Estilo

Como fazer turbante: passo a passo de modelos diferentes e dicas para usar esse acessório

como amarrar turbante

A beleza da moda está também em incorporar elementos de culturas diversas e utilizá-los como forma de expressão. Utilizar lenço no cabelo, por exemplo, faz parte de muitas culturas. Para aprender como fazer turbante e saber mais sobre a história desse acessório e sua origem cultural, fique ligadinha nesse artigo.

Os turbantes são mais do que um simples acessório capilar. Carregam consigo um histórico de luta e de representação de culturas ao redor do mundo. Sendo muito utilizados em diversos países da África, eles são considerados um ícone cultural.

como fazer turbante
Instagram: @turbante.se

Sendo muito utilizados por cacheadas e crespas no Brasil, os tutoriais de como fazer turbante aumentaram bastante nos últimos tempos. Eles ensinam diferentes formas de amarrar e utilizá-lo.

O turbante é uma excelente forma de, por exemplo, ajudar a disfarçar as diferentes texturas que convivem nos cabelos durante a época de transição capilar.

As opções para quem quer aprender como fazer turbante e entender quais as formas diferentes de amarrar esse acessório são inúmeras.

Qual é a origem do turbante?

Ainda que não se saiba ao certo em que país o turbante começou a ser originalmente utilizado. No entanto, é conhecido o fato de que ele faz parte do vestuário tradicional de diversos povos ao redor do mundo.

Nas culturas islâmicas, na Índia e em alguns países africanos, os turbantes estão conectados com a religião. Suas cores e estampas estão conectadas a diversas divindades. A função desse acessório seria proteger a cabeça e a mente, considerados, nessas religiões, as fontes de cultivo da fé e do pensamento.

mulher com turbante
Instagram: @jacksondavidoficial

Em países como a Índia, os turbantes também estão conectados com o status social, sendo representantes da casta daquele que os usa.

No Brasil, o turbante, trazido por africanos em situação de escravidão, o turbante passou a ser considerado um símbolo de resistência cultural e reafirmação de sua identidade. Ele também é utilizado em religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé.

Existe tecido certo para fazer turbante?

Tanto a metragem quanto o tecido são importantes na hora de aprender como fazer turbante. O modo mais fácil de adquirir um turbante é comprando o tecido com a estampa desejada em uma loja de tecidos.

Os panos mais comumente utilizados são aqueles de tricoline, sarja e viscose, que possuem maior aderência e tendem a não escorregar tão facilmente dos cabelos.

Como fazer turbante no cabelo?

Existem muitas formas diferentes de como fazer turbante no cabelo. Ele pode ser utilizado no cabelo afro de variadas maneiras. Vamos aprender algumas..

  • Turbante com amarração estilosa

O turbante com estilo volumoso é bem chamativo e fica lindo com cabelos também mais volumosos. Combinando nós e laços, ele possui bastante volume para cima e para os lados. Pode-se fazer uma combinação de amarrações diversas para deixar o visual ainda mais único.

turbante estiloso
Instagram: @turbante.se
  • Turbante com afro puff

Um clássico entre as cacheadas e crespas, ele consiste na amarração do turbante após prender os cabelos no chamado estilo afro puff. Pode-se prender uma faixa mais simples ou fazer uma amarração mais estilosa que destaque o volume e a definição dos cabelos.

Fica lindo com alguns fios soltos no rosto, emoldurando como uma franja.

  • Turbante com trança

Quem tem box braids também pode usar e abusar das amarrações com turbantes para deixar o visual ainda mais estiloso e único. Basta deixar as tranças soltas ou faze rum coque alto com elas. Em seguida passe o turbante atras da cabeça e puxe as pontas para a frente e dar um laço.

Você pode deixar as pontas aparentes ou escondê-las dentro do próprio turbante.

  • Turbante com a ponta enrolada

Nesse estilo de turbante, faz-se uma finalização em que a ponta fica visível. O nó pode ficar no topo da cabeça ou na parte de trás. O pano é enrolado na cabeça até que fiquem as pontas, que podem ser amarradas de formas variadas para ficarem mais destacadas

Instagram: @mwabonje_
  • Cabelo todo

Nesse modelo de como fazer turbante, você irá colocar todos os seus fios dentro do tecido, deixando apenas o turbante à mostra. É possível torcer o tecido para estilizar ainda mais. Opte por panos maiores para poder cobrir os cabelos como um todo.

  • Faixa turbante

O turbante como faixa é um dos estilos mais comuns, além de ser muito simples de ser feito. Para tal, coloque o tecido na parte de trás da cabeça e traga as duas partes para a frente, entrelaçando-as e jogando para trás novamente a fim de formar uma faixa em volta da sua cabeça.

Você pode deixar as pontas aparentes em um nó ou laço ou pode escondê-las dentro do próprio turbante.

Esse estilo é muito simples de ser feito e garante aquele toque extra de estilo mesmo aos visuais mais simples.

Agora que você já sabe como fazer turbante e os principais estilos para utilizá-lo, que tal aprender um pouco mais sobre a transição capilar?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>