.

  1. Na umectação tradicional, respeite o tempo de ação

O modo mais tradicional de fazer a umectação é aplicando o óleo diretamente nos cabelos, sem que seja necessário respeitar certa distância da raiz. Caso você decida optar por esse método, é importante esperar duas horas para que o óleo possa agir nas suas madeixas.

Esse é o tempo que o produto precisa para devolver o brilho e remover os indesejados frizz dos cabelos extremamente danificados. Parece muito tempo, mas lembre-se que esse é um produto natural, sem químicas.

  1. Umectação noturna também é uma solução

Você sabe como umectar a noite? Basta aplicar o óleo e dormir com ele em suas madeixas, usando um tecido para proteger o travesseiro. Enluve mecha por mecha e prenda os fios em um tecido de algodão, o que também auxiliará a combater o frizz que pode ser causado pela fricção com o travesseiro.

  1. Com dificuldade em retirar a umectação? Utilize um co-wash

Muitas vezes utilizar um shampoo forte para retirar a umectação pode ressecar o cabelo e fazer com que toda a hidratação tenha sido em vão. Para evitar que isso aconteça, aplique um co-wash 30 minutinhos antes de lavar o cabelo, dessa forma o óleo irá sair de maneira muito mais fácil.

  1. Esquente o óleo

Alguns óleos podem ser mais densos que outros e, dessa forma, se tornam mais difíceis de serem espalhados nas madeixas. Nesses casos, você pode escolher por esquentar um pouco o óleo, tornando-o mais maleável e fácil de ser aplicado.

Então, você já sabe como fazer umectação após isso, certo?

Basta aplicar mecha por mecha e deixar agir normalmente.

  1. Pode misturar com a máscara hidratante

Grande parte dos procedimentos de como fazer umectação trazem receitas para usar o óleo isoladamente. No entanto, ele pode ser acrescentado na sua rotina de cuidados, em conjunto com sua máscara de hidratação preferida.

Há pessoas que preferem esse método por acreditar que as madeixas ficam ainda mais brilhosas e hidratadas.

Existem muitas fórmulas de como fazer umectação. Tire algum tempo para testar todas e escolher a sua preferida, e acrescente essa técnica na sua rotina de cuidados cada vez que sentir que suas madeixas estão muito ressecadas. E por falar em óleo, você já conhece todos os benefícios do óleo de coco? Ele é um dos queridinhos de quem faz umectação.